Num destes dias gerou-se uma discussão entre o meu grupo de amigos que frequenta o ginásio. O assunto era sobre a prova desportiva que exige um maior esforço. Ou, por outras palavras, qual era a que mais custava fazer. E as opções eram apenas duas: uma maratona ou uma prova de ciclismo como o tour ou a vuelta. E as opiniões divergiam, nem sempre com argumentos que as sustentassem.
De um lado, e num número menor, os que acreditam que uma maratona é a prova mais exigente a nível físico. Nem que seja apenas porque sim. É mais difícil de fazer, defendem. Do outro lado da barreira, e com mais adeptos, as pessoas que defendem que uma prova de ciclismo, como as duas que referi, é muito mais exigente. Quanto a mim, acho que não existem dúvidas de que a prova de ciclismo é muito mais complicada e exigente.
Porém, considero que é um bastante injusto comparar uma maratona com o tour ou com a vuelta. Em primeiro lugar, e aqui pode existir um termo de comparação, são provas que exigem uma intensa preparação física. Porque não é qualquer pessoa que corre 42,195 quilómetros em poucas horas. Tal como não é qualquer pessoa que pedala mais de três mil quilómetros em cerca de duas semanas. São exigências físicas intensas que só estão à altura de quem se prepara da melhor forma possível para tamanho esforço.
Mas, sendo obrigado a escolher uma destas duas hipóteses, tenho de escolher a prova de ciclismo. É que a maratona dura algumas horas. E acaba ali. A prova de ciclismo obriga a que sejam percorridos bastantes quilómetros diariamente. E isso significa uma exigência muito mais forte do que correr uma maratona. Reforço que defendo que são duas provas que não podem ser comparadas. Mas quando o tema é desporto e quando os protagonistas da conversa são homens... vale tudo! E todos querem ter razão.
Eu considero que a mais difícil de todas é o triatlo, é uma prova que exige do corpo tudo e mais, feita em poucas horas e que pede uma resistência física enorme, não se faz muito, nos Estados Unidos mais que tudo, mas os que participam ganham o meu respeito para sempre
ResponderEliminarMas a discussão era apenas em torno destas duas modalidades. Qualquer atleta de alta competição merece o meu respeito.
Eliminarhá aí muitas preponderantes, mas escolheria a Ultramaratona, a Spartathlon é uma das provas, penso que será das mais duras.
ResponderEliminarMas essa não entrava na discussão. Mas as tuas opções são realmente um exemplo de muito esforço físico.
EliminarPara mim é a maratona. Só pode.
ResponderEliminarAcho que não se pode comparar. É injusto.
EliminarSe comparares uma maratona com uma etapa de uma prova, na minha opinião a maratona é muito mais difícil, no entanto se for uma maratona vs uma prova de ciclismo (3 semanas de etapas) aí penso que a prova é mais difícil.
ResponderEliminarMas como sou um aficionado de atletismo, a minha opinião não é imparcial :D
Concordo com a tua comparação. Por isso é que acho que não se podem comparar estas duas provas :D
EliminarOnde existe um maior gasto de caloria? A correr ou andar de bicicleta?
ResponderEliminarA correr mais de quarenta quilómetros ou a pedalar mais de três mil? Por isso é que acho que é uma comparação injusta.
EliminarSem querer ser incorrecto, mas quem acha que a maratona custa mais, ou está com os copos, ou nunca praticou desporto.
ResponderEliminarA maratona seria debatível com o decatlo, por exemplo, que é composto por provas de diferentes características, força, velocidade ou resistência, condensadas em 2 dias. Aí poderia haver discussão.
Uma prova de 2 semanas como o Tour, quase sem tempo de descanso, quanto muito, pode ser comparado com uma ultra-maratona.
Por pensar como tu é que acho que a comparação não é justa. Não se pode comparar uma prova de um dia com uma de duas semanas com um elevado ritmo praticamente diário.
Eliminar