23.11.15

do fashion ao piroso em quilómetros ou metros

Apesar de ser um fenómeno que está numa fase decrescente – pelo menos gosto de acreditar nisso – muitas pessoas ainda catalogam aquilo que é fashion e aquilo que é piroso com base numa distância que vai de poucos metros a muitos quilómetros. Sendo que quanto maior for a distância, maior a probabilidade de algo ou alguém estar no domínio fashion. Se a distância for bastante reduzida dispara imediatamente o alarme sonoro referente ao domínio piroso.

Tendo por base uma qualquer peça de roupa mais ou menos espalhafatosa, esta é quase sempre vista como fashion, como o último grito da moda, quando usada por uma celebridade estrangeira. Quando assim é aumenta a probabilidade de ser algo rotulado de fashion. E os comentários em torno da peça de roupa e de quem a usa são quase sempre elogiosos. Aquela pessoa passa a ser automaticamente vista com a rainha ou rei do estilo. “Quero!”, “Adoro!” e “Quem me dera saber vestir assim”, são apenas alguns dos exemplos de comentários.

Agora, a peça de roupa continua a ser a mesma. Pode ser vestida por uma celebridade. Mas que não é distante. Está a poucos quilómetros de distância e aparece todos os dias na nossa televisão. Aqui, o caso muda de figura. Continuam a existir as pessoas que elogiam. Mas são num número menos. Por outro lado, existe uma quantidade maior de pessoas que criticam a peça de roupa e a pessoa. “Pirosa(o)!”, “Que falta de gosto” e “Deves pensar que tens estilo” são apenas algumas das críticas que são feitas.

A peça de roupa volta a ser a mesma. Mas já não existem celebridades. É a(o) vizinha(o) do lado ou a(o) colega de trabalho que usa a peça. Os elogios reduzem drasticamente. E alguns deles são feitos pela frente dando lugar a críticas pelas costas. “Pirosa(o)!”, “Que falta de gosto” e “Gostava de saber onde arranja dinheiro para aquilo” são apenas alguns exemplos das coisas que se ouvem. E é por isto que acho que a distância que separa o fashion do piroso pode ser medida em metros ou quilómetros e quanto mais longe estiver a pessoa e a peça de roupa maior é a probabilidade de existirem elogios.

2 comentários: