Indo directo ao assunto, se temes uma morte prematura, só necessitas de uma fita métrica para descobrir se existe esse risco. Quem o defende é uma dupla de investigadores. Que realizou um estudo que associa o risco de morte prematura ao perímetro abdominal.
Estávamos em 2012 quando Nir Krakauer, professor de engenharia civil, e o pai, o médico Jesse Krakauer, criaram um método que permite calcular o risco de morte associado à obesidade abdominal. A que deram o nome de A Body Shape Index (ABSI). E que se revelou mais eficaz, a prevenir o risco de doenças, do que o famoso Índice de Massa Corporal que todos conhecemos.
Pai e filho estudaram os dados de milhares de adultos que fizeram parte de estudos realizados à larga escala, como é o caso do Health and Lifestyle Suvey (Reino Unido) e o National Health and Nutrition Examination Survey (Estados Unidos da América). Posteriormente, compararam os casos de mortalidade com ambos os índices, que relacionam o peso e as circunferências da cintura e quadril.
Os investigadores chegaram à conclusão de que o ABSI é eficaz enquanto indicador de mortalidade. Descobriram que as pessoas que ocupam a faixa superior do ABSI tinham um índice de mortalidade 61% superior ao daqueles que estavam na base da tabela. O que sustenta a ideia de que o ABSI ajuda a prever os riscos de mortalidade. Por isso, se queres saber em que patamar estás, é só clicares aqui e introduzires os teus dados.
Sem comentários:
Enviar um comentário