Existem conceitos que alguns cafés, ou pelo menos os funcionários que neles trabalham, desconhecem. Um deles é o morno. Em muitos cafés, morno significa duas hipóteses: a escaldar ou frio. “Bom dia! Quero uma meia de leite de máquina morna, se faz favor”, é o que costumo pedir. Por norma, depois do pedido, os funcionários dizem que sim, mostrando que compreenderam tudo. Até que recebo a meia de leite que nunca vem morna. Ou está a escaldar ou está fria.
Outro conceito está relacionado com a manteiga. Sobretudo quando se pede uma sandes, por exemplo, com pouca manteiga. Tal como o morno, pouca manteiga é algo que não existe. Num menor número de casos, a manteiga é praticamente inexistente parecendo que foi colocada com um conta-gotas. Noutros, a sua grande maioria, a manteiga consegue ser ainda em maior quantidade (blocos/pedaços que dão para trincar) do que nos pedidos em que não se menciona o desejo de ter pouca manteiga. E estes são apenas dois exemplos.
Também sou vítima desse primeiro caso da meia de leite morna. Já tentei ir às manhãs do Goucha falar do tema, mas parece que ainda é tabu na sociedade, que ainda quer fechar os olhos a estas questões..
ResponderEliminarBrincadeiras à parte...também me irrita ter de estar sempre a pedir novamente para aquecerem quando está fria. Prefiro que venha quente demais e eu espero - só que nem sempre há tempo para isso...
Nem nas manhãs do Goucha te safas. Isto não tem solução :)
EliminarNem no Inverno gosto que esteja a escaldar.
Experimenta pedir um "café normal" em Angola: ou trazem uma chávena a transbordar, ou uma redução do tamanho de uma colher de sopa de café. Ah...e como colocam sempre 2 medidas de pó de café independentemente de ser para tirar 1 ou 2 bicas, tens sempre direito a uma bomba de cafeína enjoativa, tal é o concentrado da coisa.
ResponderEliminarNo meu caso o resultado foi drástico: deixei de beber café, por ter ficado absolutamente saturada (e até trouxe uma Nespresso de Portugal).
Há conceitos que, a bem de todos, deviam ser medidos e tipificados mundialmente, sob pena de nos tirarem estes pequenos prazeres da vida.
Não é preciso ir tão longe. Mesmo cá, existem pedidos (simples) dos quais acabo por desistir porque parece que estou a pedir meio mundo.
EliminarTens de começar a pedir assim, "Queria uma meia de leite, " Morna, quente, fria ou assim, assim",
ResponderEliminarPode ser que eles acertem.
Assim acertam sempre :)
Eliminare o café curto?
ResponderEliminarora bem, quando peço café curto, quero um curto razoável, dentro do bom senso, o que geralmente me servem é uma chavena de café com uma quantidade tão mínima de café que não cobre sequer metade da parte redonda da colher!!
Conheço muitos casos desses.
EliminarSempre achei estranha a mania de certas pessoas fazerem determinados pedidos num café (estabelecimento comercial). Vejamos: Um café é uma empresa com um determinado tipo de produto, devidamente tabelado. O cliente se gosta do produto consome, se não gosta, não consome. Mas existem pessoas que pensam que o estabelecimento comercial tem obrigação de fazer um serviço pessoal e individualizado para cada cliente, ao preço estabelecido para um serviço corrente. E depois vemos em hora de ponta pessoas a pedirem um café escaldado, um café em chavena fria, um mais baixo, um mais cheio "mas não até acima" como já vi. E eu a querer despachar-me, que tenho horas para entrar.
ResponderEliminarConcordo que existem pedidos menos normais. Mas não considero que pedir um café curto, cheio ou uma meia de leite morna sejam fora do normal. O funcionário perde o mesmo tempo, nos casos em que referi. Os serviços depende sempre do espaço e do tipo de clientes que pretende fidelizar. Uma coisa é um quiosque de cafés, outra é uma pastelaria xpto.
EliminarA história da minha vida: meias de leite normas são as que variam entre "queimaduras" ou desconsolos (porque meia de leite fria nunca é coisa agradável). Já desisti; não digo nada porque não adianta nada.
ResponderEliminarPara quem está do outro lado também atura até vir o Pai Natal: há pessoas que gostam de personalizar tanto o pedido que não há pachorra.
Num passado recente fui atendido por uma funcionária que prima pela falta de simpatia (existem várias, nunca sei a sorte que tenho). Pedi-lhe a meia de leite morna. Respondeu-me que pedia o mesmo todos os dias, que não era preciso repetir. Disse-lhe que sabia que pedia todos os dias mas que vinha sempre mal. Nem queria imaginar se nunca pedisse. Meteu a viola no saco e a partir daí não só deixou de fazer piadas como passou a dar-me as coisas como quero.
EliminarAinda tenho mais uma para juntar: se pedires um galão, vem sempre acompanhado por dois pacotes de açúcar,,,nunca percebi porquê!!!!
ResponderEliminarOlha que existem sítios onde a meia de leite vem acompanhada apenas de um :)
EliminarIsto é tão verdade. Sobretudo concordo com a parte da "pouca manteiga", vem sempre com mais manteiga do que se não tivesses dito nada -.-'
ResponderEliminarMais vale não dizer nada.
EliminarTal e qual!
ResponderEliminarSabes o que faço? peço meia de máquina com leite natural e "... com pouca manteiga, é só mesmo limpar a faca" LOOOOOOOOOOL
Haja alguém que me compreende :)
Vamos criar um grupo e abrimos um café como queremos :)
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