26.6.13

palavras de ocasião

Conselhos não são nada mais do que palavras. Pontos de vista de alguém em relação a algo. Aliás, costuma dizer-se que se os conselhos fossem realmente bons não eram dados mas vendidos. Criava-se um negócio em torno de palavras amigas e quiçá palmadinhas nas costas em momentos chaves da vida de alguém. Todavia, analisando os prós e contras dos conselhos, assumo-me como uma pessoa a favor dos mesmos. Gosto de receber conselhos, tal como gosto de dar quando entendo ser o momento certo.

Agora, aquilo que não faço é aconselhar coisas que não sou capaz de colocar em prática. Não dou conselhos apenas para ficar bem na fotografia. É certo que não ignoro a máxima “faz o que te digo e não o que faço” mas não faz parte do meu feitio dizer a alguém coisas nas quais não acredito. Nessas alturas prefiro ficar calado. Nem que tenha de mencionar que não tenho um conselho adequado para aquele momento ou situação.

Pensar antes de falar é uma das melhores qualidades com que os humanos foram agraciados. Era bom que toda a gente conseguisse colocar isto em prática em determinados momentos das suas vidas. Porque ninguém é obrigado a saber tudo de tudo. Porque ninguém tem o dever de ter as palavras certas no momento em que alguém está aborrecido ou deprimido com algo.


Mais vale ser sincero. Ou ficar calado. Do que recorrer à página x do manual y onde está escrito que no momento xpto devem ser proferidas as palavras mágicas que vão colocar um sorriso no rosto de alguém que paga para sorrir num determinado momento. A pessoa irá acreditar nessas palavras. Vai pensar que não passam de uma frase feita. Até que descobrem que foram ditas em vão. E em segundos está destruída uma amizade ou outra relação qualquer.

31 comentários:

  1. Concordo,quando nao tenho nenhum conselho "bom" para dar,calo-me e pronto...

    ResponderEliminar
  2. Muitas pessoas não sabem o que quer dizer "pensar antes de falar"! Também sou apologista de receber e dar conselhos, às vezes gosto de saber a opinião/escolha que fariam, mesmo que não concordem comigo... Mas também já fiquei algumas vezes calada, por não saber o que dizer, por não ter nada para dizer. Simplesmente porque não ia enganar a pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo! Mas há pessoas que passam a vida a opinar tudo, tenham ou não razão façam ou não façam o que dizem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por exemplo, não tem lógica dizeres a alguém para que não deixe que lhe façam algo que tu própria fazes a essa pessoa.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Tem toda a lógica! É capaz de ser o melhor conselho possível, o único conselho honesto que se deve dar. E se a pessoa seguir esse conselho, vai deixar de nos deixar fazer-lhe o que fazemos, que lhe é prejudicial. E provavelmente vai dizer-nos bye-bye... Mas, pelos vistos, e pelas nossas próprias palavras, mereceremos que assim seja!
      Por outro lado, o mais provável é que quem dá esse tipo de conselho nem sequer tenha capacidade de se analisar e reconhecer que tem exatamente o tipo de comportamento que recrimina!

      Eliminar
  4. Mas também não gosto de quem nunca opina sobre nada, por muita confiança que tenha com a pessoa, só para não tomar posição.

    ResponderEliminar
  5. Tão acertado. Sou totalmente a favor dos conselhos, MAS dos sinceros. No meu caso, até sou capaz de dizer "se fosse eu na tua situação iria reagir exactamente da mesma maneira, ou pior, no entanto, pensa assim..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será que todas as pessoas não são assim?

      Eliminar
    2. Se fosse tudo assim, não te destacavas pela positiva! (ó pá... vamos lá ver pelo lado minimamente positivo, right?!)

      Eliminar
  6. Pois dar conselhos quanto a mim ,não é transcrever manuais,ou dar de graça no sentido de dizer para ficar bem na fotografia .., mas dar o nosso ponto de vista sempre que ,com a maior sinceridade ,achamos que podemos acrescentar algo . No fim é fazer o que gostaríamos que nos fizessem na mesma situação. Também dar opinião não é mais do que trocar ideias. Porque está em cada um fazer o que entende, sem que o outro , porque opinou o contrário se sinta mal por isso. A isso chamo aceitar e respeitar o outro, não deixando de ser ser amigo.

    ResponderEliminar
  7. O que vale é que pouca gente me pede conselhos... não tenho jeito.

    ResponderEliminar
  8. Pensar antes de falar traduz a maturação de uma pessoa. Quem não pensa, é porque ainda não atingiu a idade adulta, ou seja, não cresceu, do ponto de vista intelectual.

    ResponderEliminar
  9. nem toda a gente foi agraciada com essa de pensar antes de falar, ou então perderam essa graça pelo caminho hihihi
    Eu não dou conselhos, dou alertas. É claro que basicamente é a mesma coisa, mas na verdade, as pessoas partem do principio que os conselhos estão certos e já não o fazem em relação a alertas. os alertas são meras chamadas de atenção para fazerem a pessoa pensar e depois decidir enquanto os conselhos as pessoas partem do principio que são o produto final pronto a aplicar. se depois não funciona como desejavam "demos um conselho que estava errado". na verdade não estava errado, apenas não foi usado da maneira adequada à situação.
    fiz-me entender? Se não fiz, esquece.
    Mas já há muitos anos que eu digo que não dou conselhos mas dou alertas e só isso deixa a pessoa alerta.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  10. Uma questão: e aquelas pessoas que pedem constantemente conselhos, mas depois nunca seguem o que sugerimos? Não achas irritante? beijinho

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, pior do que isso é não seguirem o que dizes, meterem a pata na poça e depois virem ter contigo a dar-te razão.

      beijos

      Eliminar
  11. Muitas vezes é melhor dar um abraço e simplesmente ficar em silêncio.
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Pior e quando te dao conselhos carregados de sabedoria com aquele ar de "vai por mim que eu e que sei", sem sequer pedires.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não recrimino um conselho que não tenha sido pedido. Desde que seja dado com conta, peso e medida.

      Eliminar
  13. Se conselhos fossem realmente bons nao se davam, vendiam-se HsB xD

    No meu caso digo smp o que me vai na alma e o que faria se fosse comigo mas tenho sempre o cuidado de dizer á pessoa em causa que isso é se fosse eu e que devem pensar pela propria cabeça e que se depois algo correr mal nao me venham culpar de nada!

    ResponderEliminar