Enquanto jornalista, não escondo que induzir alguém a pensar em algo é do mais fácil que pode existir. Mas o que me espanta é a falta de resistência das pessoas. Quase ninguém reage com questões. "Será mesmo assim?", "estão a basear-se no quê?" ou "onde estão as provas?" são questões cada vez mais raras. Quando deveriam estar presentes em cada notícia polémica.
E também me refiro a comentários de líderes de opinião e de figuras do desporto, onde esta manipulação é mais evidente. As pessoas aceitam tudo de mão beijada. Olham para certas figuras como deuses e senhores da razão. E nem com exemplos opostos abrem os olhos.
Esta manipulação pode aparentar ser um problema acessório. Mas na realidade é um dos maiores problemas da sociedade. Nada pode ser pior do que ter uma sociedade "burra", facilmente manipulada por ideias que alguém quer fazer passar como verdadeiras. E isto é tão frequente que chega a ser assustador.
É assustador ver que a maior parte das pessoas não consegue (ou não quer) ter espírito crítico sobre determinadas situações. Não questionam se o que ouvem/lêem é verdade ou não. É tal como dizes: aceitam tudo de mão beijada. É assustador e triste, ao mesmo tempo...
ResponderEliminarÉ mesmo muito assustador! E no desporto existem tantos casos recentes.
EliminarConcordo em absoluto.
ResponderEliminarAs pessoas aceitam tudo como verdade universal.
EliminarEu sou tão desconfiada por natureza, que nem sequer é um problema para mim pensar no "será mesmo?" em qualquer assunto que seja.... polémico ou não, da minha esfera pessoal ou não.
ResponderEliminarTodas as pessoas devem colocar essas questões.
Eliminarinfelizmente é assim .
ResponderEliminarcomentários para quê.
JAFR
Infelizmente mesmo!
EliminarE Portugal é um dos países onde a imprensa é mais manipuladora.
ResponderEliminarBoa semana
Isto é uma pescadinha de rabo na boca. A imprensa é porque as pessoas deixam.
EliminarAdicionei o teu blog ao meu.
ResponderEliminarSe puderes fazer o mesmo desde já o meu obg.
Abraço
http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt
Obrigado!
EliminarAbraço