24.7.12

despedimentos

Para onde quer que olhe, só vejo despedimentos. O que antigamente não passava de uma notícia ocasional num serviço de informação passou a ser uma realidade.

Realidade essa que tanto está a 300 quilómetros de mim como a três metros. Custa-me ver os despedimentos à minha volta, observar o desespero de quem só quer trabalhar e sentir-me impotente por não conseguir ajudar, a não ser com a minha amizade ou com a minha t-shirt, num caso extremo.

O dia estava a ser perfeito até que o telemóvel toca e recebo uma mensagem daquelas que nunca quero receber. "O jogo de amanhã foi cancelado. Houve uma onda de despedimentos na empresa da equipa que joga contra nós", li boquiaberto.

Apesar de saber que os meus adversários das quartas-feiras têm cargos importantes e que não correm riscos, optaram por não jogar por sentirem-se sem forças para o fazer. Partilham a tristeza de quem vai ser obrigado a mudar de vida.

Como os compreendo. Sei o que sentem até porque partilho essa dor, com os colegas deles, com os meus amigos, com o nosso país e com grande parte do mundo! Que isto passe depressa!

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

33 comentários:

  1. É triste mas os tempos mudam e temos de os tentar acompanhar... :( também odeio ser impotente em relação à dor e ao sofrimento.
    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que passe mesmo...apesar de ser extremamente péssimista em relação à situação que vivemos. Estudámos anos sem fim para andar de estagio em estagio a receber quantias vergonhosas.
    É bom que comecemos a habituarmos à arte de empobrecer alegremente. E eu que sou super optimista, onde isto chegou!

    Rita
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento não ser pessimiste nem optimista mas realista. Ajuda-me a não cair!

      Eliminar
  3. E uma realidade verdadeiramente assustadora.
    Tento ser optimista todos os dias, mas com esta situaçao e cada vez mais dificil.
    Estou exactamente como tu, espero que isto passa bem depressa!

    ResponderEliminar
  4. Está cada vez mais perto de cada um de nós. Neste momento, sinto que a minha vida pode dar uma volta de 180º a qualquer momento. Com tudo o que isso possa implicar para mim e para os meus filhos.
    Nunca pensei passar por isto. Pensei que fossem coisas dos tempos dos meus Pais. Que estávamos noutra era. E afinal, o tempo deles acabou por ser o mais certo. O meu, quem sabe o que acontecerá?

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. No meu meio já há alguns despedimentos e vários abaixamentos de ordenados "acordados" entre patrões e funcionários... Tenho receio que o meu futuro não seja risonho a nível profissional. Há dias em que chego muito cansada e desiludida com o que se passa, mas não penso nisso a toda a hora! Gosto muito do que faço e enquanto tiver motivação é mais fácil arregaçar as mangas e lutar pelo meu lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens a sorte de fazer o que gostas, um "luxo" de que muita gente não se pode gabar

      Eliminar
  6. Que isto passe depressa é uma prece!! Isto tem de ser revertido..
    Passei por uma situação de desemprego até no casal..

    A primeira coisa que me dá vontade de fazer quando tenho por perto alguém na situação de desemprego é ajudar, ás vezes nem olho a quem . Confesso que foi um período muito marcante, hoje quase ultrapassado, porque no fim há sempre uma janela quando nos falta a porta.

    O pior, quanto a mim, que podemos fazer nestas alturas é desanimar ou então sofrer por antecipação. Lutar pelo lugar actual tem de ser o caminho o resto logo se verá..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que estás melhor :)

      Assusta-me quando vejo notícias de fechos de fábricas onde trabalha a família toda...

      Eliminar
  7. Neste momento é o que vivo. Virão melhores dias. Tenho de acreditar.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente vivo esta situação. Tenho tido entrevistas sem conta (...)praticamente todas as semanas e ainda hoje fui a uma, nada de "emprego fixo", mas muito aliciante, pelo que posso colocar em prática o que estudei e poder aprender ainda mais. Poderei ganhar uns bons trocos, caso o projecto seja ganho. A pessoa disse mesmo, "é trabalho precário, mas se ganharmos é muito bom para nós e para si."

    Mas, ainda na semana passada estava com uma amiga, casada com dois filhos, ela e marido sem emprego. Ela com 40 anos e ele 50, e ambos com qualificações elevadas e experiência profissional. O que lhes vale são as ajudas dos pais e hernaças de avós... Mas em conversa, nós as duas (a irmã dela tb de 37 anos desempregada) falavamos de amigos dela com 44 anos, todos com bons empregos (ligados a farmacêuticas) a serem despedidos... Tenho um primo q era chefe regional de uma multinacional farmacêutica. Foi dispensado no início deste ano, tem 47 anos, desta ano, tem duas filhas (uma ja na Universidade) e está em casa a receber a indeminazção que ainda teve direito, pq a vida dele inteira foi ser DIM. E poderia contar tantas outras histórias reais...

    A crise já se nota, mas vai começar a notar mais a partir de Setembro para a frente... Nem quero pensar no número de professores que vão ficar sem emprego e as empresas a falirem, pq estão imensas com a "corda na garganta". Nas escolas e ensino suprior, os pais não vão ter dinheiro para comprar livros escolares, pagar transportes, comida e muito mais... A miséria vai aumentar e muito...

    Não aredito que se dê a volta depressa, não acredito... Cada vez que falo com alguém que trabalhe, pergunto logo: "como está a empresa?" Uma ou outra vão se mantendo, outras estão à espera que tudo rebente a qualquer momento...
    Não sei qual o caminho, mas vou continuar a minha luta. Concorro para todo o país e já abri caminhos para fora do país.

    Todos os dias acordo, ando o dia todo a pensar no mesmo. É um cansaço desmedido. A nível psicológico, muitas horas de pc, muito dinheiro gasto (vou a muitas entrevistas a Lisboa). Ainda hoje tive que negociar com a empresa de recrutamento: se me podiam enviar o cv sem ter que ir à empresa de recrutamento. Porque é dinheiro e tempo perdido. 15-20 minutos por uma troca de palavras, que depois não sabemos se vamos à fase final. E mais, as empresas tem que começar a inovar e fazer entrevistas por outros meios, como tenho sugerido, mas não etão nada receptíveis a isso, como o skype. O que recebo do desemprego não paga a minha procura activa de emprego em todas as áreas. Quem quer trabalhar, sai da cidade para outra, desde que cubra as despesas. Eu vou! Nem que no final do mês não tenha um cêntimo, mas que tenha trabalho!! Quero sentir-me útil, ajudar uma empresa crescer, ajudar o meu país!

    Sabes o que me revolta? É que nunca houve uma geração tão bem qualificada em Portugal e convidam-nos a sair do país... E como passou à pouco no programa da RTP " Portugueses Pelo Mundo" (em Amesterdão) em que uma emigrante disse: "Não penso voltar a Portugal, com as condições de vida que tenho neste momento." Este foi um dos muitos comentários que tenho ouvido, cada vez mais.
    Como o país se vai desenvolver com pessoas se fazem cortes em tudo, e não dão relevância ao caso relvas? Vamos continuar a ser comandados anos e anos com homens como ele???


    Infelizmente, entendo os teus amigos... Perfeitamente. Ainda hoje depois do tal telefone desabafei e disse imensas asneiras ao telefone pq estou CANSADA, EXAUSTA! perco a vontade de fazer coisas que tanto gosto, pq tenho que pensar sempre no dinheiro que vou gastar e poupar para entrevistas... Férias? As minhas férias vão ser a procurar emprego, todos os dias. Posso ir de vez em quando ter com uma amiga e fazer praia, mas a cabeça não descansa...

    Desculpa o testamento, mas sou uma das muitas desempregadas revoltada, pq vou sp a fases finais e nunca fico nas empresas. A concorrência é muito grande e o mercado está completamente saturado...

    ResponderEliminar
  9. Acho que toda a gente sente revolta.

    Realmente neste país, cedo se é velho para trabalhar. Não se dá trabalho por ter qualificações a mais para o cargo e outras coisas.

    Tenho muitos amigos que optaram por sair de Portugal, e já só voltam de férias.

    Eu, ainda acredito no meu país... até quando? não sei!

    Enquanto acreditar, lutarei por ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A última frase é a que costumo mencionar em entrevistas, pq acredito que podemos dar a volta, pq sei o meu valor e o valor de muitos portugueses. é por isso que ainda permaneço, mas já com uma proposta (que não sei que vai dar) em sair...

      Eliminar
    2. Eu compreendo bem esses sentimentos G .,estive desempregada como acima disse e éramos novos para a reforma e velhos demais para trabalhar apesar das altas qualificações e competências e do valor profissional que sabemos ter. Mas o País infelizmente desperdiçou os conhecimentos de muitos e tb por isso chegamos a esta situação! Olha nós demos a volta e hoje estamos numa situação regular e não pusemos sequer a hipótese de partir. Sei que os tempos são outros, mais dificeis a cada dia que passa. Tb tenho muitos amigos e familiares que estão neste momento no desemprego, quem não conhece? Uns optam por ficar por cá à espera . Só acho que a politica de ficar à espera que o subsidio de desemprego acabe, não resulta, e vejo alguns amigos na casa dos quarenta assim.. ficam em casa porque não querem receber os 700 euros que lhes oferecem.Também tenho amigos e familiares que resolveram partir e estão bem, mas outro dia contaram-me que já existem Portugueses em Paises longinquos a pedirem ajuda monetária para a viagem de regresso porque as coisas correrem mal por lá. Também já não é fácil partir para esses destinos e a vida lá não é fácil.Esperemos dias melhores há que ter coragem para atravessar o deserto do desemprego eu sei dar valor!!
      A melhor sorte para ti G e para todos que estão nessa situação! Não desanimar é urgente!! Eu continuo a acreditar ,isto tem de dar a volta é uma questão de tempo!!

      Eliminar
    3. Há que ser positivo e lutar com todas as forças

      Eliminar
    4. Obrigada Sorriso Sereno.:)
      Felizmete luto imenso e com todas as forças. E vou dar a volta! Sei que vou! O trabalho não me mete medo.
      Ainda vou tendo muitas entrvevistas, agora ficar é que nada, até ao momento...

      Temos que ser positivos, mas há dias que apetece mesmo... Deparecer e não voltar.

      A luta continua diariamente! :)

      Obrigada! :)

      Eliminar
    5. Sim G. vais ter força e não gostei nada da penúltima frase. Quando fores sobressaltada por pensamentos negativos grita que ouvimos!! :-)

      Nada de derrotismos, é necessária muita persistência e vais ver que tudo se resolve!!

      Eliminar
    6. Nada de derrotismos vais ver que tudo se resolve!!:-)

      Eliminar
  10. Custa-me especialmente pelas pessoas com filhos, não imagino o desespero que deve ser ficar sem emprego e ter filhos pequenos... pelos outros também.

    Infelizmente não vejo onde é que isto vai parar. Não mesmo...

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente o número de desempregados tem-se alastrado como uma epedemia.

    Aqui, a situação agravou-me drasticamente no ultimo semestre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que aí ainda seja mais complicado por ser um mercado mais pequeno

      Eliminar
  12. Além do ddesemprego, muitos trabalhadores têm sido lesados com salários em atraso, perdas de regalias...entre outras coisas.

    ResponderEliminar