22.12.15

agora que já estava habituado à marsala

Dezembro caminha a passos largos para o final. 2016 está aí à porta e confesso que já estava habituado à cor marsala, eleita a cor do ano que está perto do seu final. E nada de dizer cor de vinho que isso pode dar direito a agressões e multas em determinados locais onde as cores são levadas muito a sério. Mas a verdade é que está na hora de dizer adeus à marsala. Mas o lugar não fica vazio pois aplica-se o ditado “rei morto, rei posto”.

A Pantone já fez saber quais as cores, porque são suas, que vão ocupar o lugar até então ocupado pela marsala. Aliás, é a primeira vez que existe duas cores como cores do ano. E o lugar tão desejado foi entregue à Rose Quartz e Serenity. Tal como aconteceu com marsala convém não dizer rosa claro nem azul claro. Para fazer um brilharete é dizer Rose Quartz e Serenity.

Esta dupla escolha está relacionada com o ano que agora termina que foi, de acordo com a Pantone, pautado por caos, conflitos, redes sociais e muita rapidez. Além disto estas cores simbólicas devem transmitir, mais uma vez de acordo com a autoridade mundial das cores, uma sensação de equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, igualdade e dualidade.

Não deixo de achar curioso (e inteligente) a escolha de duas cores com o objectivo de representar a igualdade de géneros. É uma aposta muito bem pensada. Por outro lado, custa-me acreditar que seria polémico eleger apenas uma destas cores. Mas, pensando bem, já vi grandes discussões por coisas tão “relevantes” como uma simples cor.

4 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido tal coisa, mas pronto, há de tudo.

    ResponderEliminar
  2. oh pá, eu daltónica, recuso-me a assumir qualquer cor, ofereci um casaco verde escuro a uma prima que ela adorou o tom castanho claro... É preciso dizer mais ?

    ResponderEliminar