Portugal
passou a ser um paraíso. Do nada, o ordenado mínimo passou para o dobro. O
desemprego desapareceu. Os trabalhadores viram os seus ordenados aumentados. As
dívidas das famílias portuguesas foram perdoadas. Oferecem-se casas a quem não
as tem. Os empresários que recorrem a esquemas para lixar a vida aos trabalhadores passaram a ser honestos. A crise económica não vai além de Espanha. É tudo perfeito e todas as
pessoas desejam viver em Portugal.
O nosso país
passou a ser perfeito. E o motivo é simples. José Sócrates foi detido e passou
já três noites encarcerado. Até porque, pela reacção das pessoas, o antigo
primeiro-ministro é o culpado de todos os males que existem, existiram e hão-de
existir em Portugal. Há até quem garanta que os erros cometidos na época das descobertas tiveram o dedo de José Sócrates, o demo em forma de homem que
destruiu Portugal. E isto porque José Sócrates foi o primeiro e único político
que cometeu erros em Portugal.
“Abanam-se”
cachecóis, “buzina-se” rua fora, “aplaude-se” a mediática detenção. E tudo se
esquece. Os vistos gold passam a ser uma coisa que se ganha quando se joga
Monopólio. A legionella não é mais do que uma palavra que dá uns bons pontos no
Scrabble, havendo sempre alguém que questiona até que seja uma palavra verdadeira. O
escândalo dos submarinos passou a ser o título de uma qualquer novela a estrear
em breve num qualquer canal. De resto, tudo vai bem. Isto é o paraíso. A nossa
Justiça é perfeita. E tudo isto porque José Sócrates está detido.
O antigo
primeiro-ministro está detido para interrogatório. É tão simples quanto isto.
De resto, não percebo os “festejos” em torno deste facto. Se realmente cometeu
fraude fiscal, se foi corrupto e se branqueou capitais tem de pagar por isso. Agora,
não deixo que me atirem areia para os olhos quando me tentam vender a ideia de
que tudo está perfeito com esta detenção e que a corrupção passou a ser algo
inexistente em Portugal porque todo o mal só existe neste homem.
Vou
continuar a receber mensagens de diversas empresas a alertarem-me para o
aproximar da data de pagamento de um qualquer serviço, parecendo que não desejo
pagar. Se, por acaso, falhar uma dessas datas vou ser tratado como um bandido e
um ladrão até regularizar o pagamento, entre muitas outras situações. Em
paralelo, vão continuar a existir tachos aqui e ali. Vão continuar a existir
políticos envolvidos em escândalos (porque será que têm quase todos receio de falar
de peito aberto sobre a detenção?) e a enriquecer à custa do povo e de esquemas duvidosos sem que nada
lhes aconteça.
Daqui a um
tempo, e independentemente do que venha a acontecer, ninguém vai falar de José
Sócrates. Tal como já ninguém fala do ébola, da "assustadora" legionella, dos
vistos gold e muito menos da subvenção
vitalícia de alguns ex-políticos (algo a que José Sócrates tem
direito mas que nunca solicitou). Esta detenção não é mais do que um pequeno sinal
de que nem toda a gente dorme em Portugal. Mas não faz do nosso país um
paraíso. Porque continua a existir muita merda. Ficava feliz se José Sócrates
tivesse, já a partir de hoje, a companhia de muitos outros governantes e ex-governantes e de um vasto leque de empresários que enriquecem a desgraçar vidas. Aí sim, andaria feliz da
vida e a pensar que o futuro seria melhor. Agora, não contem comigo para festejar tanto por tão pouco.
Sim... porque e legionela foi culpa do governo, isso, e o vírus ébola também...
ResponderEliminarTalvez as pessoas andem felizes porque ele é um hipócrita, vai para a televisão falar de fraudes (dos outros) quando ele próprio é uma fraude. Eu fiquei feliz! Que preso por muitos anos e devolva o que nos roubou.
Aparentemente foi tudo culpa do Sócrates. Eu fico feliz pelo funcionamento da justiça e deve pagar pelos erros. Mas não me esqueço dos outros. Porque o mal não é todo dele. É só isso que não compreendo.
EliminarJá vi que somos do PS, hein?
ResponderEliminarNão se trata de a crise ter acabado. Há muito, muito, infelizmente por fazer. Mas esta prisão foi um passo no sentido da justiça. E bem grande.
Somos? Não tenho partido.
EliminarEsta detenção (para inquérito pois até pode não dar em nada) é sinal de que existem pessoas atentas. Mas não me esqueço dos outros casos todos de pessoas que me vão aos bolsos. E é por isso que não alinho numa festa como se tudo estivesse bem em Portugal.
Eu ponho a coisa desta maneira. se te sair o euromilhões numa semana "regular" vais festejar ou lamentar que não tenha sido numa semana de jackpot? Um bocado exagerado mas, assim rapidamente, acho que transmite a ideia do que penso.
ResponderEliminarVou festejar moderadamente. Não vou festejar como se passasse a ser o salvador do mundo que vai acabar com todos os problemas.
EliminarHá uns anos (estava o Sócrates no governo) numa notícia sobre uma doença hereditária, sem cura, alguém comentou que a culpa era do Sócrates. Agora que ele está detido a doença será certamente irradiada do país (ou então não...).
ResponderEliminarQuanto ao resto, estou cansada de ser conduzida pelos jornais. Antes a legionella que isto da política já cheira mal.
Entra-se no exagero desnecessário.
EliminarConcordo completamente! Ele é apenas uma gota nesse oceano de vigaristas. Ainda há tanto a fazer para que Portugal venha ser um paraíso. O desemprego, a falta de bens de 1º necessidade grassa por esse país fora e não é por um pequeno foco de incêndio ter sido apagado (ou não) que podemos esquecer tudo o resto que continua a arder).
ResponderEliminarBom dia
Era muito bom se isto fosse o sinal de que os tais focos vão ser exterminados. Aí sim, era momento para festejar loucamente.
EliminarBom dia!
Sempre houve Legionella. Adiante.
ResponderEliminarNão sei se houve cabala, ou má fé no timing, mas tenho a certeza de que mais destes virão à tona até Outubro, a começar pelo dossier que submerge.
O facto do senhor que tratava das transferências bancárias estar em maus lençóis também pode ajudar a dissipar o nevoeiro.
Já agora, muita da culpa é dos amiguinhos da CS. Foi uma overdose de Socrates. Que é importante, sem dúvida, mas acho que haverá vida para lá de. Mas é a "informação" do século XXI, carago.
Acho que existem detalhes em tudo isto que têm como objectivo humilhar o homem. E isto é apenas a minha opinião. Se errou, tem de pagar pelos erros. Mas tem ele e têm os outros todos que assobiam para o lado como se fossem santos. É por isso que não entro em festejos eufóricos. Até porque isto pode vir a ser uma montanha que pariu um rato.
EliminarConcordo com o que escreve. Do Duarte Lima tb ninguém fala e o caso escandaloso dos submarinos a culpa neste país morre solteira, porque na Alemanha funcionou e foram condenados e aqui continuamos com este circo agora parece que arranjaram um entretém para os fins de semana!
ResponderEliminarOs submarinos são um caso evidente. E será que alguém sabe o impacto que têm as subvenções vitalícias no país? As pessoas esquecem tudo porque mostramos que temos coragem de prender um antigo primeiro-ministro.
EliminarAs subvenções afinal não vão regressar. Por enquanto. Mas a senhora (Isabel Moreira) do PS, defensora das minorias, já prometeu levar o caso ao TC.
EliminarMas isto tem tudo a ver com a cobertura. É a esmifrar o assunto. E a puxar, sempre que possível, para o sentimento. Factos? Eh lá, somos jornalistas, mas convém não abusar.
O mais triste? É que o Socratesgaste é, como tudo por cá, um prós e contras.
Vamos ver no que dá. E depois dará para uma melhor análise.
EliminarAntes do Sócrates já o outro senhor dizia que o País estava de tanga. Não sou PSD não sou PS mas fico contente por finalmente estarem a ser descobertas estas falcatruas todas! Pq a confirmar-se as acusações feitas a esse senhor, que dizem q é engenheiro com exames ao Domingo, parece que afinal quem joga ao Monopólio era esse ser!
ResponderEliminarPor isso... viva à Justiça por encontrar as falcatruas do BES e do Saco azul da Felgueiras e do apito dourado e do Isaltino e dos Vistos Gold and soooooooooooooo on!
Mais ainda! O desemprego nao desceu! Portugal sabe isso e já foi falado várias vezes nos media. A taxa de desemprego desceu virtualmente pq: a- refere-se ao trimestre de Verão, altura em que há mais empregos sazonais disponíveis; b- há mais formações do iefp. Quando se está em formação não se consta dos desempregados no IEFP.
Bjs
Como já referi, isto pode não dar em nada. E se isso acontecer, acho que esgotam as caixas de lenços. É bom que se investigue. Mas era mesmo bom se fossem todos investigados. Porque existem muitos que deviam estar no mesmo lugar dele. É só esse o meu ponto de vista.
EliminarBeijos
Concordo que estamos muito, muito, muito, muito longe de chegarmos a um ponto mais aceitável no meio da bagunça instalada - própria de "jovens" democracias saídas de regimes autoritários.
ResponderEliminarTambém sou das que acha que as notícias de hoje, amanhã são completamente ignoradas, porque surge outro qualquer escândalo e há que alimentar a máquina.
Contudo, lamento discordar, sou das que acha que esta detenção (como a condenação do Vara há uns tempos e o Ricardo Salgado) é um passo no bom caminho. E não, não se esquece de um dia para o outro tudo o resto. Mas, porque sou uma optimista, fico a achar que talvez comecemos, verdadeiramente, a não distinguir entre "protegidos", os "impunes" e o resto das pessoas. Haja esperança!
O homem está a ser interrogado, não mais do que isto, apesar de ter sido condenado na praça pública. Se errou, deve pagar por isso e é sinal de que a Justiça ainda funciona. Mas onde está a mesma justiça no caso dos submarinos e em tantos outros?
EliminarEu estou contente com este passo mas não o vejo como a solução de todos os problemas em Portugal.
Concordo! Continuo a achar um absurdo na alemanha terem condenado os suspeitos por corrupção e, em Portugal, no mesmo assunto (os submarinos), não passa nada. O que é, no mínimo, escandaloso!
EliminarPor isso, fico um pouco mais esperançada por ver, nos últimos tempos, algo a mudar. E fico a achar que talvez já não haja excepções. Quero acreditar nisso. Se na política já não acredito, quero, pelo menos, acreditar no nosso poder judicial - mesmo com falhas (exemplo a destruição de escutas e outras coisas que tais).
E não acho que, de um dia para o outro, tudo se vai resolver. Não tenho essa ilusão. Mas quero acreditar que ainda há esperança e que isto não é a república do roubo e corrupção sem punição!
Quero acreditar na Justiça e espero que seja o ponto de partida para apanhar muitos intocáveis.
EliminarNem mais! Não podia ter escrito melhor, este país "come" pelos olhos e esquece muito depressa, e a comunicação social, ou a forma como opera, é 90% culpada disso mesmo. As pessoas querem saber da notícia que está no auge hoje, que amanhã já é notícia velha e que daqui a uma semana ninguém se lembra que existiu. É triste a merda de país em que vivemos.
ResponderEliminarAcho que se entra num exagero. Acho que já vi o Sócrates passar de carro 23484047891237891273891273912739827 vezes.
EliminarO que se passou com o Sócrates é inédito no nosso país, e gostava de acreditar que será apenas a pontinha do iceberg e que casos como o dos submarinos, do BES, dos vistos gold, entre tantos outros, fossem investigados até ao tutano. Que se apurem responsabilidades e que se punam os culpados!
ResponderEliminarMas uma coisa é certa... Toda esta situação tem o seu quê de estranho... Toda a comunicação social já sabia (ou será que passam os dias todos no aeroporto a ver quem chega? lol)... E numa altura em que os vistos gold eram o tema central... Hum, o timing é no mínimo estranho... Digo eu...
A verdade é que nada acredito nos políticos e já pouco acredito em grande parte da comunicação social...
Também quero acreditar nisso. As pessoas são informadas e a SIC sabia da detenção. Só isso explica o vídeo dele a passar no carro numa zona onde não é normal passar.
Eliminar