Já falta menos de um mês para o Natal. Nesta altura muitas famílias marcam o reencontro. Existem pessoas que estão longe umas das outras e acabam por se ver apenas uma vez por ano. Existam também muitas outras que nem nesta altura acabam por rever familiares mais chegados. “Fica para o ano”, dizem, independentemente do motivo que faz com que não estejam junto de pessoas especiais. E esta realidade tanto se aplica ao Natal como a qualquer momento em que um reencontro é adiado porque no futuro haverá outra oportunidade.
Estes reencontros adiados, especificamente no que ao Natal diz respeito, foram utilizados pela Edeka, a maior cadeia de supermercados alemã, no seu anúncio para esta época. O vídeo tem como protagonista um senhor de idade que no momento em que chega a casa ouve as mensagens dos filhos que o informam de que não vão passar o Natal com ele. “Fica para o ano”, é a mensagem.
Mas os anos vão passando. E os filhos continuam a dizer que o reencontro fica para o ano. E o homem sempre sozinho na noite de Natal. Até que os filhos e netos recebem a triste notícia de que o senhor morreu. Sem que existisse o tal reencontro. Que só vai existir para que chorem a morte do ente querido. Vale a pena ver o anúncio que consegue ser muito mais do que isso e que já se tornou viral.
“É tempo de voltar a casa”, é a mensagem que fica e em que muitas pessoas deveriam pensar sempre que adiam um encontro. Porque a verdade é que pode não acontecer esse encontro.
Na aldeia onde os meus avós paternos viviam, as pessoas "acompanham" funerais até ao cemitério para por a conversa em dia já que muitas são de zonas mais afastadas da freguesia. nota-se perfeitamente, são sempre os que vão na parte de trás da fila. É um fenómeno social, esse reencontro causado pela morte, obrigações trocadas, esquecidas, pessoas postas de lado, curiosamente começo a sentir isso (e tenho 39 anos) em relação ao "deixar andar" por parte do meu pai que está a 300k, de mim há 10 anos mas quando vem a Lisboa nunca tem tempo para me ver, não sei que pensar ... Morro? refilo ainda mais?
ResponderEliminarAs pessoas têm de perceber que pode não existir amanhã. Que para o ano não se sabe como será. Por isso uma visita a um familiar nunca deverá ser adiada.
EliminarÉ isto: http://daspalavras.blogs.sapo.pt/sozinho-em-casa-106843
ResponderEliminarVou ver!
EliminarIsso faz-me lembrar aquele filme "Estão todos bem".
ResponderEliminarhttp://www.imdb.com/title/tt0780511/
Bom filme!
EliminarJá tinha visto e está realmente muito bem pensado.
ResponderEliminarEstá genial na mensagem que passa.
Eliminar