15.1.19

aquela coisa estranha do "não tenho tempo"

Dou o exemplo do ginásio como poderia dar muitos outros. Quem nunca ouviu alguém dizer qualquer coisa como isto: "gostava de ir ao ginásio, mas não tenho tempo"? Certamente que todos conhecemos alguém que usa esta frase que considero a desculpa mais esfarrapada que existe. Para praticamente tudo. Pegando no exemplo do ginásio e nas pessoas que usam estas palavras, se um médico disser que o exercício físico é importante para evitar isto ou aquilo, essas pessoas começam a praticar desporto. E passam a ter o tempo que não tinham, ainda que o resto da vida não mude.

As pessoas têm tempo para tudo aquilo... que querem fazer. Esta é que é a verdade. Há tempo, simplesmente o desporto não é uma prioridade. E quem diz desporto pode dizer outra coisa qualquer. Parece que existe algum receio de dizer: "não é uma prioridade para mim". E é isto que não compreendo, até porque, por mais conselhos médicos que existam, ninguém é obrigado a praticar desporto. Tal como ninguém tem de levar a mal quando a outra pessoa diz que não quer ou que não é uma prioridade.

Por outro lado, olho para o "não tenho tempo" como uma desculpa que as pessoas usam para justificar aquilo que acabam por não querer fazer. E não digo isto em relação aos outros, mas para a própria pessoa. Parece que dizer isso faz com que a própria pessoa se convença de que não tem mesmo tempo para diversas coisas. É uma espécie de truque mental que resolve tudo de forma fácil e rápida.

Voltando ao desporto, e este tópico até dava um texto à parte, muitas pessoas também são da opinião de que não precisam de desporto porque têm uma alimentação saudável e têm o peso certo para o corpo que têm. Será que essas pessoas sabem que estão no mesmo patamar das pessoas com excesso de peso no que diz respeito ao risco de vir a sofrer de uma doença cardiovascular? Yep, true story!

2 comentários:

  1. Ás vezes o não tenho tempo não é nada estranho e é muito verdadeiro! Ou porque só do trabalho para casa é mais do que uma hora para chegar a casa, e quando chegamos temos de tratar de jantares e almoços para o dia seguinte, e depois temos que tratar do filhote de 3 anos, e antes disto tudo temos que ir a casa dos pais que precisam da nossa ajuda diária, e se o médico disser que é um tratamento, então tenho de o arranjar, mas para isso vou ter de prescindir de tempo com a família ou sub carregar alguém... As coisas têm sempre dois lados!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes, mas a parte final do teu texto bate certo com a minha ideia. Ou seja, são prioridades que estabelecemos de determinada forma.

      Eliminar