Trata-se de uma das mais famosas vitaminas do mundo. Até porque a vitamina C é um dos mais populares estimuladores do sistema imunitário. O que faz com que muitas pessoas abusem desta substância nesta altura do ano. Ainda assim, são necessários alguns cuidados com o consumo excessivo de vitamina C. Principalmente quando é tomada como suplemento. O que faz com que a recomendação seja que a ingestão passe pelos alimentos. Neste caso, a overdose apresenta um risco praticamente inexistente. Fica agora a conhecer os riscos de um consumo excessivo de vitamina C.
1 – Problemas digestivos
De acordo com um artigo publicado na Eat This, Not That!, a dificuldade na digestão é um dos principais sintomas do consumo excessivo de vitamina C. Quando abusas do suplemento é normal que tenhas diarreia, náuseas e, ocasionalmente, refluxo.
2 – Pedras nos rins
Refere o mesmo artigo que, com o passar do tempo, poderás desenvolver pedras nos rins. Algo que está associado ao aumento dos níveis de oxalato na urina.
3 – Problemas no coração, fígado, tiroide, pâncreas e sistema nervoso central
A publicação salienta ainda que a vitamina C leva ao aumento da absorção de ferro. Se abusares, irás dar origem a um grande aumento de ferro. Esta situação poderá dar origem a graves problemas no coração, fígado, tiroide, pâncreas e sistema nervoso central.
Sem comentários:
Enviar um comentário