À-vontade é ter total acesso à casa de alguém. À-vontadinha é ir ao frigorífico e tirar uma cerveja sem pedir autorização.
À-vontade é estar refastelado no sofá de outra pessoa a ver televisão. À-vontadinha é estar refastelado no sofá de outra pessoa, pegar no comando e mudar de canal quando o dono da casa está a ver algo.
À-vontade é estar com o grupo de amigos de outra pessoa. À-vontadinha é fazer piadas sobre eles apesar de não existir um grande relacionamento.
À-vontade é ter acesso à mão e ao pulso de alguém. À-vontadinha é levar o braço sem pedir autorização.
Podia passar horas com exemplos que separam o à-vontade do à-vontadinha, algo que muitas pessoas parecem desconhecer. A confiança conquista-se e, por norma, exige mais do que meia dúzia de segundos para estar conquistada. Primeiro conquista-se a pessoa. Depois, o à-vontade e só muito tempo depois é que vem o à-vontadinha. Confundir estes conceitos (ou acreditar que é tudo a mesma coisa) é meio caminho andado para nunca ter a confiança de determinadas pessoas. Tal como é errado pensar que se conhece tudo sobre alguém apenas porque se teve acesso ao domínio do à-vontade.
Detesto esses à-vontadinhas que não são mais que abusos..irritam-me e tiram-me do sério. E pq estou à vontade, desejho, BFsemana. Espero não ser um abuso.
ResponderEliminarÉ isso mesmo, um abuso. Boa semana :)
EliminarAdorei os exemplos. Posso acrescentar? À vontade é vir aqui dar-te os bons dias. À vontadinha era vir aqui perguntar-te a quem te referias ontem com aquele post do radialista que me deixou a pensar de quem estarias a falar e sobre o qual não cheguei a conclusão nenhuma... Mas isso era se eu estivesse à vontadinha. Como não é o caso, escusas de responder :-). Bom dia! :-)
ResponderEliminarAí está um bom exemplo. Porque se quisesse que aquilo fosse debatido aqui, estaria aqui e não no meu facebook pessoal :) Boa semana.
EliminarNão podia concordar mais :)
ResponderEliminarBeijinhos
Z.
As pessoas misturam as coisas.
EliminarBeijos
Olá :)
ResponderEliminarSubscrevo na totalidade, e nem tenho nada de valor a acrescentar, pois já disseste tudo! No entanto, digo-te que tenho gostado de te conhecer através das tuas opiniões, dos teus textos, revejo-me em muito, e só por pertenceres ao grupo de pessoas que sabe distinguir o "à-vontade" do "à-vontadinha", upa upa, já subiste mais dois ou três degraus na minha "consideração". :)
Obrigado :)
EliminarAdorei este post! É que não diria melhor. Vou mostrá-lo a algumas pessoas que eu cá sei.
ResponderEliminarhttp://simplesenice.blogs.sapo.pt/
Espero que seja útil :)
EliminarTens toda a razão, e muito vezes as pessoas fazem que não entendem a diferença, e abusam...
ResponderEliminarAs pessoas acham que é tudo o mesmo.
EliminarÀ vontade é eu estar em casa da minha melhor amiga, para passar 2, 3 dias. À vontadinha é acordar a meio da noite e acordá-la só para lhe informar que tenho fome e vou assaltar-lhe o frigorifico... E vamos as duas :D
ResponderEliminar(sim, há uma diferença gigante entre à vontades e vontadinhas com amigos ou simples conhecidos amigos de amigos)
É isso mesmo :)
EliminarNunca se deve confundir amizade com confiança... ser polido e educado é uma + valia nestes casos.
ResponderEliminarPenso dessa maneira.
EliminarConcordo plenamente.
ResponderEliminarÉ bom sinal :)
EliminarÀ-vontadinha é coisa a que não acho grande piada. Gosto que se comportem, sobretudo na minha casa, como me comporto na casa dos outros. Gosto que as pessoas se sintam à vontade e adoro receber amigos... mas existem limites que têm de ser respeitados.
ResponderEliminarMas que muitas pessoas ignoram...
EliminarConcordo! E muitas vezes o à-vontadinha roça a má educação.
ResponderEliminarRoça mesmo!
EliminarConcordo contigo. Acho que quem fica logo à vontadinha padece de muita falta de educação. Sou uma pessoa extrovertida, que cria laços com facilidade...até porque falo muito :-) No entanto...não passo confiança facilmente, sou mais do género que observa antes de começar a dar uma unha (porque para dar o braço...demora). Mesmo com quem me é mais próximo...não sou capaz de ter assim algumas destas atitudes à vontadinha...é preciso saber estar e não abusar.
ResponderEliminarhttp://thelusofrenchie.blogspot.pt
É uma simples questão de respeito.
EliminarSem qualquer dúvida.
ResponderEliminarÉ algo que me incomoda, porque eu não faço isso em casa das pessoas, mesmo que sejam minhas amigas.
As pessoas têm de conhecer os seus limites.
EliminarJá dizia o outro : 'à vontade, não é à vontadinha' :))))
ResponderEliminarPois é :)
Eliminar