5.4.18

afinal, não faz mal acordar todos os dias antes de 6 da manhã

05h45. Esta é a hora a que o despertador toca. Até porque começo a trabalhar às 8 da manhã. Quando digo às pessoas que acordo a esta hora, ficam "malucas". Dizem que não eram capazes, entre muitas outras coisas. Mas parece que sou eu que estou bem. E quem o diz é a ciência, que estudou um grupo de CEOs, chegando à conclusão de que 90% deles acordam antes das seis da manhã. E pelos mais variados motivos.

1# Sentem que têm controlo da vida
A tentação de ficar na cama é enorme. Tomar a decisão de sair do quentinho faz com que a pessoa sinta que está a controlar a vida.

2# Mais tempo para praticar exercício físico
Muitas pessoas pensam, de forma errada, que praticar desporto logo pela manhã é cansativo. Quando é algo que dá energia para o resto do dia. Acordar cedo permite treinar antes de iniciar a o trabalho.

3# Adeus stress matinal
Quando saímos da cama com o tempo contado, cada minuto que perdemos é uma dor de cabeça. É o trânsito, é a fila nos transportes, é tudo e mais alguma coisa. Acordar mais cedo acaba com este desnecessário stress matinal.

4# Comes melhor
Mais uma vez, se não estás com pressa, tiras maior prazer de tudo. Até de um melhor pequeno-almoço, que é a refeição mais importante do dia.

5# Momentos de silêncio
Acordar antes da maioria das pessoas permite algo muito bom: apreciar momentos de silêncio. E que os vive sabe a importância que isso tem antes da loucura de mais um dia de trabalho.

6# A produtividade é maior
A ciência explica o último ponto. Quando acordamos mais cedo somos mais pro-activos e lidamos melhor com os problemas de trabalho. Ou seja, somos mais produtivos.

Depois de descobrir isto, olho de maneira diferente para a hora marcada no despertador.

4 comentários:

  1. As pessoas não eram capazes, se não tivesse que ser. Eu também não me considero pessoa com essas capacidades e, infelizmente, quando estou no turno da manhã, sou obrigada a levantar-me antes das 6. O que é um crime, diga-se de passagem. E discordo de todos os pontos :P

    1. Levantar-me da cama não me dá sensação nenhuma de controlo, antes pelo contrário, sinto que é uma obrigação horrorosa e que o meu horário não me dá alternativa.

    2. "Muitas pessoas pensam, de forma errada, que praticar desporto logo pela manhã é cansativo." Ah!! Nunca pratiquei desporto às 6 da manhã, deus me livre, mas já treinei de manhã e é cansativo, sim. Odeio. Não me dá energia alguma, só vontade de me atirar para o chão e não fazer mais nada o resto do dia!

    3. Stress matinal, para mim, é ter que sair da cama de madrugada. Que se lixem as filas, os transportes, tudo isso... cada minuto que posso ficar a mais na cama é ouro!

    4. Lamento informar e gostava mesmo de ser diferente, mas quando acordo a essa hora, não consigo tirar prazer de nada, principalmente, porque muitas vezes nem apetite tenho :(

    5. Ai, é o pior. O silêncio só torna a cama quentinha muito mais convidativa!

    6. Devo ser um fenómeno da ciência, então. No turno da manhã, sou completamente zombie no trabalho, a minha produtividade está sempre em altas é nos turnos da tarde e noite. Nunca no da manhã, sou incapaz de lidar seja com o que for até à hora de almoço (às 11, para mim)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso fico com energia quando vou ao ginásio bem cedo. E isso está provado ;)

      Eliminar
  2. Em Portugal confunde-se muito horários e produtividade quando uma coisa não se prende forçosamente com a outra. Cada pessoa têm o seu ritmo e os seus picos de energia em horários próprios. Mais, as pessoas fingem ficar mais horas no local de trabalho para fingir "produtividade". Ainda assim, nem sempre, e falo por experiência própria, chegar cedo quer dizer trabalhar bem.

    Os portugueses preocupam-se mais com os outros e seus horários do que com a sua própria gestão/produtividade. Não sei se concorda comigo, mas lidei muito tempo com pessoas assim no meu trabalho.

    Bruna Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que dizes inicialmente bate certo com o texto que fiz sobre as horas extra.

      Eliminar