05h45. Esta é a hora a que o despertador toca. Até porque começo a trabalhar às 8 da manhã. Quando digo às pessoas que acordo a esta hora, ficam "malucas". Dizem que não eram capazes, entre muitas outras coisas. Mas parece que sou eu que estou bem. E quem o diz é a ciência, que estudou um grupo de CEOs, chegando à conclusão de que 90% deles acordam antes das seis da manhã. E pelos mais variados motivos.
1# Sentem que têm controlo da vida
A tentação de ficar na cama é enorme. Tomar a decisão de sair do quentinho faz com que a pessoa sinta que está a controlar a vida.
2# Mais tempo para praticar exercício físico
Muitas pessoas pensam, de forma errada, que praticar desporto logo pela manhã é cansativo. Quando é algo que dá energia para o resto do dia. Acordar cedo permite treinar antes de iniciar a o trabalho.
3# Adeus stress matinal
Quando saímos da cama com o tempo contado, cada minuto que perdemos é uma dor de cabeça. É o trânsito, é a fila nos transportes, é tudo e mais alguma coisa. Acordar mais cedo acaba com este desnecessário stress matinal.
4# Comes melhor
Mais uma vez, se não estás com pressa, tiras maior prazer de tudo. Até de um melhor pequeno-almoço, que é a refeição mais importante do dia.
5# Momentos de silêncio
Acordar antes da maioria das pessoas permite algo muito bom: apreciar momentos de silêncio. E que os vive sabe a importância que isso tem antes da loucura de mais um dia de trabalho.
6# A produtividade é maior
A ciência explica o último ponto. Quando acordamos mais cedo somos mais pro-activos e lidamos melhor com os problemas de trabalho. Ou seja, somos mais produtivos.
Depois de descobrir isto, olho de maneira diferente para a hora marcada no despertador.
As pessoas não eram capazes, se não tivesse que ser. Eu também não me considero pessoa com essas capacidades e, infelizmente, quando estou no turno da manhã, sou obrigada a levantar-me antes das 6. O que é um crime, diga-se de passagem. E discordo de todos os pontos :P
ResponderEliminar1. Levantar-me da cama não me dá sensação nenhuma de controlo, antes pelo contrário, sinto que é uma obrigação horrorosa e que o meu horário não me dá alternativa.
2. "Muitas pessoas pensam, de forma errada, que praticar desporto logo pela manhã é cansativo." Ah!! Nunca pratiquei desporto às 6 da manhã, deus me livre, mas já treinei de manhã e é cansativo, sim. Odeio. Não me dá energia alguma, só vontade de me atirar para o chão e não fazer mais nada o resto do dia!
3. Stress matinal, para mim, é ter que sair da cama de madrugada. Que se lixem as filas, os transportes, tudo isso... cada minuto que posso ficar a mais na cama é ouro!
4. Lamento informar e gostava mesmo de ser diferente, mas quando acordo a essa hora, não consigo tirar prazer de nada, principalmente, porque muitas vezes nem apetite tenho :(
5. Ai, é o pior. O silêncio só torna a cama quentinha muito mais convidativa!
6. Devo ser um fenómeno da ciência, então. No turno da manhã, sou completamente zombie no trabalho, a minha produtividade está sempre em altas é nos turnos da tarde e noite. Nunca no da manhã, sou incapaz de lidar seja com o que for até à hora de almoço (às 11, para mim)!!
Eu por acaso fico com energia quando vou ao ginásio bem cedo. E isso está provado ;)
EliminarEm Portugal confunde-se muito horários e produtividade quando uma coisa não se prende forçosamente com a outra. Cada pessoa têm o seu ritmo e os seus picos de energia em horários próprios. Mais, as pessoas fingem ficar mais horas no local de trabalho para fingir "produtividade". Ainda assim, nem sempre, e falo por experiência própria, chegar cedo quer dizer trabalhar bem.
ResponderEliminarOs portugueses preocupam-se mais com os outros e seus horários do que com a sua própria gestão/produtividade. Não sei se concorda comigo, mas lidei muito tempo com pessoas assim no meu trabalho.
Bruna Silva
Aquilo que dizes inicialmente bate certo com o texto que fiz sobre as horas extra.
Eliminar