30.6.15

lisbon south bay é tão ridículo como allgarve

Parece que o Arco Ribeirinho do Sul, um projecto de requalificação das antigas áreas industriais da Quimiparque (Barreiro), da Siderurgia (Seixal) e da Margueira (Almada) vai passar a chamar-se Lisbon South Bay. Parece que existe a ideia de criar uma marca forte e coesa ao mesmo tempo que se ambiciona a internacionalização da região. Ou seja, alguém pensou que ter este nome é suficiente para que potenciais investidores percebam imediatamente onde se situam os territórios.  

Já estou a imaginar o futuro. Basta dizer Lisbon South Bay e aparecem logo centenas de investidores internacionais que conhecem Almada, Seixal e Barreiro como ninguém. E daqui excluo os investidores chineses que já têm diversas lojas nestas zonas porque esses realmente conhecem a Margem Sul, perdão, a Lisbon South Bay. Acho absurdo que se deite para o lixo uma identidade acreditando que é a solução milagrosa para atrair investidores. 

Lisbon South Bay leva-me a recordar o não menos maravilhoso Allgarve. Outra brilhante aposta de marketing que durou cinco anos chegando depois à conclusão de que os ingleses não percebiam a piada que tentaram fazer. A brilhante estratégia de marketing que pretendia promover a zona (como se o Algarve necessitasse de promoção internacional) verificou-se um fiasco. 

Infelizmente, ainda existe a ideia de que só despertamos interesse internacional quando abdicamos da nossa identidade, como se isso nos aproximasse de alguém. Há muito que Portugal desperta interesse internacional. E não o consegue através da internacionalização dos nomes. É um mérito próprio com o bom que existe por cá. É assim no Norte, no Sul e em todo o lado. O tempo irá ditar o sucesso (ou não) desta Lisbon South Bay. 

10 comentários:

  1. Não entendo esta mania dos estrangeirismos. Portugal subjuga-se de tal forma perdendo a sua identidade. É um país dos mais bonitos do mundo, de uma riqueza paisagística única. Adoro o meu país e falo português! Sara Guelha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abdicamos de tudo a troco de nada. É pena que ainda se pense assim.

      Eliminar
  2. Qualquer dia arranjam um nome em inglês para a minha zona oeste... é aí que emigro

    ResponderEliminar
  3. Mais ridículo, impossível!
    Soa a ex-colónia britânica...
    Soa a mania de pobre...

    ResponderEliminar
  4. Faz parte das mentalidades que hoje em dia existem, mas é triste.

    ResponderEliminar