21.3.16

os homens deviam ser mais premiados que as mulheres

Olhando de forma isolada para o título deste texto pode considerar-se a frase bastante polémica. Mas por que "raio" se estão a colocar homens num patamar superior ao das mulheres", será um pensamento comum olhando para aquelas palavras. Confesso que quando li a frase também fiquei intrigado com a mesma. E fiquei também com curiosidade para perceber o motivo destas palavras, da autoria do tenista Novak Djokovic. E ao que parece fazem parte de uma polémica.

Raymond Moore, director do torneio de Indian Wells (um dos mais prestigiantes da modalidade) mostrou ser a favor de que os homens (tenistas) cobrem um valor monetário superior ao das mulheres pois "atraem mais espectadores" aos torneios. Raymond disse ainda que as mulheres tenistas "aproveitam-se do êxito dos homens". Declarações que têm causado uma grande polémica.

Novak Djokovic, que venceu o torneio, começou por dizer que as palavras de Raymond Moore eram politicamente incorrectas. "Elas lutaram pelo que merecem o que já conseguiram", defendeu. À parte disto, aquele que é considerado o melhor tenista do mundo neste momento (a avaliar pelo ranking), revelou a sua opinião sobre o assunto. "Acredito que o ténis mundial dos homens deveria lutar por mais dinheiro, porque as estatísticas mostram que temos muitos mais espectadores nos jogos do que as mulheres. Acredito que essa é uma das razões pelas quais devíamos ser mais premiados", disse.

Lendo a explicação talvez o título deixe de ser tão controverso. Acho que é algo que fará sentido. Se são eles que têm mais espectadores, são eles que dão mais dinheiro a ganhar aos torneios. E, se assim é, é justo que tenham prémios mais elevados. Nada de errado nisto. Tal como acontece em outras áreas, como é o caso (bastante noticiado) da pornografia em que uma actriz é muito melhor remunerada do que um actor. Tema bastante recorrente e muitas vezes abordado por actrizes de Hollywood.

Saltando para Hollywood, já considero completamente absurdo que uma actriz de renome receba menos dinheiro do que um homem. Ou em qualquer outra profissão em que o cenário seja de igualdade. Aqui faz sentido rendimentos iguais. Agora, se em determinado caso específico, como é o caso dos grandes torneios mundiais de ténis, são os jogos deles que rendem mais dinheiro, é justo que os prémios sejam maiores. O que não implica que elas passem a ganhar menos para eles ganharem mais. Simplesmente aumentar o valor cobrado por quem garante um maior retorno para o torneio. Tal como defendo o mesmo em desportos em que as mulheres são as estrelas e eles estão num segundo plano de popularidade. Ou tal como defenderia aqui se as estatísticas mostrassem que as pessoas vão ver jogos por causa delas e não deles.

Resumindo, lendo a explicação de Novak Djokovic, que nada tem a ver com a "brutalidade" das palavras de Raymond Moore, que fala em aproveitamento delas, não considero que exista grande polémica. Porque não vejo na explicação do tenista um ataque às mulheres.

2 comentários:

  1. Há que tomar conhecimento do todo antes de criticar uma parte, como aqui é o caso. Após a explicação, compreende-se o comentário. O mesmo se aplicava, como dizes, se fosse o inverso e fossem elas que dessem mais dinheiro a ganhar.

    ResponderEliminar