28.11.16

lavandarias self service são uma boa opção?

Fiquei meio desconfiado quando comecei a ver as primeiras lavandarias self service espalhadas pelas ruas das zonas onde passo. E o meu olhar desconfiado estava relacionado com a utilidade de espaços destes. Isto porque sempre tive a ideia de que não temos a cultura de utilizar espaços destes. É apenas algo que vemos nos filmes ou quando visitamos outros países.

Por cá a maioria das casas, compradas ou arrendadas, estão equipadas com todas as máquinas. As duas casas que já arrendei com a minha mulher estavam totalmente equipadas. E todas as que vimos também estavam. Existia apenas uma, que me recorde, que estava para venda e que não tinha frigorífico. De resto tinha tudo. Tendo em conta esta realidade nacional imaginei que poucas pessoas acabariam por recorrer a um serviço ao qual não estão acostumados.

Até que chegou a altura de lavar um edredão. Numa altura em que o tempo não é o melhor para secar uma peça destas características. E a minha mulher sugeriu experimentar a lavandaria self service que existe perto da nossa casa – uma Vem e Lava - de modo a perceber se é uma opção a ter em conta futuramente. E o primeiro impacto foi logo positivo.

Um espaço simples e muito bem decorado. Duas máquinas – Miele Professional – com capacidade para oito quilos e uma para dezasseis. E três secadores, da mesma marca, com capacidade para dezasseis quilos. A decoração, que conta com espaço para dobrar roupa e cestos para uso dos clientes, tem ainda uma televisão e wifi gratuito. Utilizámos uma máquina das pequenas e a lavagem, já com detergente e amaciador (não são opcionais), ficou em 4,5 euros. Este valor pode descer com recurso a um cartão de cliente.

O edredão ficou a lavar e fomos fazer outras coisas. Faltava a secagem e bastou um ciclo de 15 minutos para que ficasse seco. E o preço foi 1,5 euros. Posto isto, é impossível não ficar fã do serviço. Saliento também que nunca estivemos sozinhos no espaço. Estiveram clientes a lavar roupa e muitos a secar. A ideia com que fiquei é que muita gente recorre à secagem. E faz todo o sentido. O preço é muito reduzido e é uma excelente opção para secar roupa no Inverno. Para todos mas principalmente para quem tem crianças ou deseja secar peças como cobertores ou edredões.

Olhava de soslaio para este tipo de serviços mas bastou uma utilização para ficar rendido às lavandarias self service. É uma opção económica e óptima em diversas situações. Acredito que muitas pessoas pensem como pensava, acreditando que se trata de um serviço ao qual poucas pessoas vão aderir. Estava errado. Agora defendo que é daqueles serviços em que uma utilização faz do cliente fã.

4 comentários:

  1. Tal como tu também não via grande utilidade nisso até abrirem duas lojas do género aqui na zona. Falando por mim, dá mto jeito quando temos grandes quantidades de roupa secar, ainda para mais para quem tem miúdos em casa.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tenho um cartão de cliente! E sabes que grande parte da roupa sai da máquina sem vincos e dobro-a logo, evitando os encontros imediatos de 3º grau com o ferro de engomar!

    ResponderEliminar