À parte desta ideia mais generalizada, existem tatuagens que têm rótulos menos simpáticos. E são as mulheres quem mais sofre com isto. Refiro-me à tatuagem habitualmente conhecida com tramp stamp, selo de "fácil", num português simpático.
Tramp stamp são aquelas tatuagens que as mulheres fazem no fundo das costas, logo acima do rabo. Não importa o desenho, se está nessa zona é o tal selo que não traz nada de bom para a mulher.
E todas as mulheres que têm tatuagens nessa zona do corpo são colocadas no mesmo saco. Não importa o que a pessoa é pois será imediatamente catalogada de fácil e de tantas outras coisas pouco simpáticas. O que é errado.
Os portugueses, especialmente os que estão na minha faixa etária, mais década, menos décadas, são preconceituosos Isso deve-se em parte à ignorância, e à mentalidade que o estado novo, lhes inculcou de que tudo o que fugia do habitual era sinal de maldade pecado e ignomínia. Não me admira. O que me admira são homens e mulheres na casa dos 30/40 anos a dizerem o mesmo, que eu já ouvi e não foi só uma nem duas vezes. Acontece o mesmo com o racismo que os líricos deste país teimam em dizer que não há.
ResponderEliminarAbraço
Essas pessoas habituaram-se a ouvir essas coisas e não mudam. Mantêm-se fiéis ao que sempre ouviram.
EliminarAbraço
"Tramp stamp" - nunca tinha ouvido o termo.
ResponderEliminarMas é verdade, existe esse tipo de preconceito... contudo, dado que as tatuagens são cada vez mais comuns, penso (e espero!) que esse tipo de ideias pré-concebidas se torne cada vez menos frequente ;)
Espero que sim!
Eliminar