Ontem, ao assistir ao resumo da final de um torneio de futebol feminino, fiquei abismado com algo dito pelo jornalista que comentava o jogo na televisão. Quando uma jogadora fez uma finta do outro mundo, o comentário foi: "Isto não está ao alcance de uma mulher." Não contente com as suas palavras reforçou a asneira e o comentário machista, defendendo que até os grandes jogadores (homens) têm dificuldade em realizar aquela finta, "quanto mais uma mulher." Tratou-se de uma má escolha de palavras ou ainda existem homens que defendem a inferioridade do sexo feminino em determinados aspectos?
Se as palavras surpreenderam-me pela negativa, os festejos das campeãs deixaram-me boquiaberto pela diferença. Assim que acabou o jogo, algumas jogadoras despiram as camisolas, festejando de alegria. Estamos a falar de jogadoras de 16, 17 anos, que não se sentem inferiores aos homens e que festejaram como queriam, algo que eles também fazem. Gostei da atitude!
Quer queiramos quer não, ainda vivemos num mundo machista, principalmente no que concerne a determinados desportos/profissões que são considerados para homens...
ResponderEliminarEmbora eu ache que existem diferenças, elas tendem a diluir-se no tempo. E ainda bem!
Haver diferenças aos olhos de alguém é uma coisa, dizer o que o homem disse é algo completamente diferente. Acho que lhe ficou muito mal
EliminarConcordo contigo... foi infeliz no comentário.
EliminarFelizmente são poucos os casos, pelo menos com que me deparo :)
EliminarGrandes raparigas e a atitude do comentador foi completamente parva... mas infelizmente em pleno século XXI ainda há muito homem que desvaloriza a mulher!
ResponderEliminarÉ pena que assim seja
EliminarHá sempre duas formas de ver as coisas.
ResponderEliminarPoderá ter sido uma forma desajeitada de elogiar a jogada. :)
Apesar de estar ciente que na nossa sociedade ainda é evidente, em algumas cabeças, a "inferioridade" do sexo feminino.
Bom dia.
Também pensei nisso mas a realidade é que aquela jogada está ao alcance de todas as pessoas que tenham duas pernas e jeito :)
EliminarComentário triste nos dias que correm, é uma pena que ainda aconteça...Parabéns às jogadoras! I
ResponderEliminarFelizmente, são casos isolados. Começo a preferir acreditar na opinião da Jingas, ou seja, que terá sido um elogio desajeitado
EliminarPenso que ainda existem esses tipos de pessoas machistas e que acham que as mulheres são inferiores aos homens...
ResponderEliminarMente pequenina... :)
Aquela menina mostrou que não é em nada inferior a qualquer jogador masculino :)
EliminarTem vindo a surgir uma cada vez maior presença das mulheres no que diz respeito ao futebol, quer como adeptas, quercomo praticantes. Logo este tipo de comentário não faz qualquer sentido.
ResponderEliminarEu sempre gostei de futebol, apenas como adepta, gosto de ver jogos na TV e ir ao estádio e até acho que percebo um bocadinho do assunto :)Pelo menos é isso que dizem os meus amigos!
O futebol feminino está praticamente igual ao dos homens. E estou a referir-me às movimentações em campo. Joguei numa equipa que tinha futebol feminino e as movimentações não são como hoje. Ver um mundial feminino é tão empolgante como um masculino. Algo que me agrada bastante é que as mulheres que jogam já não são desleixadas com o seu lado de mulher. Preocupam-se com a aparência, o que torna o espectáculo ainda mais belo
EliminarConcordo a 100% contigo, é uma evolução notória sem qualquer dúvida.
ResponderEliminarE as mulheres não deixam de ser femeninas apenas porque jogam ou gostam de futebol.
E para quem gosta de futebol o que interessa é ver um bom jogo, seja ele de uma equipa femenina ou masculina.
nem mais!
EliminarEu agora já me sinto mais "normal", mas há un anos atrás quando fazia algum comentário sobre futebol ou dizia que tinha ido ver o Benfica á Luz, ficava homens e mulheres a olhar para mim como se fosse uma ET :)
ResponderEliminarmuito bom :)
EliminarAinda hoje aqui na agência, sou a pessoa a quem recorrem para questões futebolisticas :)
EliminarMuito bom :)
EliminarPor falar nisso, tenho que ver em que dias há jogos na LUZ :)
EliminarQuinta-feira há um!
EliminarPor acaso alguns desportos tenho preferência para a versão masculina como o volei e volei de praia. Como joguei estou mais atenta aos pormenores e gosto mais de ver o jogo mais "agressivo" e "forte" das equipas masculinas. Já a ginástica gosto mais de ver no feminino pela beleza dos movimentos :)I
ResponderEliminarpercebo o que dizes mas no volei e volei de praia prefiro a versão feminina pela beleza de movimentos :)
EliminarImagino a beleza que aprecias... ;)I
Eliminarbeleza das movimentações. É tudo meramente desportivo :)
EliminarO machismo tem vindo a diminuir , mas ainda existe apesar de tudo , quer em palavras e o pior em actos.Tenho pena de quem aceita a sua existência em actos quotidianos!!! Confrontei-me outro dia com alguém que não aceita que a mulher pratique dança de salão porque ele resolveu desistir dessa actividade..:-(. Essa mesma mulher na aula de informática não tem direito a computador porque Vê pelo dele!! rrrss deu-me uma raiva, mas sei quem a defendeu e ele não levou a melhor!!Comigo até o computador ia pelo ar!!!ol
ResponderEliminarTambém já tenho apreciado que há homens com esses ditos em público para se fazerem notados, julgam que são mais valorizados por isso!! Infeliz engano!! Mas pronto no universo masculino há sempre quem lhes ache graça!!
Acho que com o avançar da sociedade há cada vez menos atitudes machistas mas sinceramente quando oiço esses ditos penso sempre: " Cão que ladra não morde"...ou então: Onde estará o complexo daquele que assim procede!!
Para mim a mulher e o homem têm direito a irem aos mesmos lugares e a praticarem as mesmas actividades. Respeitar os valores e utilizar as faculdades fisicas e intelectuais com que se nasce como dois iguais que são! O resto são mentes mesquinhas e doentes!
triste realidade!
EliminarFaz lembrar aqueles homens que não aceitam que as suas mulheres ganhem mais dinheiro do que eles...
Pois tens razão, outra mais estúpida ainda. Afinal se a vida é em comum porque estão com essas coisas. São complexos .
Eliminaré isso mesmo, complexos
EliminarO comentário foi extremamente infeliz e pelo que contas, parece ter sido dito sem pensar! Estas situações são fruto da sociedade machista em que vivemos, na qual homens e mulheres da geração de 70 / 80 e anteriores ainda foram educados segundo padrões e normas nas quais a mulher era considerada um ser inferior e vocacionada para cuidar dos filhos e da casa. Este tipo de estereótipos só se diluirão daqui a mais uma ou duas gerações.
ResponderEliminarPossivelmente, os meus futuros filhos, por mais que eu não queira, ainda poderão ser educados à luz de alguns dos meus preconceitos, aqueles que a minha mãe me passou e a minha avó antes dela. Em mim, estes preconceitos já estão muito mascarados, mas eu conheço-os e procuro sempre contrariá-los.
É uma evolução natural e cabe a todos nós, sobretudo mulheres, levá-la a cabo da forma mais célere possível.
Há que mudar e eu faço parte da mudança :)
Eliminar