4.4.18

a desculpa ideal para sair com amigos

Se existe algo que não deveria necessitar de uma desculpa são as saídas com amigos. Porque na realidade todos os motivos são válidos para estar com aquelas pessoas de quem se gosta. E se já sabemos que praticar exercício, não fumar e ter uma alimentação saudável é algo que leva a uma vida mais longa, ficamos agora a saber que estar com amigos também ajuda.

E quem o defende é a ciência e não aquele amigo que procura desculpas para sair de casa. Uma equipa de investigadores analisou ao detalhe perto de 150 estudos que por sua vez analisaram dados, como interacções sociais e índices de saúde de mais de 300 mil pessoas, que foram recolhidos ao longo de sete anos e meio. Estes dados serviram para calcular a esperança de vida com base nas relações.

O resultado acaba por não ser surpreendente. Pois aqueles que têm uma vida social activa têm mais 50% de probabilidade de continuar vivos no final da análise. Acabam por viver, em média, mais 3,7 anos do que os outros. Concluiu-se que uma vida social activa faz com que as pessoas cuidem mais de si. Sendo que também é mais fácil lidar com situações stressantes ao saber que temos um grupo de pessoas com quem podemos contar.

Já no inverso, pessoas que fumam e optam pela solidão, conseguem chegar a fumar 15 cigarros por dia. Sem esquecer a vida mais sedentária. Por isso, e como se fosse necessária uma desculpa, é melhor aceitar os convites dos amigos para sair. A saúde agradece.

2 comentários: