12.4.17

estás grávida? ou gorda?

Existe uma situação que pode dar origem a um momento constrangedor. É aquele momento em que alguém está próximo de uma mulher que aparenta estar grávida. E a quem se dá os parabéns pela gravidez. Mas... na realidade a pessoa está apenas com peso a mais. Confesso que nunca me aconteceu isto mas conheço pessoas que já passaram por esta situação. Até posso partilhar um episódio protagonizado por um amigo jornalista.

Este amigo ligou a uma actriz para lhe perguntar se estava grávida. Isto porque fotos recentes davam a entender que poderia estar. Lá fez o telefonema e tudo descambou quando percebeu que a mulher em questão estava na realidade com peso a mais do que é habitual em si. Ela não gostou da pergunta e a situação só não foi mais estranha porque estavam ao telefone. Presencialmente teria sido bem pior.

Tal como conheço esta história, muitas pessoas certamente conhecem outras. Ou já protagonizaram algo semelhante. E isto não tem nada de errado. A pessoa não sabe e pode ser induzida em erro. Até porque nem todas as barrigas de grávida são iguais. Tal como nem todas as barrigas de quem tem excesso de peso são iguais. Mas uma coisa é isto acontecer ocasionalmente na vida de alguém. Outra coisa, já a fugir para o ridículo, é transformar isto num programa de televisão.

É verdade! Na Holanda estreou um programa que está a destacar-se pela polémica. Um dos jogos deste programa passa por ter mulheres a rodar numa plataforma giratória. E os concorrentes, homens, têm de adivinhar se as mulheres estão grávidas ou apenas gordas. Noutro dos jogos, olham fixamente (e de muito perto) para as mamas de mulheres, tentando adivinhar se são verdadeiras ou falsas. Estes são apenas dois exemplos dos jogos do concurso.

Quanto ao programa, pouco pode ser dito. Sendo que existe um ponto que nunca deve ser ignorado: só vê quem quer. Mas aquilo que mais me intriga, além da falta de qualidade dos conteúdos, é o motivo pelo qual mulheres se prestam a isto. Qual é a mulher que se presta a uma figura que passa por ser ridicularizada por homens num programa de televisão.

Ficar ali à espera que opinem. Que digam, entre gargalhadas, se está grávida ou apenas gorda. Que fiquem ali à espera que eles adivinhem se as mamas são naturais ou se têm implantes mamários. Posso estar errado mas quero acreditar que o dinheiro que recebem – se é que isso acontece – não será assim tanto que justifique uma figura que é um passo dado na direcção errada aquela por que tantas mulheres lutaram, lutam e vão continuar a lutar.

2 comentários:

  1. E quando se passa por grávida sem estar gorda?!!
    Já me aconteceu. Numa fila de hipermercado em hora de ponta. Por causa de um vestido com decote "império".
    O operador de caixa estava identificado como estagiário, daí talvez​ o excesso de zelo. Mas o meu olhar, aquele olhar!, e os rosnidos que cuspi em tom gutural, devem tê-lo feito reconsiderar a profissão. Nunca mais o vi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas situações em que a pessoa fica com vontade de se enfiar num buraco :)

      Eliminar