4.6.13

praia da velha

A poucos metros da minha casa situa-se a praia da Velha. Fica no Seixal e o seu nome original é praia da Ponta dos Corvos. Cresci a ouvir falar mal da margem Sul. Que é zona de assaltos. Terra de bandidos. De assaltos. Do pior que existe. Num passado não muito distante até se referiram à minha zona como sendo um deserto.

Depois, existem as pessoas da margem Sul que têm vergonha da própria margem Sul. Destas, algumas frequentam a referida praia da Velha. Mas sempre com vergonha. Vão lá mas nunca dizem que vão. Até conheço uma senhora que se bronzeava nesta praia mas contava nos cafés que tinha passado uma quinzena no Algarve.

Confesso que nunca mergulhei na praia da velha. Mas digo, com orgulho, que quando era mais novo costumava fazer praia num local bem perto deste areal. E é com orgulho que conto que era o local de eleição onde passeava com o meu cão. Porém, a fama da praia da velha está prestes a mudar.


O estuário do Tejo tem, pela primeira vez, uma praia de Ouro. E qual é essa praia? É a praia da Velha, no Seixal, com a Quercus a enaltecer o trabalho feito no tratamento das águas residuais urbanas em ambas as margens. Palpita-me que a vergonha dará lugar ao orgulho. E que as pessoas vão deixar de esconder as toalhas quando vão para a praia da Velha passando a orgulhar-se de se banharem numa praia de qualidade.

40 comentários:

  1. Já conhecia essa vergonha encapuzada contada pela nossa Carolina, que é coisinha para me irritar, a mania que as pessoas têm de "separar as águas". Cá em cima vive-se uma situação muito parecida. Quem nasceu/vive no Porto olha de lado para quem nasceu/vive em Gaia.
    Giro, Giro, Giro (estou a ironizar) foi ver a cidade do Porto envelhecer e Gaia florescer. Agora é vê-los atravessar a ponte para virem passear no "nosso" calçadão.
    Nasci no Porto, vivo em Gaia e não entendo essas "vergonhas", coisa mais tonta! As pessoas são pessoas dos dois lados das margens tanto no norte como no sul! São as pessoas que dão coração às coisas, aos locais.

    Bom dia;) Para todas as margens:) jinnhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que não percebo. A vergonha em relação ao local onde vivemos e aquilo que somos é muito esquisito.

      Boa tarde :)

      beijos

      Eliminar
  2. Uma praia mesmo ao pé de casa, que bom! :)

    ResponderEliminar
  3. Que máximo, não fazia ideia!
    Sou da margem sul e com muito orgulho, não a trocava por nada.
    Perto da minha casa também há uma praia (Praia do Rosário, Moita), que já foi muito poluída, mas que com o passar dos anos tem melhorado bastante. Espero que venha a conseguir a mesma distinção que a Praia Velha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o bom trabalho que tem sido feito continue a dar frutos :)

      Eliminar
  4. Muito bom, uma praia perto e casa, sem ter que apanhar com muitooooooooooooooo transito.

    ResponderEliminar
  5. Devemos ter sempre orgulho na terra que nos viu nascer...

    ResponderEliminar
  6. Conheço bem essa praia. E não se apanham as intermináveis filas da Fonte da Telha e da Costa da Caparica. Pena não fazerem a mesma com a praia da Barroca (Amora).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que agora vai passar a ser moda ir à praia da Velha :)

      Eliminar
  7. Sabes que a forma como as pessoas falam da Margem Sul, é coisa que me enerva...muitas vezes, e como bem dizes, as mesmas que lá vivem. Tem tanta coisa boa, tanto sítio lindissimo. As pessas insistem num elitismo vazio, que só as torna mais "pobres". Deixa lá, ficamos com estes tesouros para "nós".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que falam comigo a pensar que a margem Sul é terra de índios e cowboys. Nem acreditam que temos polícia e que ninguém anda a cavalo :)

      Depois, vão lá. Engolem o que dizem e contam maravilhas aos amigos.

      Eliminar
  8. Acreditas que só este ano é que fiquei a conhecer esta praia (quer dizer...acho que estamos aflatr da mesma)...e exactamente por ir para lá passear a minha cadelinha:) ... e também achei bem interessante ser considerada praia Ouro!

    ResponderEliminar
  9. Juro: pensei exactamente no mesmo, ontem quando li a noticia. Deste lado da margem [no Barreiro] passa-se o mesmo. A praia não é "ouro", mas tem uma qualidade muuuito superior do que há uns anos atrás, e se dizes a alguém que vais para ali, "caem-te em cima" porque não presta, porque Fonte da Telha é que é bom. No ano passado, e sem disponibilidade para me por dentro de um carro e atravessar transitos, foi ali, no Clube Naval [aproveitando as ondinhas dos barcos :p], que passei as minhas manhãs. Não morri, estou cá :D

    ResponderEliminar
  10. São as pessoas que dão dignidade às coisas, mas por vezes precisam de um "empurrão" de alguns organismos...

    ResponderEliminar
  11. Os seres humanos têm a irritante capacidade de fazerem com que o pior de cada um venha à superfície.
    Frequento bastante a margem sul e não tenho razões de queixa..
    Qt à dita praia não conheço, mas de qq maneira os meus Parabéns. Uma praia ao pé de casa, sem teres que enfrentar filas intermináveis, é um luxo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A praia é mesmo ao "lado" do centro de estágios do Benfica. É pequena e pelos vistos agora para a ser um luxo :)

      Eliminar
    2. Não conheço esses locais. Conheço a Torre da Marinha. Passei aí férias brutais qd era adolescente:)

      Eliminar
    3. Tens de vir conhecer. Na Torre da Marinha é onde moram os meus pais.

      Eliminar
    4. A sério? Que giro:))
      Tenho umas primas por lá..e não imaginas o delírio que era naquela piscina municipal..
      Lembro-me tão bem. Pagávamos 37,50 escudos por um dia inteiro de mergulhos:))
      E bater bolas contra um prédio ao lado de uma escola, se ~me recordo bem...
      Mto bom:))

      Eliminar
    5. Eu, na escola primária, ia sempre abrir a piscina :)

      Eliminar
  12. As vezes passeio-me de manha aos sab/dom pela linda baia do seixal enquanto aguardo que o almoço me chegue à mesa (feito pela maezinha claro, que agora mora na margem sul)..mas adiante.
    Algumas das tuas palavras fizeram-me viajar até ao passado...." cresci a ouvir falar mal da margem sul.Que é zona.....até lhe chamaram deserto".
    Se me permites no meu caso para além de ter sempre ouvido e continuar a ouvir as palavras que referiste acrescento-lhe : Terra de vermelhos e COMUNISTAS!!!!
    Foi sempre assim e assim continua a ser, e lamento por mim que eu proprio quando se fala em margem sul, troço o nariz de imediato e involuntariamente associo a pobreza, gatunagem, mentes colectivistas e bota abaixo. Ainda não consegui tirar este preconceito da minha cabeça....talvez um dia!

    Onde fica essa praia? Será que fica por traz daquela lingua de areia com armazens abandonados e um restaurante/bar? que se avista da baia? e como se chega là ?

    A baia do seixal é magnifica e cheia de actividade organizada ou não aos fins de semana!

    Klepsidra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia de que contas é comum em muitas pessoas. Mas depois, percebem que aquilo é muito melhor e mais calmo do que a maior parte dos sítios onde vivem. Alguém em Lisboa pode dizer que vive numa casa boa, nova e barata a poucos metros do rio?

      A praia é perto do terminal dos barcos e ao pé do campo de futebol do Seixal e do centro de estágios do Benfica. É muito fácil chegar lá.

      Ao Domingo, a frente ribeirinha ganha uma vida linda.

      Eliminar
  13. Olá B!
    Confesso que não conheço a dita praia, mas faz-me um pouco de confusão uma praia no estuário do Tejo, preconceito dizem voces, admito. Mas se a Quercus diz que a qualidade da água é boa, quem sou eu para duvidar.
    Quanto à "má" fama da margem Sul, não ligues é como a "má" fama da linha Sintra, a margem Sul tem lugar fantásticos e um sol e temperatura de fazer inveja à "margem Norte"
    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ouvi dizer que a água é má. Aliás, existiam placas a proibir a pesca e os banhos. Mas, pelos vistos tudo se alterou. Até porque os barcos passaram a funcionar de modo diferente.

      Já fui a banhos lá perto quando era puto e ainda estou vivo. E sem comichões :)

      Eliminar
  14. A praia da velha não é a praia da ponta dos corvos (praia do alfeite) apesar de ser o mesmo rio que é o rio judeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a referir-te a qual? Aquela em "frente" ao antigo terminal dos barcos?

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Realmente é como dizes HsB, sempre que ouço falar na Margem Sul nunca sao coisas boas lol

    E para dizer a verdade nao conheço nada desse lado, excepto o Almada Forum ( 2 ou 3 visitas ) e a praia da Saúde ( nao sei se ainda se chama assim ) em que ia todos os meses de junho e julho qd era mais piqueno :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das pessoas que contam essas histórias nem sequer conhecem a margem sul.

      Eliminar
  17. Pois amigos/as, morei em paio pires 29 anos, e passei as passas do Algarve em filas para a Costa da Caparica estive ausente 15 anos, voltei a Paio Pires, agora a minha praia é essa mesmo Praia da velha, nada ouvi ke alguem ficasse doente em tomar banho na dita. Pena é ke com a maré vazia agua nilkles, vejam as marés no google e escolham a melhor hora, não tem nada ke enganar o local, vão direitos ao estagio do bemfica e cortam para esquerda, vêm logo chapeus de praia ao fundo

    ResponderEliminar