6.4.18

como é que te chamas mesmo?

Não existe nada pior do que estar a falar com alguém que nos conhece, mas de quem nós não nos recordamos. Pior ainda se chega o momento em que a pessoa se quer certificar de que a conhecemos. Eis que chega o momento de ter que dizer o nome dessa pessoa, mas não nos ocorre nada. E agora? O que fazer? Arranjar forma de contornar o nome é sempre uma boa opção. Pode nem sempre resultar, mas é uma boa opção.

Mas ao que parece existe uma forma de ser fácil recordar o nome das pessoas com quem nos cruzamos. Bastam 3 passos para que o nome fique na nossa memória. O ponto de partida é prestar atenção à conversa com a pessoa. É imprescindível ouvir o que a pessoa está a dizer em vez de deixar a mente divagar por outros temas. Este é o primeiro passo.

Segue-se outro. Repetir o nome da pessoa em voz alta. Assim que a pessoa nos diz o nome, devemos repetir o mesmo em voz alta. Numa frase qualquer com contexto. Podes repetir mais vezes, mas não chegues ao ponto de estar sempre a dizer o nome da pessoa em todas as frases. Segue-se o passo final, mas não menos importante. Fazer uma associação com o nome da pessoa ou mesmo com alguma característica do rosto. Quer seja com um familiar, personagem de filme ou outra coisa qualquer. E assim acabam os momentos de dúvida que podem levar a embaraço.

2 comentários:

  1. O teu post é muito interessante, por acaso também já tinha pensado nisso e costumo utilizar um pequeno truque para isso, abordo a pessoa e confirmo um apelido inventado e ela dá-me o primeiro nome:

    - O teu apelido é Santos não é?

    Geralmente a pessoa acaba sempre por responder:

    - Não sou Santos, eu sou joana Rodrigues

    ResponderEliminar