12.12.16

o futebol é o espelho do país

Ontem Portugal "parou" para ver aquele que é o derby mais apaixonante da história do futebol português. Apesar de o Porto ter crescido muito nas últimas décadas, tendo a hegemonia do futebol nacional durante largos anos, um Benfica vs Sporting continua a ter mais peso histórico do que um clássico disputado com o Porto. E o jogo de ontem, futebolisticamente falando, foi muito bom. E tem muito para analisar.

Compreendo que os adeptos do Sporting se queixem do árbitro. Que queiram puxar para o seu lado os lances duvidosos. Compreendo que os do Benfica façam o mesmo. Discutir eventuais grandes penalidades faz parte do jogo. Foi sempre assim e assim continuará a ser. Mas não se pode resumir um jogo de futebol a estes momentos. Especialmente quando um jogo de futebol tem bastante qualidade, algo que aconteceu ontem. E que tem decisões estratégicas que podem custar pontos.

Dou três exemplos. Quando o Benfica está a ganhar por dois golos de diferença, Rui Vitória retira do campo o lesionado Salvio e coloca Danilo. Trocando os nomes por posições, abdica de um extremo e coloca um médio defensivo. E a partir daqui o Benfica passa a ter menos bola, a atacar menos e o Sporting passa a controlar o jogo. Esta mexida, que passa uma mensagem defensiva para a equipa, poderia ter custado dois pontos ao Benfica. Gelson Martins, que para muitos seria a solução deste jogo, foi "anulado" por André Almeida. Teve algumas jogadas de perigo mas nunca foi o jogador que tem resolvido alguns dos problemas do Sporting. Ao perceber isto, Jorge Jesus lançou Joel que desequilibrou por completo a defensiva do Benfica. E foi este jogador que teve o mérito de dar vida ao Sporting. Vida esta que levou um "golpe fatal" quando o treinador do Sporting abdica de Bas Dost, o melhor avançado que tem, para colocar um - André - que nem deve ter tocado na bola. E a partir daqui o Sporting não teve nenhuma jogada de perigo.

Podia falar de mais detalhes e de algumas surpresas mas creio que muito do sucesso/insucesso do jogo de ontem passou por aquilo que referi. Ontem após o jogo deveria falar-se disto. Deveria discutir-se isto. Deveria questionar-se os intervenientes do jogo sobre isto. Mas o futebol é o espelho do País. Só importa a polémica. Foram passadas horas a discutir grandes penalidades. Existem canais televisivos que chegam ao ridículo de fazer tanto zoom na imagem que nem se percebe nada do que estão a querer mostrar. E comentadores que usam argumentos como "é grande penalidade porque os jogadores queixaram-se". Quando não é isto discutem-se cartolinas. Que em segundos passam a ser as armas mais perigosas do mundo. E de futebol pouco ou nada se fala. O futebol passa para segundo plano. É algo de que se fala apenas se existir tempo que vá para lá da polémica.

Felizmente o mundo ainda olha para nós com outros olhos. O destaque ainda consegue ir para uma coreografia nunca vista em Portugal. Consegue falar-se do jogo entre dois velhos rivais. Do número de pessoas no estádio. E daquilo que mais importa, o jogo jogado. Por cá vamos ficar dias e mais dias a discutir as grandes penalidades. Se foram ou não. Vamos falar das cartolinas do demo. Vamos pedir penalizações por isto e por aquilo. Vamos denunciar hoje aquilo que ignorámos ontem. E que nos favoreceu ontem. Muitas pessoas criticam o futebol. A indústria de milhões. Mas na realidade, boa parte desta indústria não é mais do que o espelho do País. Prefere-se a polémica. Só se dá destaque à polémica.

6 comentários:

  1. Desculpa...mas não é por aí...e sabes muito bem disso este jogo foi completamente desvirtuado pelo sr. arbitro...
    Podes até analisar os erros do treinador do SCP mas os mais grave foram do elemento de preto...por incrível que pareça em casa e nos últimos anos não me lembro de uma vitória "limpa" do benfica...têm sempre polémica...agora o pior é a maneira como vocês os benfiquistas tentam atenuar a situação não reconhecendo que o arbitro esteve mal...mas pelo que se passou dentro do campo isto ainda não acabou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defendo que se deve discutir aquilo que é considerado duvidoso. Só critico que se passem horas e horas a falar apenas disso. E falar do resto? Dos erros dos jogadores e dos treinadores?

      Em relação ao jogo de ontem existem dois lances duvidosos. Um (Pizzi) não creio que seja porque já tem os braços naquela posição e outro considero duvidoso.

      Basta pegar no exemplo dos três jornais desportivos que temos. Um defende que existem duas grandes penalidades. Noutro, existe uma. E no último não existe nenhuma. E a análise é feita por três ex-árbitros.

      O árbitro deste jogo é o mesmo que não marcou uma grande penalidade quando o Luisão partiu o braço. É o mesmo do caso do Slimani. E é o mesmo do jogo deste ano em que o Porto perde em Alvalade com lances duvidosos.

      Onde estavam os sportinguistas nestes momentos? Alguém falou do árbitro? Volto a dizer, pode e deve discutir-se a arbitragem. Mas não se esqueçam do resto. Foi o árbitro que falhou golos? Foi o árbitro que retirou o Bas Dost do campo? Que deixou o Joel de fora? E por aí fora. Temos de ver tudo e não apenas o que dá jeito ver.

      Eliminar
    2. Mas não achas estranho que quando o Benfica ganha ao SCP há sempre lances duvidosos e sempre a favor do mesmo? O Pizzi tinha lá os braços? e depois eram ali que deviam estar? e mesmo que fosse sem intenção não tirou partido? ou seja se o pizzi tivesse em cima da linha de golo e sem intenção impedisse a bola de entrar não era penalty? aqui o problema é tirou ou não partido da bola ter tocado na mão? penso que não há duvidas...quanto ao resto são pormenores e comparar os lances do SCP contra o porto, todos remates á queima com estes é no mínimo desleal...não sei o que custa assumir que era penalty...o arbitro não marcou...mas era...mas claro que vocês virgens que defendem a paz mundial nunca vão assumir isso vamos antes falar dos erros do JJ, erros esse que já cometera qdo treinava o slb mas que agora é que interessa discutir...para mim o SCP foi superior...teve melhor no jogo e criou as melhores oportunidades, foi infeliz a finalizar por isso perdeu...mas com isso não ilibo o Sr.arbitro que neste jogo errou sempre para o mesmo lado, e um dos erros com influencia no resultado...fácil fazer o resumo...e aliás se o SCP marca as muitas oportunidades de golo estarias aqui a criticar as substituições do vosso mister? não me parece...

      Eliminar
    3. Não vejo as coisas assim. Se recuar ao jogo do ano passado, para a taça, os lances duvidosos foram todos a favor do Sporting. Tal como neste ano no jogo contra o Porto. Não se pode olhar para um jogo e fazer do mesmo regra geral.

      Não acho mal que se fale do árbitros, só acho que os mesmos não podem justificar tudo o que está mal e o SCP tem muita coisa mal. Tal como o Benfica teve com JJ em determinados momentos. Criou-se a ideia de que JJ ia ganhar tudo em Alvalde. Essa ideia aumentou ainda mais com a época passada. E este ano é o que é. Uma época bastante má até este momento.

      Se o jogo tivesse corrido mal para o Benfica iria critica a mesma substituição, porque foi essa que mudou a equipa, para pior. E foi aí que o SCP cresceu. Não tenho problemas em criticar. E sei o que digo porque já estive no "vosso" lugar. No primeiro ano de JJ no Benfica fiquei fascinado. Um futebol brilhante e uma equipa a render maravilhas. Mas com o passar dos anos fui percebendo como funciona, os defeitos que tem, os crescimentos que impede e as "fortunas" que gasta em jogadores que não são utilizados. É certo que valoriza muitos atletas e potencia vendas mas se fizer as contas todas, defendo que é um treinador muito caro para Portugal.

      Já disse a diversos amigos sportinguistas e também te digo. Marco Silva e sobretudo Leonardo Jardim faziam melhor do que JJ com um orçamento igual.

      Eliminar
  2. No semana passada nao houve casos mas vocês arranjaram a falta de fair play...ou seja criaram logo um...agora é engraçado que depois desta roubalheira queiram falar da coreografia, do numero de pessoas...ou seja falam de tudo fora das 4 linhas...mas do que se passou dentro...é fazer de conta que tudo correu bem...é típico...afinal vocês não queriam derrubar o Pinto da Costa e tudo o que ele de negro representava para o futebol, apenas queriam substituí-lo e ocupar o seu lugar...parabéns conseguiram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol português tem os mesmos problemas em todos os campos. A diferença está no mediatismo dos jogos. Quanto às arbitragens, no final da época fazem-se as contas e percebe-se que qualquer dos três grandes foi mais beneficiado do que prejudicado. É sempre assim. Tal como são sempre mais prejudicados do que beneficiados nas competições europeias.

      Aquilo que gostava de ver era um treinador assumir que errou. Porque os treinadores - e nisso o JJ é mestre - são sempre os melhores. As suas equipas jogam sempre bem. São sempre as melhores. E nunca cometem erros. A culpa é sempre do árbitro. É isto que critico. Não é discutir os lances duvidosos.

      Eliminar