Neste momento não se fala de outro assunto que não seja o escândalo Papéis do Panamá. Esta situação está a abalar o mundo, com consequências mais visíveis em alguns países do que noutros, e promete abalar ainda mais com a divulgação de mais nomes de personalidades envolvidas no escândalo. Entre os nomes a divulgar estão dezenas de portugueses (até ao momento só foi divulgado um).
Tenho reparado que muitas pessoas estão boquiabertas com este escândalo que, em traços gerais, diz respeito a pessoas com muito dinheiro (umas com actividades mais honestas do que outras) que escondem o dinheiro em paraísos fiscais. Neste caso não faço parte das pessoas que ficam boquiabertas com a informação que está a ser divulgada.
Políticos, barões da droga e do crime e celebridades milionárias que procuram paraísos fiscais para esconder o dinheiro que têm é mais ou menos como a prostituição, vista como a profissão mais antiga do mundo. É algo que é feito há muito tempo. E que continuará a ser feito no futuro. E os nomes só estão a vir a público porque houve uma fuga de informação.
Este escândalo (resta saber, na maioria dos casos, se não será uma montanha a parir um rato) serve para confirmar algo que acreditava ser do conhecimento de todas as pessoas, ainda que sem confirmação, mas que aparentemente ainda consegue surpreender muitas pessoas.
Fiquei mais surpreendida com o caso da polícia Judiciário do que com esse dos paraísos fiscais que toda a gente sabe que existem e que toda a gente sabe que são milhões de pessoas em todo o mundo a utilizá-los para fugir ao fisco.
ResponderEliminarUm abraço
Isto não deveria ser novidade para ninguém.
EliminarAbraço
Também não percebo qual é o espanto...: )
ResponderEliminarExiste apenas a curiosidade em torno dos nomes serem tornados públicos.
Eliminar