6.7.12

a carta que nunca irei enviar


Ao longo dos últimos dias fiquei com vontade de escrever uma carta. A cada minuto surgiam palavras na minha cabeça. Palvras essas que se transformaram em frases. Frases que deram lugar a este texto. A carta estava escrita apenas na minha memória. Tem destinatário e uma morada para onde pode ser enviada. Mas, provavelmente nunca irei enviar o texto que aqui vos deixo.

Exmo. Miguel Relvas!

Permita-me a ousadia mas vou trata-lo por colega. Não o faço por falta de respeito mas porque frequentamos o mesmo espaço académico. O meu último ano de curso (2006) corresponde com o primeiro da sua licenciatura. Perdão, com o único ano da sua formação superior na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Provavelmente não se recorda de mim. Só não sei se não me conhece por eu ser de um curso diferente – Ciências da Comunicação e da Cultura, variante Jornalismo – ou pelo facto de não ter frequentado a universidade. Como não tenho certezas, não me pronuncio.

Mas o que eu sei é que o colega concluiu a licenciatura em apenas um ano. Eu, tal como os meus colegas, necessitei de quatro para me formar. Bem sei que a opção de me formar no ensino privado foi minha mas revelo-lhe, caro colega, que o curso foi dispendioso e sem “borlas”. Tive que fazer tudo o que me foi exigido, tal como todos os alunos, e foi algo que fiz sempre a trabalhar. Ser trabalhador estudante fez com que fizesse o meu curso no horário da manhã, da tarde e ainda em pós-laboral. Volto a insistir neste ponto: não tive “ajudas” (e nem estava interessado nas mesmas) e com muito orgulho posso dizer-lhe que me formei sem necessidade de repetir cadeiras e que, felizmente, ainda não tinha concluído o curso e já tinha emprego na área.

Agora que já desabafei consigo, colega, mostro-lhe a minha indignação. A forma como conseguiu a sua licenciatura fez com que os alunos formados na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias sejam olhados com desconfiança. Graças à sua licenciatura relâmpago (permita-me o termo), duvidam da minha. E se há coisa que me custa a aceitar é que duvidem do meu empenho ao longo de quatro anos que marcaram a minha vida. Não posso aceitar de ânimo leve que questionem as noites passadas em branco e muitas outras mal dormidas por ter que aproveitar as noites para elaborar os meus trabalhos académicos. É que, por mais que duvidem, a minha licenciatura durou mesmo quatro anos. E, não tenho vergonha do sítio que escolhi para me formar, nem tenho vergonha de dizer à minha família e amigos que me formei na Lusófona. Aquilo de que tenho mesmo vergonha, é de situações destas que colocam em causa milhares de alunos como eu.

Grato pelos minutos que me concedeu, ao ler a minha carta. Espero não ter sido deselegante com o colega. Se o fui, as minhas sinceras desculpas.

Sem outro assunto, melhores cumprimentos.
hsb

50 comentários:

  1. Está muito boa...
    Infelizmente em Portugal está tudo feito para os "superiores" se safarem e com pinta (ainda por cima)!
    O S. (é melhor não dizer o nome lol) também foi a mesma coisa... Fazer exames ao domingo? Cof cof E lá se foi uma universidade!
    Agora este... 32 equivalências?!?! UAU!!!
    Depois ainda falam em igualdades entre as pessoas...
    Andei eu também a matar o cérebro com a licenciatura... E agora com o Mestrado. E depois vêm estes e pronto passam-nos a perna!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser muito sincero. Foi o texto que mais me custou escrever no blogue. Fico de rastos com coisas destas. É que agora, todos os alunos são Migueis Relvas.

      Eliminar
    2. Imagino... E tal como estavas a dizer estudaste lá... :\
      O que interessa é que não és nenhum "MIGUEL RELVAS" ;) E já deves de ter mostrado isso no teu trabalho... Mais dia menos dia esta "febre" irá passar e virão outras piores x)
      Animo! ;)

      Eliminar
  2. Isto é só milagres... já o outro fez exame ao domingo!
    Só eu tive que me "esfalfanhar" durante noites e dias, durante 4 anos, que injustiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu passei quatro anos a trabalhar e a estudar. Sei o que me custou mas tenho orgulho no meu percurso

      Eliminar
    2. Tu não és um Relvas.

      Decerto que quem te conhece sabe perfeitamente diferenciar a situação.

      Eliminar
  3. Gostei muito da tua carta.
    Não fiques a pensar que o teu curso e o teu esforço estão a ser desvalorizados porque a Lusófona facilitou a vida ao Dr. M. Relvas. Qualquer pessoa sensata consegue perceber que o caso dele é uma excepção e não a regra.
    A diferença entre nós e ele é que estivemos na faculdade, não só para obter o diploma no final, mas também para obter formação de qualidade, para desempenharmos a nossa profissão com sucesso.

    ResponderEliminar
  4. Estes senhores politicos são uma ANEDOTA!!
    (bons exemplos de pessoas nada simples ;)
    Não tens que ter qualquer problema em dizer que te licenciaste na lusofona...porque fizeste-o com o teu esforço e mérito.....
    Isto só prova a mesquinhez deste país......
    Pera aí...volto já...vou ali ver se compro uma raspadinha com licenciatura ....
    vai la vai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu começo a pensar que eles são "todos" assim. É uma questão de tempo até se descobrir!

      Eliminar
  5. garanto-te que não serás o único a querer fazê-lo.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da carta.
    O que não gosto é do motivo porque é escrita.
    Sinto que todos somos responsaveis pelos Relvas, Socrates e restante pandilha que se vão governando..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Tens razão. Numa democracia, é isso que sucede. Eles são o resultado dos votos das pessoas.

      Eliminar
    2. Infelizmente, a escolha é sempre fraca...isto já só lá vai a tiro...

      Eliminar
  7. Espero que a tua missiva já tenha sido entregue no correio e esteja prestes a seguir viagem...os nossos politicos envergonham-nos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me o Guilherme, aquele miudo do anúncio. Só que em vez de ler a carta aos jogadores, queria ler o que escrevi em frente ao Miguel Relvas!

      Eliminar
    2. Não merece que percas tempo a olhar para a sua cara...a menos, que lhe queiras vomitar em cima, depois da leitura...LOL

      Eliminar
  8. Tive um professor de Química que fez a licenciatura cá, e fez o doutoramento em França já há anos. Orgulhosamente ele, que podia comparar, dizia "Nós temos um ensino superior de alto nível". E temos.

    O problema são este género de situações, que são uma nódoa para denegrir o mesmo. Não penses que só na Universidade em que te formaste acontecem coisas dessas, e ninguém pense que este género de tretas acontece só com os políticos. Há sempre um favorzinho que se pode fazer, o que mais me irrita é isso, passam por cima dos outros com uma pinta bestial e nós ficamos a observar.

    Acredites ou não, quando li esta notícia lembrei-me precisamente de "ti" e de todos os teus colegas e de uma amiga que estudou lá. É uma injustiça tremenda para com vocês!

    Enfim... Vamos andando e vamos vendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tinha professores que me diziam o mesmo.

      Tens razão. Estes episódios é que acabam por estragar aquilo que de bom se faz em tantas faculdades nacionais.

      Sinto-me injustiçado caso misturem tudo no mesmo saco pois felizmente não tive nenhum Relvas na minha turma.

      Eliminar
  9. desde sempre as privadas tiveram fama de facilitismo... concordo que há alunos que louvam o seu percurso...outros esperam que a remuneração no final do mês safe alguma cadeira que não tenha corrido tão bem...sei de casos! Acontece também nas publicas alunos que copiam em folhas A4 e todos as novidades tecnológicas para cabular. sei de casos! Como em tudo, há boa gente e gente tão _ _ _ _ que não lembra ao diabo.
    Se vamos julgar este ou aquele pela falta de credibilidade de outros vamos cair no mesmo erro desses bichos.
    caramba vivemos num pais corrupto e não somos todos corruptos.
    o nosso sistema (tanto se brinca com o sistema) está podre, viciado, é movido pelos favorzinhos....e quem paga? é sempre o parolo.
    que injustiça, esse sr relvas já anda numa bola de neve que se tivesse vergonha tinha já fugido para o meio da selva.... ou é na selva que já estamos.
    Está na moda aquelas comidas ultra-congeladas? se calhar foi ai que o senhor se inspirou, uns minutos no microondas e TIMMMM...já está! ele precisava de um diploma relâmpago para ir para o posto dele, constar no currículo Dr (de pau oco) e ganhar um ordenado jeitoso que tanto nos custa ganhar.
    vão todos pro raio que os parta!! (desculpa a expressão).
    sabemos dos podres e da miséria que nos circunda, mas medidas nem vê-las!!!

    ass.:
    pmtic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer-te na minha turma (bem como nas restantes pessoas que conheci na faculdade) não existiu nenhum facilitismo. Muito pelo contrário. Muitos colegas meus queixavam-se de certos professores.

      E tens razão. Estes casos não podem ser vistos como regra geral :)

      Eliminar
    2. ainda agora no telejornal, nem sei o canal, diz o jornalista : "não se vai investigar a licenciatura do relvas, a oposição pede esclarecimentos"....que dia é hoje? 1 de abril???

      Eliminar
  10. Estudei eu 3 anos para me licenciar, e actualmente mais 2 anos para fazer um mestrado. Tal como tu, passei noites sem dormir para entregar trabalhos/projectos, sem facilitismos nenhuns por parte da minha Universidade... e depois somos confrontados com estas tristes notícias de "licenciaturas relâmpago". Enfim...

    Beijinho

    JI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou deixar de perder tempo com os Relvas e acreditar no esforço de pessoas como tu, que batalham pelo sucesso. Força!

      beijo

      Eliminar
  11. Nem sei que te dizer...

    O meu primeiro pensamento caiu nos alunos andaram a estudar na Lusófona e a revolta que sentem neste momento por chico-espertos que continuam a "comandar" o nosso país.

    Sou licenciada em Ciências da Informação, no qual tinha duas vertentes: a parte parte jornalística e parte de ciências empresariais, no qual segui. Curso com cinco anos e também estudei numa instituição privada em Coimbra. Neste momento deixou de existir e dividiram o curso nas duas vertentes. Quando vou a inúmeras entrevistas perguntam que Instituto é, que não conhecem... Digo logo quem é o director e a filha, porque só assim. E na procura de emperego, cada vez mais olham para onde se estudou (basta ver os anúncios de emprego e há empresas que pedem alunos licenciados em determinadas Universidades). De uma forma muito diferente eu também me sinto descriminda por a minha licenciatura ter sido dividada em duas.

    Para tirar licenciatura tive que estudar e muito! Nada me foi dado de graça! Passei muitos fins-de-semana, dias, noites a estudar...

    Mais tarde tirei uma Pós-Graduação na U. Lusíada de Lisboa e tinha duas colegas que tinham licenciatura na U.Independente e sentiam uam revolta enorme, não só pelo caso do Sócrates, mas pela instituição em si.Que não iriam arranjar emprego (procuravam na altura) como era uma U. fechada e que ficaria sem credibilidade...

    Entendo perfeitamente as tuas palavras e sinto a revolta de tudo o que se passa na nossa geração.

    Agora o momento para te alegrar: a Universidade Lusófona está com uma comunicação fortíssima no metro, comboios (..) muito bem feita!

    Mas a tua carta está bem muito escrita e deveria ser enviada, mas não com o teu nome... Eu envia! Irrevente como sou... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)

      Não envio porque acho que não merece o meu esforço. Optei por partilha-la aqui para não desaparecer na minha mente sem nunca ter sido lida.

      Eliminar
    2. Afinal já há mais cartas para o Sr. Relvas e com foto das pessoas.

      Aqui: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/carta-aberta-ao-reitor-da-universidade-lusofona

      Eliminar
  12. Bem, o hsb também sabe ser espirituoso. Ainda não conhecia esta tua faceta, na escrita. (ou talvez me tenha passado ao lado, o que também é muito provavél...). Mas gostei muito! :)
    Pronto, eu acredito em ti, mesmo tendo, na brincadeira, posto em causa a legitimidade do teu curso, no comentário que me deixaste. ;)

    ResponderEliminar
  13. Também eu frequentei a Universidade Lusófona e é curioso que também tenho o mesmo curso que tu, mas eu entrei em 2008. A minha revolta para com este senhor é demasiado grande. E a revolta em relação à má fama que está a conferir à "minha" universidade é ainda maior.
    Devias pensar seriamente em enviar a carta. Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem o que sentes, acredita :(

      Obrigado pelas tuas palavras. Não envio porque não serve de nada!

      Eliminar
  14. Muito boa a carta!
    Devias enviar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Há momentos em que tenho essa vontade mas não ia servir para nada!

      Abraço

      Eliminar
    2. Não serve, mas envia...

      Não podemos continuar a ser um povo acomodado. Esta carta vai de encontro ao que muitos já manifestam. quem sabe se não pode ser o início de um "revolta" para Portugal?

      Pensa nos pós e contras. Mas envia...

      Eliminar
  15. Apenas quero dizer que ele não foi o único a tirar o curso assim na Lusófona: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=568435&tm=9&layout=122&visual=61

    ResponderEliminar
  16. WOW ... Boa carta!

    Obrigada por partilhares o que muitas pessoas devem estar a sentir com esta história, eu incluída!
    Eu também tirei o meu curso na Lusófona (por opção) e tive de completar os anos todos para me licenciar! Engraçado que tirei o mesmo curso que tu, mas na variante Relações, Públicas, Marketing e Publicidade :)
    Facilitismo?! Posso dizer que nem eu nem nenhum colega teve qualquer tipo de facilitismo... Aliás, tive até um dos professores mais temidos daquela faculdade! Sendo do mesmo curso deves saber de quem falo!
    Acho realmente lamentável que quem se esforça e completa um percurso tenha de ver as suas habilitações e capacidades postas à prova por causa de histórias como estas.
    Tal como tu, não tenho vergonha de dizer que tirei o curso na Lusófona. Sei o que que tive de fazer e passar para atingir o meu objectivo.
    Estigma sobre as faculdades privadas sempre houve e sempre haverá, isto só veio lançar mais achas para uma fogueira que está sempre acesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que nos cruzamos na universidade? :)

      O que escreves é muito válido e correcto.

      Mas o estigma a que te referes vai aumentar. Numa entrevista de emprego vão fazer piadas sobre o Relvas, nos trabalhos a mesma coisas.

      Infelizmente, é a realidade

      Eliminar
  17. Manda-lhe! é uma vergonha o que ele fez!

    ResponderEliminar
  18. Blá Blá Blá se estás mesmo intrigado, apanha o homem numa esquina e "faz-lhe a folha" é o que falta neste país. São só cagões a vomitar em blogs mas fazer algo... tá quieto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caminho mas nunca será o meu. A minha maneira de ser e estar na vida não é essa.

      Eliminar
  19. Concluímos o mesmo curso, mesma variante, mas eu na Lusófona do Porto. E penso exactamente o mesmo que tu, mesmo não sendo da ULHT. Hoje, quando for a uma entrevista de trabalho, terei que fazer a ressalva: tirei uma Licenciatura em CCC, MAS EM TRÊS ANOS!" (sim, já a tirei em Bolonha); se digo Lusófona já sei que alguém se vai lembrar deste feito da Licenciatura num ano devido a equivalência profissionais (institucionalmente reprovável pois, de acordo com os estatutos da Universidade, os ECTS - ou ainda créditos - que atribuíram ao Relvas ultrapassam em muito o limite para a atribuição de Equivalências Profissionais. Sempre trabalhei os três anos do meu curso e nunca tive regalias. Apesar de tudo, adoro a minha Universidade, adoro os professores da ULP QUE NÃO VÃO EM CANTIGAS NEM EM REGALIAS PROMETIDAS, e que basicamente se estão a marimbar se têm um aluno político, juíz, presidente de uma multinacional ou um simples aluno comum. E tenho a certeza disso! O que espero é que não generalizem e que vejam que há exemplos destes (infelizmente) em vários sectores e noutras Universidades. E tenho pena que a ULHT se cale, alimentando a indignação e dando azo às especulações. A parte reprovável da Universidade não foi por ti aqui apresentada mas é, ao meu ver, a situação mais grave. Pois alguém teve que proporcionar isto ao ministro. A Instituição atribuiu de livre vontade e com acérrimos interesses esta Licenciatura. O Relvas sozinho não fazia nada; fez foi uma grande borrada ao querer a todo o custo e sem o mínimo de esforço, uma Licenciatura. Sem a merecer.

    ResponderEliminar
  20. Nas entrevistas de trabalho, brincar com a Lusofona vai passar a ser regra geral quando se olha para o cv.

    Tens razão. O comportamente da ULHT é muito mau mas acredito que eles se estão a marimbar para o que se passou. Infelizmente, é assim.

    ResponderEliminar
  21. Manda a carta porque o motivo justifica!! Há "pessoas" que além de denegrirem o nome de Universidades enxovalham quem se esforçou por tirar um curso superior e que hoje de pouco lhes serve , enquanto a outros bastou-lhes um "simples papel" tirado ao Domingo!!:-((((

    ResponderEliminar