Existem alturas em que fico sem perceber em que século vivo. Principalmente quando me deparo com notícias como esta. Adriana Lima é considerada uma das mulheres mais sensuais do mundo (e isto depende sempre da opinião de cada um). É também um dos “anjos” da Victoria´s Secret e uma das manequins mais requisitadas do mundo. E é também o rosto (e corpo) da mais recente campanha publicitária da Calzedonia. Esta foto que aqui partilho teve direito a um cartaz de 114 metros quadrados que está exposto na famosa Marienplatz, em Munique, na Alemanha. Reforço que é um local bastante popular de Munique, uma cidade com cerca de 1,3 milhões de habitantes, e de um país evoluído como a Alemanha.
Sendo um cartaz de dimensões consideráveis, os turistas têm aproveitado para tirar algumas fotos junto do mesmo. Mas parece que os locais não estão nada satisfeitos com o cartaz. E quem dá a conhecer esta polémica é o jornal Süddeutsche Zeitung. As críticas começam no facto de Adriana Lima estar “seminua”. E vão muito mais além quando o Ministro da Justiça, Heiko Maas, refere que é uma publicidade “sexista”. Outros mimos associados à fotografia passam por “machista” e “monstruoso”.
Li a notícia diversas vezes. Até perceber que isto está a acontecer na Alemanha. Mais especificamente em Munique e num local tão emblemático como a Marienplatz. Depois disto olhei para a foto em diversas ocasiões. E percebi que é uma mulher de biquíni. Nada mais do que isso. Sem qualquer ponta de sensualidade que vá além daquilo que envolve um anúncio destes. Não vejo Adriana Lima como objecto sexual. Não olho para a publicidade como sexista.
Mas isto sou eu. Que gosto de ir à praia. Ou que costumo frequentar ocasionalmente centros comerciais onde existem publicidades iguais a esta. Ou que vejo publicações (em papel e online) onde existem campanhas iguais a esta. E isto sou eu. Que olho para este anúncio e vejo uma mulher de biquíni. Que facilmente sugeria à minha mulher. Mas pensando bem no assunto... talvez isso faça de mim um sexista.
Espero, para o bem daqueles que estão chocados com este cartaz, que as pessoas que estão escandalizadas com isto nunca frequentem uma praia. Caso o façam, que seja num dia em que não apareça uma única mulher de biquíni fio dental. Ou pior ainda... em topless. Espero também que nunca entrem num centro comercial que tenha lojas que comercializam lingerie e biquínis. Ou, caso o façam, que todas as lojas optem por fotografar as peças que querem vender num fundo branco sem que ninguém as tenha vestido. Espero também que nunca tenham o azar de ver um jornal, uma revista ou um site onde existem anúncios. Caso o faça, espero que só sejam publicitados longos casacos que tudo tapam. E bem vistas as coisas talvez seja melhor que não vejam televisão.
Está tudo louco mas quero acreditar que seja apenas uma fase que o mundo está a atravessar...
ResponderEliminarEstá mesmo tudo louco.
EliminarEstamos perante um não assunto ou é impressão minha?!
ResponderEliminarUm não assunto que dá dores de cabeça a políticos que preferem que as pessoas se calem.
Eliminar