14.9.18

boa pessoa vs bom trabalhador

Creio já ter escrito algo no blogue sobre esta temática, que está sempre actual. E digo isto porque é uma confusão de ideias que as pessoas tendem a baralhar, confundir e misturar. Posto isto, pergunto: uma boa pessoa é sempre um bom trabalhador?

E a resposta é não! Uma coisa não faz a outra. Tal como uma péssima pessoa não é obrigatoriamente mau funcionário. São coisas distintas. Que muitas pessoas não sabem separar. Muitas pessoas, quando desafiadas a avaliar um funcionário, tendem a apoiar-se naquilo que a pessoa é. E isso não é chamado para a discussão. Nem ajuda a fazer de um mau profissional o empregado do mês.

Conheço pessoas de quem gosto muito mas com quem não queria trabalhar. Tal como já trabalhei com pessoas que não combinam comigo e com os valores que defendo, mas que eram excelentes profissionais. E nunca misturei as coisas. Aliás, faço mesmo questão de que fiquem separadas porque torna tudo mais fácil.

Mas se um dia tiver de avaliar o lado profissional de um amigo, terei de ser sincero, frio e distante. Não posso dizer que é boa pessoa, uma diversão quando saímos e excelente parceiro de um jogo qualquer, quando na realidade aquilo que importa é se trabalha bem ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário