30.7.12

o valor do que se perde


Ao longo dos últimos anos poucas foram as vezes que almocei sozinho. E nesses dias, sabia que era algo ocasional. Sabia que no dia seguinte tudo seria normal e voltaria a ter a companhia da minha amiga especial, que carinhosamente me trata por bro. Sabia que ia voltar a sorrir, dizer disparates e ser o ombro amigo que ela tanto precisava nos dias mais complicados. Seria também a pessoa que lhe metia juízo na cabeça quando o coração dela batia para o lado errado. E sei também que ela estaria ali para mim quando a única coisa que queria era gritar e soltar as más energias acumuladas por variadas razões.

Hoje, tudo foi diferente. Almocei sozinho com a certeza de que amanhã também irei estar só, tal como nos dias que se seguem. O rumo profissional dela afastou-se do meu e os almoços já não são uma realidade. Nunca desvalorizei a amizade que nos une mas dou-lhe ainda mais valor agora que perdi a sua companhia diária. Porque será que o valor real de algo só é realmente percebido nestas ocasiões? Não perdi a amizade mas sinto que perdi parte de mim.

A partir de agora, os meus almoços são divididos com Haruki Murakami e o seu Em Busca do Carneiro Selvagem.

34 comentários:

  1. Percebo-te bem :) Esse livro embora não comparável vai ser boa companhia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser. Hoje, três capítulos fizeram voar o tempo do almoço :)

      Eliminar
  2. Não vai ser fácil ao principio mas tenho a certeza que logo arranjarás outra companhia e os almoços passem de novo a ter uma presença física! Espero que a tua amiga tenho ido para um trabalho melhor:) I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não quero outra companhia. Agora, só mesmo Haruki Marakami :)

      Eliminar
  3. Percebo que sintas sua falta, mas eventualmente irás voltar a ter a companhia de alguém. :)

    Óbvio que não irá substituir a companhia actual, mas a vida é mesmo assim.

    força!

    ResponderEliminar
  4. Há-de surgir uma nova companhia :)
    Claro que ela é insubstituível, mas há sempre algo ou alguém para fazer companhia na hora de refeição :)

    Eu costumava andar um pouco a pé, almoçava e lá ia eu, faz super bem, pode-se ouvir um pouco de música, relaxar. Se houver um jardim por perto, é óptimo para colocar a leitura em dia ou simplesmente apanhar um pouco de sol, não com muito calor :)

    **

    CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é o que costumo fazer :)

      Só que agora faço sozinho. Também é bom :)

      Eliminar
  5. Um livro é sempre uma boa companhia, mas não substitui!

    De certeza que em breve irás conseguir encontrar uma nova companhia diária.

    E voltar a almoçar com essa mesma pessoa de vez enquando!

    Eu ainda hoje em dia tento fazer almoços com antigos colegas,sabe muito bem, e parece que o tempo não passou, e o nosso último almoço não foi á meses , mas sim ontem :)

    ResponderEliminar
  6. Sei EXACTAMENTE o que isso é porque passei pelo mesmo à 3 meses, e o pior é que a sensação de estranheza ainda não passou :(

    ResponderEliminar
  7. Tal como os bad boys, tb há Bros para a vida e Bros só para a "fotografia/filme"! Em relação aos Bros, qd são para a vida... Estão lá smp.... Mesmo que os almoços se tornem esporádicos.... Percebo bem como te sentes porque também estou a passar por algo semelhante e ainda hoje acordei a pensar q estou de "férias forçadas" e que a rotina mudou e nada nessa rotina vai voltar a ser igual...
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em tudo e espero que tudo te corra bem nesta nova fase :)

      Eliminar
  8. É sempre assim, só conseguimos perceber o real valor de alguém quando perdemos efectivamente essa pessoa.
    Agora tens de pensar que para fazer face a isso têm de fazer por manter o contacto e de vez em quando combinarem e saírem para almoçar. Acredita que depois vais ainda desfrutar mas desses momentos com ela!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Como eu te percebo, e depois um livro é sempre uma boa companhia :)
    Vais ver que da próxima vez que se encontrarem para almoço ou não, vais ser aproveitar ao máximo a sua companhia até mesmo os pequenos promenores.
    Até lá... é sempre bom lembrar os melhores momentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que tenho feito, pensar nos bons momentos que vivemos :)

      Eliminar
  10. Estas separações abrem caminho para encontrar outras pessoas, mantendo-se estas num lugar especial. É esse o lado bom das coisas.

    ResponderEliminar
  11. Ás vezes só valorizamos algo quando o perdemos, aliás acho que disse isso atrás quando falavas da tua amiga e já estavas aborrecido coma companhia dela. Tens de ultrapassar isso distrai-te passeia, lê, convida outros amigos para almoçar e olha mantêm o contacto com a tua amiga , combinem almoçar e saíam de vez em quando, porque não. Amigos não se afastam para sempre. Ela até vai gostar vais ver, afinal ela perdeu o ombro amigo, já pensaste nisso. Acredito que o vazio só se instala quando o permitimos!!Força dá a volta!!:-)

    ResponderEliminar
  12. Saudade... é um sentimento tão bom! Sentir falta de alguém ou de alguma coisa importante que antes estava connosco e que agora já não está, é bom... significa que temos coisas que valem a pena na vida e que devemos apostar mais nessas coisas. Não deixes que a amizade se perca, muito menos as partilhas que faziam entre vocês! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a palavra saudade... tão nossa, tão portuguesa. É bom sentir saudades e a amizade não se vai perder

      Eliminar
  13. Às vezes é assim mesmo... Só percebemos a falta que alguém nos faz quando deixa de estar presente na nossa vida da mesma maneira. Um dos meus melhores amigos deixou de trabalhar comigo em Dezembro e os fins de dia sem ele nunca mais foram os mesmos. Até podíamos nem ter muito tempo para conversar, mas saber que basta um olhar e a outra pessoa sabe o que pensamos... A troca de confidências às escondidas dos outros colegas, os sorrisos ao partilhar segredos bons, o apoio nos momentos tristes... Até sinto a falta das nossas "discussões" sobre trabalho!
    Há amizades tão especiais que não acabam com a distância :)

    ResponderEliminar
  14. Ai homem... Sobre a amizade não falarei. Mas aconselho-te uma nova companhia para o almoço (depois de despachares essas): o Charles Dickens. Nunca mais vais querer outra coisa. "Os Cadernos de Pickwick". Eu estou a acabar o meu Pickwick e vou seguir pelo David Coperfield. O Oliver Twist virá depois. Não tenho tanta pressa por já conhecer a história, praticamente desde que nasci. Mas também lá chegarei!

    ResponderEliminar
  15. Não consegui ler. Demasiado fora para mim...

    ResponderEliminar