Chama-se Jenn. É uma jovem natural da Argentina, assume-se como chef e YouTuber e é gira que se farta. Esta jovem está a ser notícia, apesar de o seu sucesso ainda ser considerado modesto, pela criação do seu canal de vídeos A Fuego Máximo. Neste canal Jenn partilha os vídeos das suas receitas. Existe um pequeno detalhe. Jenn recorre à sua sensualidade e brinca com a mesma nos vídeos das receitas. Apesar de cozinhar apenas de cuecas, Jenn não aparece totalmente nua. Em vez disso, brinca com os ingredientes e utensílios que utiliza e que acabam por cobrir o seu corpo.
Jenn recorre à sua sensualidade e às brincadeiras em torno do seu corpo para ensinar os homens a cozinhar. Haverá quem ache que se trata de uma estupidez. De uma ideia parva que apenas sexualiza a mulher. No sítio onde encontrei o vídeo não existiam muitos comentários que defendessem essa opinião. Muitos diziam que é algo natural na Argentina. Outros brincavam com o corpo de Jenn. Mas praticamente ninguém criticava Jenn pela opção escolhida. Algo que não acontece em todos os sítios onde os vídeos estão a ser partilhados. Acrescento que Jenn já fez saber que grava os vídeos diversas vezes de modo a que não exista nudez nos mesmos.
Pessoalmente não considero que a opção de Jenn faça da mulher algo que não é. Que faça de si um mero objecto sexual. Tal como os míticos anúncios da Coca-Cola Light e as famosas 4h30 não sexualizam o homem. É apenas uma opção e uma adaptação muito mais ligeira de um outro fenómeno que são as naked news. Neste caso serviu o propósito de Jenn que já é vista como a chef mais sexy do mundo, sendo igualmente apontada como o próximo furor mundial do mundo virtual. Até ao momento existem três receitas. Partilho aqui a primeira: salchichitas envueltas.
Como em tudo na vida, há que apoie Jenn e há quem critique a chef por cozinhar apenas de lingerie. Até ao momento, são mais os apoiantes do que aqueles que criticam a jovem argentina. Ficam as questões: esta opção faz da mulher (neste caso Jenn) um objecto meramente sexual? Será Jenn uma mulher inferior por recorrer à sensualidade para promover as suas receitas?
É uma maneira completamente diferente de mostrar receitas mas não acho que seja nada de outro mundo. Ela acaba por tapar o que tem despido. Pessoalmente eu não teria coragem para fazer vídeos assim mas também pode ser da cultura deles e as mulheres podem realmente cozinhar assim.
ResponderEliminarNo meio disto tudo, só sei que foi experimentar essa receita!!
Acho que muitos homens vão experimentar :)
EliminarChamar "receita" a estas salchichitas envueltas parece-me boa vontade :)
ResponderEliminarDizer que a Jenn é uma mulher inferior também me parece agressivo e despropositado.
Digamos apenas que não faria o que ela faz. Incomoda-me pensar nos tarados que a vêem. Mas ela está numa missão ("sobrevivência masculina na cozinha") e está a levá-la muito... a peito.
Assumindo que o nível de dificuldade (e de saúde) associado às receitas não varia muito, parece-me que esta foi a forma mais eficiente de passar do anonimato para a ribalta do youtube. Na minha forma de observar o fenómeno, a Jenn está claramente de olho numa oportunidade profissional diferente daquela que a cozinha lhe pode proporcionar. E dadas as proporções da menina, é bem possível que resulte :)
(Tantas vezes gravou o vídeo e esqueceu-se de editar os primeiros segundos do primeiro minuto. Que chatice!)
Acho que a ideia é que sejam receitas rápidas e práticas. E acho que a cozinha, segundo a própria, nem é o seu forte. Mas é boa vontade :)
EliminarIsso dos tarados existe em todo o lado e acredito que tenha sido algo ponderado por ela. É uma missão que leva a peito, sem dúvida :)
Acredito que caso o sucesso continue a subir irá ter uma proposta profissional em breve. Acredito também que seja o seu objectivo.
O que me escapou no vídeo? ;)
Ninguém faz de si um objeto sexual e ninguém é inferior por usar o seu corpo para promover o seu trabalho. Nem as prostitutas.
ResponderEliminarEu acho que existem pessoas que fazem de si objectos sexuais e já deixei a minha opinião num outro texto. Por exemplo uma pessoa (homem ou mulher) que aceita o papel de amante sabendo que apenas e só é procurada para sexo e que nunca irá passar disso está a aceitar ser um "objecto sexual". Esta é a minha opinião.
EliminarMas nem é isso que está em causa. Tem a ver com algumas críticas. Daí a pergunta.
Já pensou que essa pessoa (a que aceita papel de amante) também pode procurar só sexo? O facto de haver uma relação só com sexo não faz das pessoas objetos. Quanto muito faz delas seres sexuais.
EliminarNunca vi o programa. Mas pelo post, acho que o objectivo da pequena não é o de ensinar os homens a cozinhar, mas de se mostrar quase como veio ao mundo, erotizando o programa que apresenta. Existe uma óbvia sexualização da pessoa da cozinheira, que a transforma, sim, num objecto sexual. Nas nossas televisões, há uns anos atrás, também passavam umas meninas que se despiam a apresentar a meteorologia. Vai tudo dar ao mesmo.
EliminarAnónimo 13h22.
EliminarAceito isso mas no cenário que mencionei a pessoa é procurada. Submete-se a isso sem ter o poder de procurar. Só serve para ser procurada. E conheço diversas pessoas assim.
Anónimo 16h05
Acho que é mais do mesmo. Pessoa que recorre aos atributos físicos para ter destaque. É um rumo que não diminui a pessoa.
Lembro-me ha anos que a metereologia era apresentada por uma rapariga despida. É a tal coisa, os homens não viam nada o tempo...nem, neste caso, as receitas desta rapariga.
ResponderEliminarO mesmo se passaria se fosse um homem, despido, a apresentar uma receita. se calhar eu não iria prestar atenção á receita...sei lá.
Mas isto cada qual sabe de si.
Também tivemos o Nutícias na Sic Radical. É mais do mesmo.
EliminarAinda não tinha visto, mas acho o conceito interessante e diferente do que já foi feito.
ResponderEliminarÉ um caminho que deverá dar frutos em breve.
EliminarDiscordo contigo.
ResponderEliminarEm primeiro lugar,ela expôs-se a pedido de um amigo e não por vontade própria;em segundo ela está nua sim,com a diferença que cobre o peito;em terceiro lugar,aquilo é só pele e ossos,existem corpos muito melhores que não têm este destaque monumental e para terminar,sim ela prestou-se a um papel de objecto pois,os vídeos são destinados ao público masculino.
Eu odeio esta época em que mulheres libertinas se fazem de vítimas:por mim o respeito é só para quem merece e não para quem quer.
É verdade que a nudez,mediocridade e parvoíces dão milhares de visualizações (e rende bastante,caso seja um trabalho) que de outra forma é impossível alguém conseguir ser famoso mas agora ela é pelo corpo (e imagem) e não pelas receitas de culinária.
O teu post está muito mal-esclarecido,vago e falta argumentos válidos!!!
Ela não o fez a pedido do amigo. O amigo sugeriu. Ela gostou e fez porque queria, não porque lhe foi pedido. Usa a cozinha do amigo por ser bonita mas creio que deseja fazer noutro sítio.
EliminarAquilo que para ti é pele e ossos, para mim é um corpo sensual. Mas isto depende sempre do gosto de cada um.
Acho que ela podia ser muito mais sensual do que é. E as visualizações seriam ainda maiores. Não creio que seja menos mulher por isso. Mas haverá quem, como é o teu caso, entenda que é um erro.
Lamento a falta de argumentos. Tentarei ser melhor na próxima vez.
Recordo-me de idêntica polémica aquando da cena do filme Working Girl [1988], em que Melanie Griffith aspirava só de cuecas, get a live people, só vê quem quer!
ResponderEliminarTudo o que envolve beleza e sensualidade toca nos cotovelos de muitas pessoas. Sobretudo quando existe sucesso.
EliminarPois eu acho que um soutien mudava tudo.
ResponderEliminarPara melhor ou pior?
EliminarPara melhor. Pink :)
EliminarShame on you! Deste cabo da conta da moça. A conta foi encerrada eheheheh
ResponderEliminarohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
EliminarO vídeo não está disponível.
ResponderEliminarParece que fechou a conta.
Eliminar