17.3.15

crianças sintéticas

Crianças concebidas através de fertilização in vitro são “sintéticas”. Esta é a opinião dos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, que todas as pessoas conhecem devido à sua marca Dolce & Gabanna. Os criadores defenderam esta ideia numa entrevista e foi o suficiente para que se instalasse uma polémica mundial. Acho que a polémica só não é maior porque esta opinião é defendida por dois homossexuais que foram um casal ao longo de mais de duas décadas. Se assim não fosse, acrescentavam-se outros ingredientes escaldantes à polémica.

Acredito que muitas pessoas olham apenas para os títulos. Neste caso ficam-se pelas crianças sintéticas. Quando aquilo que a dupla quis defender é que, apesar de serem homossexuais, são contra o casamento gay e a favor da família tradicional onde existe um pai e uma mãe. E são também da opinião de que as crianças só devem nascer de forma “natural”. “A única família é a tradicional”, defendem. “A vida tem um curso natural, há coisas que não devem ser alteradas (…) nascemos para uma mãe e um pai (…) pelo menos é assim que deve ser”, referem em relação à fertilização in vitro.

Tudo isto foi suficiente para causar uma grande polémica com Elton John com figura maior dos protestos. E tudo isto dá pano para mangas. Para começar, acho que muitas pessoas têm a ideia errada de que todos os homossexuais são a favor do casamento gay e da adopção de crianças. Quando na realidade muitos partilham o modo de pensar de Domenico Dolce e Stefano Gabanna. Pode também questionar-se se estamos perante um modo de pensar arcaico. E sim, estamos. Muitos casais, homossexuais e heterossexuais, têm na fertilização in vitro a única forma de realizar um sonho. Isto ninguém pode negar e ainda bem que existe essa possibilidade. Mas este facto não obriga a que todas as pessoas pensem da mesma forma.

Existem mulheres (as famosas são mais faladas) que recorrem a barrigas de aluguer porque simplesmente não querem passar pelo processo de gravidez. Querem ser mães mas delegam os nove meses a outra mulher que é paga para isso. Há quem não veja nada de errado nisto. Há quem seja contra. E estes dois lados, a favor e contra, existem praticamente em todos os temas. Daí a boicotar todos aqueles que defendem ideias diferentes das nossas vai uma grande distância. Já existem movimentos a apelar que não se comprem roupas Dolce & Gabanna e há quem diga que vai queimar as peças que tem. Isto é algo que já considero um exagero. Até porque é apenas uma opinião de duas pessoas num universo de mais de sete mil milhões de pessoas. Não é uma lei universal. É apenas uma opinião, que tem a importância que cada qual lhe quiser dar.

Num passado bastante recente teve lugar um terrível atentado em Paris que roubou a vida a diversos jornalistas. Provavelmente muitas pessoas já esqueceram este acontecimento. Acontecimento esse que levou milhões de pessoas a partilhar imagens com lápis acompanhados da frase “je suis charlie”. Ou seja, pessoas que se mostraram a favor da liberdade de expressão. Gostava de saber quantas dessas pessoas, aquelas que gritaram “je suis charlie” é que andam agora a gritar que vão queimar as peças de roupa que têm da Dolce & Gabanna. Ficou bem dizer que se é a favor da liberdade de expressão? Fica bem dizer que se vai queimar roupa? Afinal, somos ou não somos charlie?

42 comentários:

  1. Ora então tenho lá em casa dois belos exemplos de crianças sintéticas :)
    Eu sou heterossexual e sou a favor do casamento de quem quer casar, da adopção por casais gays, pela acessibilidade aos tratamentos de fertilização in vitro a quem dela precisa.
    Acho que cada um tem a sua opinião mas não devemos partir para a ofensa só porque é diferente da nossa.
    Quanto aos que agora querem boicotar a Dolce & Gabanna provavelmente são os que se disseram Charlies e não são mais que uma cambada de hipócritas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas focam-se no sintéticas (palavra mal escolhida) e ignoram que a ideia é a de que só aceitam uma família tradicional. Quantas pessoas no mundo defendem isto? É apenas uma opinião.

      Eliminar
  2. Até para a fertilização in vitro é preciso um homem e uma mulher.....e esses são o pai e a mãe biológicos....é impossivel conceber uma nova vida sem "um homem e uma mulher". Um casal de homossexuais nunca serão pai e mãe biológicos , apenas um deles poderá ser.... com outro homem ou mulher......A NATUREZA É PERFEITA E INALTERÁVEL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim a questão não é essa. E prefiro que uma criança seja amada por um casal homossexual do que maltratada e abandonada por um casal heterossexual. Sou a favor do casamento e nada tenho contra a adopção, fertilização, barriga de aluguer.

      Acho é que se fez uma grande guerra em relação a duas pessoas que defendem a família tradicional.

      Eliminar
    2. Acho que a questão polémica do "serem sintéticas" por serem geradas por inseminação é que não faz sentido, porque seja quem for que as vá amar ou criar elas são sempre fruto de um homem e de uma mulher como qualquer outra criança, ou seja ....sintéricas porque?

      Eliminar
    3. Sintéticas é muito mal escolhido mas a mensagem vai além dessa palavra.

      Eliminar
  3. Somos, se não formos contra o Sir Elton. Somos hipócritas, isso sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Elton John tiver um momento infeliz vamos queimar os seus brilhantes discos?

      Eliminar
    2. Não, claro que não. Ele apenas tem um status social que lhe permite denegrir a imagem dos outros e a sociedade, no geral, deixa que isso aconteça.

      Eliminar
  4. Ser Charlie não significa poder dizer-se o que quiser sem consequências. Significa poder dizer-se o que se quiser sem consequências por parte do Governo (ser-se preso, ser-se perseguido por entidades governamentais). É engraçado que muitas pessoas não percebam o que é a liberdade de expressão e que ela tem dois lados: o que uma pessoa diz e a resposta a essa pessoa. Se queimar roupa é um abuso? Sim, óbvio que sim. Mas fazer um boicote à roupa deles que foi o que Elton John sugeriu, não acho um abuso. As nossas opiniões, o que nós achamos têm sempre consequências. E chamar de sintéticas a milhões de crianças que são amadas e crescem saudavelmente com um casal vai ter uma consequência nos dias de hoje, especialmente vindo da boca de uma figura pública.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Mas os teus vizinhos não te vão boicotar porque defendes uma ideia diferente da deles. Nem vão sugerir esse boicote à vizinhança.

      Sintéticos é muito feio. Mas apelar ao boicote também é. Estão a colocar-se no "mesmo" patamar. Eles defendem a família tradicional. O Elton John tem outra visão. Outras pessoas têm outras. E o mundo segue o seu rumo natural.

      Gostava que estes ódios fossem canalizados para coisas "mais" importantes como para os governantes, por exemplo. E não para estes pequenos episódios.

      Volto a dizer, acho que sintéticos foi muito mal escolhido mas percebo que a mensagem que pretenderam pensar é que não é algo "natural". E isso não me choca. Não partilho a forma de pensar deles mas não vou começar a queimar roupa.

      Eliminar
    2. Tu achas que há assuntos mais importantes, eu acho que o facto de casais homossexuais ainda não poderem adoptar, ter filhos e serem alvo de preconceitos é um assunto importante. Não nao vou direcionar o meu ódio para lado nenhum, porque não sinto nenhum ódio. Simplesmente acho que a opinião deles para mim (ênfase no para mim) é extremamente errada e absurda e por isso concordo com o boicote.
      E depende. Se os meus vizinhos tiverem, por exemplo, opiniões racistas deixo de falar com eles e tento chamá-los à razão.
      Volto a dizer para mim é longe de mais o queimar a roupa, porque incita ao ódio. O boicote não. Aliás quantas pessoas não boicotaram o Galliano pelos seus comentários racistas?

      Eliminar
    3. Quando digo mais importantes é no sentido de que é apenas a opinião de duas pessoas. Não é uma lei universal, não sei se me faço entender. Eu também acho que a opinião deles é antiga mas não é por isso que vou dizer à minha mulher para destruir o relógio que lhe ofereci no dia dos namorados. É uma opinião, não mais do que isso. E cada qual dá a importância que quer.

      As pessoas que boicotaram o Galliano são as mesmas que recentemente aplaudiram o seu regresso triunfante à semana de moda de Londres (se não estou enganado). As pessoas têm memória curta. Tal como na moda, seguem tendências. E esse é um dos problemas.

      Volto a dizer. Não partilho da linha de pensamento da dupla. Mas tenho mais que fazer do que dar uma excessiva importância à opinião de duas pessoas.

      Eliminar
  5. Relativamente à FIV, muitas vezes, e infelizmente para alguns casais, é a única opção para realizar o sonho de um casal que é o de ser pais (independentemente se são hetero ou homossexuais). A designação dos bebés gerados a partir de FIV (os chamados "bebés proveta") como "bebés sintéticos" não é um termo muito simpático. Cada um tem a sua opinião e existe liberdade de expressão e temos que respeita-la. Agora daí a queimar roupas D&G só por causa do que eles afirmaram, concordo contigo, cai um pouco no exagero.

    Sucesso para o blogue.

    Cumprimentos.

    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é a última opção. Felizmente, é uma solução que permite que muitas pessoas, independentemente da orientação sexual, realizem o sonho de uma vida. Sintéticos é muito feito tal como bebé proveta também não é muito bonito. Porque ambas pretendem separar esses bebés dos restantes.

      Agora, queimar roupa é um exagero. Ao mínimo erro ou deslize (todos os temos) vamos boicotar o trabalho uns dos outros e queimar aquilo que foi feito?

      Obrigado pelas palavras. Sucesso para ti também.

      Abraço

      Eliminar
    2. Há que saber separar as coisas. Independentemente das visões apresentadas neste caso, o mais importante é que temos que as respeitar e tal como dizes boicotes à dupla e queimar as peças deles é exagero! Seria muito "reles" (na minha opinião) aderir a esse tipo de manifestação.

      E sim, "bebés proveta" também é um outro termo nada agradável.

      Eliminar
    3. Mas as pessoas não separam as coisas. O problema é esse.

      Eliminar
  6. E as crianças que têm a sua origem assim gostarão» Porque só se pensa nos sonhos dos pais? Egoísmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso leva-nos para outras questões. Não estou habilitado para falar disso mas acredito que uma criança cresce com a realidade que conhece. Cabe aos pais ensinarem o melhor que podem.

      Eliminar
    2. Não percebi???? Está a perguntar se os miúdos se opõem ou não a terem sido concebidos por tratamento?
      Pois se essa é a questão eu dou-lhe a resposta: Os meus filhos foram concebidos por ICSI, eles sabem que o Pai e a Mãe sozinhos não conseguem por bebés na barriga e que precisamos de ajuda dos médicos para os ter.
      E sabem que os Pais lutaram muito para os ter. E que os desejaram muito para além do que eles possam perceber. E também sabem que os Pais não são desistentes!
      E eles são tão felizes que nem imagina!!!! Sim eles gostam de ser nossos filhos.
      Eles gostam de existir! Gostam de viver! Gostam de ser!
      Porque a alternativa à sua origem era o não ser, o não existir... e isso sim era muito triste...

      Eliminar
    3. Acho que a duvida está relacionada com casais homossexuais. Pelo menos foi assim que li. Concordo com tudo o que dizes e é algo que se aplica a casais hetero ou homossexuais.

      Eliminar
  7. Embora me choque a infeliz escolha de palavras, captei perfeitamente a mensagem que pretenderam transmitir. Finalmente, alguém que pode valer-se da fama e reconhecimento mundial, vem focar um aspeto deveras importante sobre a adoção, - alguém pensa a sério no bem estar da criança adotada?!?...
    Sempre tive para mim que, a decisão de ter filhos, não passa de um momento de egocentrismo associado à natureza do ciclo da procriação, mesmo no que concerne a famílias tradicionais.
    Folgo em saber que, os casais homossexuais começam a tomar consciência dos perigos que envolve a adoção de uma criança.
    Sou mãe de coração bem como de barriga, conheço perfeitamente ambos os registos de maternidade e, presenciei muita miséria social e emocional durante o lamentavelmente moroso percurso/processo de adoção de um dos meus filhos.
    Por circunstâncias que não importam agora abordar, e contrariamente ao previsto, acabei por passar por todo esse processo sozinha, tendo acabado por adotar também sozinha.
    Vivi na pele a angústia de ter uma criança lavada em lágrimas, e de coração apertado, a perguntar: - mãe, porque não tenho pai?
    Desde tenra idade, e durante anos seguidos, foi vítima de bullying. Ainda hoje, não há pedopsiquiatra nem terapeuta que consiga apagar tamanhas cicatrizes.
    A quem pensa queimar a roupinha destes dois, venda-a, e com o dinheiro, ajude instituições que abrigam crianças que todos os dias acordam a pensar se será aquele, em que as suas vidas vai mudar…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocas questões muito importantes. E acho que os pais têm um papel fundamental na preparação dos filhos. Hoje em dia boa parte das crianças, ao contrário do que acontecia no meu tempo, já são filhos de pais separados. O teu comentário dava pano para mangas.

      Eliminar
  8. Estes são sempre assuntos delicados. Há quem seja a favor, há quem seja do contra. O mais importante é respeitar as opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saber ouvir e não se achar superior a quem pensa de maneira diferente.

      Eliminar
  9. "Je suis Charlie" é para ficar bonito nas redes sociais ;)
    Infelizmente a maioria das pessoas ainda não tolera pensamentos diferentes dos seus, e como tal, vamos lá boicotar quem ousa pensar diferente!
    Também não partilho da opinião da dupla D&G, mas consigo perceber e aceitar. Apenas deram a sua opinião, não iniciaram nenhum movimento contra a fertilização in vitro e as barrigas de aluguer! Já Sir Elton John deu a sua opinião, tudo muito bem, é óbvio que está no seu direito à liberdade de expressão, mas liderar um boicote à dupla já me parece excessivo.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as pessoas entendem que todos os homossexuais são a favor do casamento e da adopção quando muitos não são. Se estes comentário fossem feitos por um heterossexual a guerra era ainda maior. Quantas pessoas pensam da mesma forma do que eles? Eles tiveram a coragem do assumir. E o mundo segue o seu rumo. Até porque eles não mudam nada na vida das pessoas.

      Agora, quando o Elton John der um tiro nos pés queima-se a sua discografia? Pede-se para ninguém ver um dos seus concertos? Acho que se entra num exagero.

      Beijos

      Eliminar
  10. Tanta a gente a defender hoje em dia os homossexuais...qualquer dia quem não arrancar de marcha atrás é excluído da sociedade...parece-me que estamos no tempo da caça às bruxas, em que só quem é detentor de um titulo (Sir, Barão ou Visconde) de "bixa" assumida ou não, tem direito á verdade.
    Sim as crianças são para serem criadas pelas famílias tradicionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto, e ninguém o pode negar, que muitas pessoas elogiam ou defendem porque fica bem fazer. Depois, num ambiente mais reservado, criticam.

      Para mim, e isto vale o que vale, uma criança é para ser criada com amor. Independentemente dos pais. Até porque uma família tradicional (homem/mulher) em que o pai bate na mãe e maltrata os filhos em nada ajuda as crianças. É um tema que tem muitas abordagens.

      Eliminar
  11. Primeiro, discordo totalmente da opinião deles. São livres de a dar, mas que o preconceito devia ser abolido de vez, devia. Acho, obviamente, o queimar das roupas um exagero. O Elton John reagiu assim porque se sentiu pessoalmente atacado, como tantos outros na mesma situação, certamente. Já isso de gostarem de ser tradicionais e depois andarem na cama com homens... é um bocado contraditório, não? Das duas uma... ou são tradicionais ou não são. Ou só se aplica à existência de crianças? Se pensam que tudo deve seguir como a natureza manda, que tudo deve ser "natural" então... ter uma relação homossexual não é "natural". Se estivessem caladinhos, faziam melhor. E a razão pela qual a maioria das pessoas assume que os homossexuais são a favor do casamento gay e da adopção é simplesmente porque eles deviam ser os primeiros a sentir-se no direito de poder fazer o mesmo que os hetero. Terem os mesmos direitos. São julgados e condenados por tanta gente por não serem capazes de amar pessoas do sexo oposto, que seria de pensar que fossem os primeiros a querer igualdade para todos, a rejeitar o preconceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me choca a opinião deles. E acho que muitas pessoas pensam, de forma errada, que todos os homossexuais são a favor do casamento gay e da adopção quando muitos não são. Muitos pensam como a dupla de estilistas. E são opiniões.

      Aquilo que está errado é a forma como expressaram a sua maneira de pensar ao dizer que são sintéticas. Se bem que chamar bebé proveta também não é muito bonito. Em ambos os casos parece existir um desejo de separar as crianças das restantes.

      Eliminar
  12. Na realidade surpreende-me que pessoas que são obrigadas a trilhar caminhos diferentes, se coloquem por detrás do conceito de "família tradicional" e de que "há coisas que não devem ser alteradas". Mas ter um filho e amá-lo é alterar o quê, relativamente ao que deveria ser regra?

    A forma como foi concebido e de quem recebe amor coloca em questão se vale a pena a existência da criança? Tal noção é, para dizer o mínimo, extraordinária(mente estranha)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que acho mais estranho é terem chamado sintéticas às crianças. De resto é uma mera opinião que certamente será partilhada por milhões de pessoas. E vale o que vale. Não é mais do que uma opinião.

      Eliminar
    2. Penso que falamos da mesma coisa. Adjectivar crianças de carne e osso de "sintéticas" porque decorrem de fertilização in vitro tem por base o mesmo pensamento que os faz achar que o casamento entre duas pessoas não deve acontecer só porque têm o mesmo sexo: a aversão ao que não é tradicional. Tradicional, sublinho, porque natural/biológico é. As crianças são resultado da junção de óvulos e espermatozóides e desenvolvem-se num útero. E os gays, tanto quanto sei, são da espécie humana também.

      Crianças "sintéticas", geralmente tão bem cuidadas e felizes por terem sido tão desejadas, não afectam a sociedade negativamente. O casamento de um casal gay versus o seu namoro eterno também não afecta ninguém senão o casal. Então, o que gerou os comentários feitos a uma situação da vida particular de outros? Acho que o problema não são as crianças "proveta", o problema são o facto deles serem gays: querem tanto ser aceites que (inconscientemente) estão dispostos a anular-se para terem mais credibilidade aos olhos daqueles que tentam anulá-los. Sem querer armar-me em psicóloga: têm um sério problema de auto-rejeição por resolver.

      Eliminar
    3. Conheço vários homossexuais que são contra o casamento e adopção. Os motivos deste modo de pensar dava pano para mangas.

      Eliminar
  13. P.S.: Passou-me ao lado o boicote aos senhores... não é propriamente novo este conceito de "Fogueira, já!" de gente supostamente civilizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ser a solução para tudo. Vamos boicotar todos os que pensam de forma diferente de nós.

      Eliminar
  14. Tens tanta razão. Em muitas coisas, as pessoas têm memória de peixe.

    ResponderEliminar