Namoro desde 2003. Sendo que vivemos juntos há mais de 10 anos. Isto chega para que me considere casado. Ainda não fizemos a festa. Também não oficializámos a relação. Sendo algo que faz parte dos nossos planos. E quando falo disto com amigos, existem sempre aqueles que dizem para não casar. Que já passou o nosso tempo. E alguém conta sempre uma história de alguém que passou pelo mesmo, casou e separou-se pouco tempo depois.
Confesso que esta teoria (ou mito) não me assusta nada. Mas parece que as pessoas que pensam desta maneira estão correctas. Pelo menos aos olhos da ciência. E digo isto com base num estudo que defende que a idade perfeita para casar é entre os 28 e 32 anos. Como tenho 38, há muito que estou fora de prazo para casar.
O trabalho, realizado por Nick Wolfinger, um sociólogo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos da América, teve por base as estatísticas de divórcio entre 2011 e 2013 naquele país. A conclusão foi a de que as pessoas que casam com menos de 20 anos têm uma probabilidade de 38% de se separarem nos primeiros cinco anos do matrimónio. Entre os 20 e os 24 a percentagem baixa para os 27%. O valor mais baixo, 10%, aplica-se a quem tem idades entre os 30 e os 34 anos. Entre os 25 e 29 é de 14%. Sendo de 17% nas pessoas com idades superiores a 35.
Apesar destes grupos, o autor do estudo revela que o valor mais baixo situa-se entre os 28 e 32 anos. A explicação do sociólogo não tem nada de muito surpreendente. Com menos de 20 anos existe muita imaturidade e muitas pessoas casam se saber se querem ficar com aquela pessoa para sempre.
Tal como casar acima dos 32 anos pode ser complicado, segundo Nick Wolfinger, devido à inflexibilidade em relação aos hábitos pessoais que passam a ser conjugados com outra pessoa. No meu caso, isto não se aplica. É certo que não somos casamos, mas partilhamos hábitos há mais de 10 anos. Essa tal inflexibilidade não se aplica a nós. Por outro lado, o sociólogo refere que não se trata de uma certeza absoluta. Acrescentando que os dados devem servir apenas para uma reflexão no momento de decidir dar um passo tão importante para a vida de duas pessoa.
Acho que não.
ResponderEliminarTodas as idades têm prós e contras. O que determina a felicidade de um casal?
Violência entre casais há em todas as idades e classes sociais e isso é perturbador numa relação.
Também penso assim. Mas por acaso conheço muitas histórias de pessoas que estão largos anos juntas e que, quando decidem casar, se separam pouco tempo depois.
Eliminar