13.12.16

o serviço nacional de saúde é uma merda

Volta e meia surgem notícias sobre o mau funcionamento de muitos hospitais. Muita afluência. Poucos médicos. Poucos enfermeiros. Muita confusão. Camas que parecem carros estacionados em segunda, terceira e quarta fila. Falta disto, falta daquilo. Entre muitas outras coisas. E tudo isto faz com que as pessoas digam imediatamente que o nosso sistema de saúde é uma merda.

Isto é do que mais ouço. Mas provavelmente estas palavras são ditas por pessoas que não conhecem outras realidades. Ou que nunca necessitaram no nosso serviço de saúde. E se for este o caso só posso dizer ainda bem. Uma coisa é a confusão que existe em muitos hospitais. Quer seja aqui ou em qualquer parte do mundo. Outra coisa é o serviço nacional de saúde. E quem diz que o nosso é uma merda está muito longe da realidade.

Felizmente Portugal tem um bom sistema de saúde. Poderá não ser perfeito. Mas consegue ser muito melhor de que alguns países para os quais gostamos de olhar como exemplo de evolução. E vou dar o meu exemplo. Quando necessitei de ser operado passei praticamente três dias e duas noites no hospital. Fui operado num hospital onde as urgências conseguem ser bastante caóticas. Lidei com uma médica que não tinha paciência para pessoas como eu (entenda-se com lesões graves). Tudo isto custou-me qualquer coisa como cerca de dez euros (estou a excluir o valor das duas idas às urgências). Internamento, comida, operação e medicamentos custou-me este baixo valor. E este é apenas um exemplo de que o nosso sistema de saúde não é a merda que muitos apregoam.

Posso dizer que um dos rapazes que estava comigo no quarto não tinha almofadas. Posso dizer também que num dia deram-me um lençol para me limpar depois do banho. E que, se não estou em erro, durante a noite existia uma pessoa a tomar conta de toda a parte da ortopedia. Mas estes problemas não transformam o que é bom (e que felizmente temos) num filme de terror. Por exemplo, acho imensa piada quando as pessoas começam logo a dizer que esta é uma realidade de um país do terceiro mundo quando não sabem o que dizem.

E estes problemas não são exclusivos dos hospitais públicos. Pois conheço muitas pessoas que não têm no privado o tratamento que tive no público. Pessoas que contam histórias que conseguem ser muito piores do que aquilo que se passa num hospital público. Existe muito a melhorar. Faltam sempre coisas (e vão sempre faltar). Mas quem acha que estamos assim tão mal poderá sempre frequentar um hospital e falar com médicos que correm o mundo. E que sabem o que é verdadeiramente a falta de um bom serviço nacional de saúde.

6 comentários:

  1. É bem verdade : )
    Além de ser quase gratuito, face as despesas que damos, na sua grande maioria tem muita qualidade. Ótimos medicos e meios de diagnóstico. As pessoas falam porque não conhecem outras realidades.
    Se há paises melhores. Alguns poucos. Tendo em conta a nossa "pequenez" enquanto país, estamos muito bem ; )

    ResponderEliminar
  2. É verdade que se faz muito, pensando que há tão pouco dinheiro quer para recursos humanos quer materiais. As dificuldades de que falas, falta de almofadas e de toalhas de banho, são apenas um pequeno problema. O SNS é bom na teoria, mas na prática nem todos os utentes têm um bom serviço prestado como foi o teu caso. Muitos aguardam meses por cirurgias, às vezes são enviados para casa por falta de especialistas, e muitos são escondidos em macas fora das urgências para não serem notícia nacional. Já para não falar dos profissionais, cada vez mais carregados e com menos direitos, e por isso a dizerem adeus a Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que referes são problemas que existem em alguns casos mas que não nos podem levar a dizer que o SNS é uma merda, como muitas pessoas dizem só porque sim.

      Eliminar