13.11.19

isto é o melhor que um casal pode fazer depois de discutir (e esquece o sexo)

É um cenário comum nos filmes e até posso dizer que é uma espécie de mito das relações. Refiro-me ao sexo de reconciliação. Há quem diga que é o melhor de todos e que é aquilo que os casais melhor podem fazer depois de uma discussão. Até que entra a ciência em campo e acaba com esta ideia por completo.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos da América, o melhor que um casal pode fazer depois de uma discussão é dar um abraço. Este é o resultado de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Carnegie Mellon University, situada nos Estados Unidos da América, que contou com 400 pessoas. A conclusão foi a de que aqueles que abraçaram a pessoa com que discutiram eram os que menos tendiam a ter sentimentos negativos nas horas seguinte. Bem como nos dias após o desentendimento.

Os investigadores acreditam que a resposta está no toque humano. Mais concretamente por ter um efeito calmante. “Um dos principais benefícios do bem-estar que o abraço traz é apaziguar as consequências do stress psicológico”, explica Michael Murphy, médico da Carnegie Mellon University. “Discussões repetitivas ou severas podem ajudar no crescimento da ansiedade, da paranóia, da solidão e depressão. Se isso se acumula, pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma doença psiquiátrica e, inclusive, tenha ideias suicidas”, avisa.

Além dos abraços, existe outro gesto a destacar. As pessoas que ficaram de mãos dadas depois de uma discussão também revelaram mais emoções positivas nas horas e dias seguintes. Por isso, já sabes o que fazer quando passares por momentos destes.

2 comentários: