7.12.15

meta-os daqui para fora

Raramente vou ao cinema a outra sessão que não seja a da hora de almoço de Domingo. Há muito que deixei de ir ao cinema à tarde ou mesmo à noite. E o motivo é simples. Não tenho paciência para aturar adolescentes mal educados que passam o filme a fazer barulho. E o mesmo se aplica a pessoas mais velhas que falam como se estivessem a ver o filme na sala de estar de sua casa, que atendem o telemóvel, que dão pontapés na cadeira da frente e por aí fora. Como não me apetece estar sempre a mandar calar pessoas nem a confrontar as mesmas prefiro ir à sessão da hora de almoço de Domingo.

Já vi filmes extraordinários apenas com a minha mulher na sala. Já vi filmes na companhia de mais um casal. De meia dúzia de pessoas. São raras as vezes em que a sala tem um grande número de pessoas. E quando acontece são pessoas que realmente desejam ver o filme. Não são adolescentes mal educados nem adultos que têm comportamentos que abomino numa sala de cinema. Infelizmente, de tempos a tempos existem pessoas destas que também decidem ir ver filmes à hora de almoço de Domingo.

Ontem fui ver A Ponte dos Espiões (um grande filme). Assim que entrei na sala, que era das mais pequenas e tinha mais pessoas do que o normal, deparei-me com um grupo de mais de uma dezena de adolescentes. Não falavam, gritavam. Estavam com os pés nas cadeiras da frente. Diziam asneiras como se estivessem sozinhos na sala. Tinham tudo menos respeito e educação. Apercebi-me de que seria assim o filme todo pois aqueles comportamentos não são ocasionais. Disse à minha mulher que tolerava o barulho durante a publicidade e apresentações. Assim que o filme começasse ia ter com eles caso não se calassem.

Como já esperava o filme começou com os berros daquele grupo de pessoas mal comportadas. No momento em que estava prestes a levantar-me, duas mulheres que estavam noutras cadeiras chamaram a atenção dos jovens. Dois homens que estavam atrás de mim fizeram o mesmo. Levantei-me e fui ter com eles. Disse aquilo que entendia e, como é normal nestas ocasiões, baixaram a cabeça e pediram desculpa diversas vezes. E até ao intervalo tudo correu bem.

Chega o intervalo e parecia o recreio da escola. Barulho e ainda mais barulho. Acreditei que fosse um momento de descompressão. Até que o filme começa e volta o barulho. No momento em que estava prestes a ultrapassar novamente o meu limite noto que entra na sala uma senhora mais velha que também estava a ver o filme. Vinha acompanhada de uma funcionária da Nos. “Meta-os daqui para fora”, exigiu. Chegou outro funcionário e os adolescentes mal comportados foram expulsos da sala. Saindo com aquele ar triste de quem fez porcaria mas prefere fazer de inocente.

Dou os meus parabéns aos funcionários do cinema que não tiveram qualquer problema em expulsar aquele grupo que estava ali para tudo menos para ver o filme, acabando também por pedir desculpa às restantes pessoas que estavam na sala. E tenho pena dos pais daqueles adolescentes que provavelmente nem estão a par dos comportamentos dos filhos. Ou se calhar até estão mas pouco se importam, o que é ainda pior.

16 comentários:

  1. Também vou aos arames com tudo isso e quando vejo adultos a meterem os pés em cima da cadeira da frente tenho vontade de ir perguntar se para além de fazerem isso em casa pagaram os bilhetes da frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem coisas que não tolero. E no cinema, onde estou a pagar, não aceito coisas como aqueles jovens estavam a fazer.

      Eliminar
  2. Os meus parabéns aos funcionários do cinema - actualmente é raro encontrar pessoas que não tenham medo de tomar atitudes!

    Obviamente que a maioria dos pais não sabe o que os filhos fazem, e quando sabem... não se importam! Porque fazer filhos é fácil, educar é que é difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a terceira vez que passei por algo semelhante. Numa delas acabei com um amigo num carro da polícia, noutra foi um segurança para dentro da sala tomar conta de um grupo de crianças que os pais tinham despejado numa sala de cinema das Amoreiras para ir passear e agora foi esta.

      Infelizmente partilho dessa opinião sobre os pais.

      Eliminar
  3. Das coisas que mais me enervam numa saída ao cinema..ir para descontrair e sair de lá enervada! parabéns aos funcionários do cinema...Almada Fórum? E o filme? Aconselhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi aí.

      O filme vale muito a pena. Desconhecia a história real daquele senhor.

      Eliminar
  4. Ainda bem que a situação ficou resolvida, mas é através de episódios como estes que vemos a nossa sociedade.
    Costumo ir ao cinema e teatro com os meus filhos e também com alunos. E as situações são bastante diferentes. Os meus filhos, sabem como comportar-se, pois têm o exemplo da mãe e do pai e eu faço questão que se comportem e que respeitem as outras pessoas, também quando eu não estou presente. Quanto aos alunos já é bem diferente... por mais que eu, como professora, lhes diga como se devem comportar, há sempre os engraçadinhos que não conseguem estar calados ou bem sentados... é sempre um stress para mim!
    A educação começa (e continua) em casa e, nós pais devemos ser os exemplos para os nossos filhos. A ver vamos como se vão comportar os meus miúdos no cinema quando forem adolescentes... espero não me decepcionar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário do que muitos pais julgam, a educação tem lugar em casa e não nas escolas.

      Eliminar
  5. Abomino essas situações!! E quanto aos pés, já vi nos transportes, e nos bancos públicos!! E não só por adolescentes,homens e mulheres!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No cinema não tolero situações destas. E falo sempre que considero ser necessário, como foi o caso.

      Eliminar
  6. Odeio essa gente... e os funcionários estão de parabéns!!

    ResponderEliminar
  7. É realmente muito desagradável ter de levar com a falta de educação desses jovens. Felizmente que os funcionários resolveram a questão.

    Muitas vezes nem é tanto o barulho das pessoas que falam, mas sim o mascar das pipocas, que também irrita solenemente. E isso já é mais difícil de contornar.

    Outra coisa, agora que disseste que vais a essa sessão, estás ciente que muita gente vai começar a ir também, tornando a sala bem mais cheia? Espero que os leitores sejam todos pessoal que vai lá mesmo para ver o filme :) eheheh!

    Continuação de excelentes posts!

    O Pai,
    http://www.soupai.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pipocas são difíceis de controlar porque são permitidas. Por exemplo, gosto de pipocas mas farto-me delas durante as publicidades e apresentações. Quando começa o filme raramente estou a comer e desde que as pessoas mastiguem de boca fechada já me dou por satisfeito.

      Acredita que as sessões de domingo (almoço) são mesmo as melhores de todas ;)))

      Eliminar
  8. Grande mulher, sem dúvida. Se todos fizéssemos assim, as coisas poderiam melhorar um pouco, mas é triste que as pessoas se comportem dessa forma.

    ResponderEliminar