13.11.17

o mundo está cheio de boas pessoas

O mundo está cheio de boas pessoas. Sendo que o ser boa pessoa parece ser uma característica que quase todas as pessoas têm. E que é facilmente confundida por muitas pessoas. E quando digo que é facilmente confundida é porque muitas pessoas tendem a refugiar-se no ser boa pessoa. E colocam esta qualidade num patamar onde nem sempre deve estar. Porque ser boa pessoa não chega. E não é uma prioridade em muitos casos.

Por exemplo, quem nunca ouviu no trabalho alguém dizer que o funcionário x é boa pessoa. Não importa se trabalha bem. Se faz as suas tarefas. O que importa é que é boa pessoa. E muitas pessoas confundem isto com ser bom funcionário. Parecendo que não percebem que uma boa pessoa não faz um bom funcionário. Tal como um extraordinário funcionário não faz uma boa pessoa. Uma coisa não leva à outra. Infelizmente já trabalhei com excelentes funcionários que eram péssimas pessoas. Tal como sou amigo de muitas boas pessoas com quem não queria trabalhar.

E isto não é exclusivo do trabalho. Porque as boas pessoas estão em todo o lado. Atrevo-me até a dizer que muitas pessoas dizem isto quando nada mais têm para dizer sobre alguém. O "boa pessoa" é aquela peça de roupa preta que nunca passa de moda e que fica bem em todas as ocasiões. E isto nem sempre é justo. Ou dito por outras palavras, o ser boa pessoa nem sempre deve ser colocado em primeiro lugar. Especialmente quando esse conceito faz com que a visão fique distorcida.

Num mundo ideal estaríamos rodeados de boas pessoas que também são boas em tudo o resto. Mas nem sempre é assim. As grandes equipas de futebol não estão cheias de boas pessoas. As grandes empresas não são feitas apenas de boas pessoas. Nem os mais perfeitos grupos de amigos estão cheios de boas pessoas. O que não tem de ser um lamento. Nem é algo chocante. É a vida como ela é. E só tem de ser percebida assim. Para que o boa pessoa não se transforme na tal peça de roupa preta que não faz falta para nada mas que está no armário porque pode vir a ser necessária porque fica sempre bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário