28.11.17

o triste exemplo de joão ricardo

Infelizmente João Ricardo perdeu a luta contra o cancro. Um triste desfecho que já era aguardado, por mais que todos quisessem acreditar num milagre. Quando se soube que o ator tinha morrido, teve início um dos piores fenómenos das redes sociais. Que curiosamente só atinge "famosos". E que passa por dedicar palavras a quem morre, como se fosse o amigo de uma vida.

Compreendo que pessoas anónimas partilhem uma homenagem nas redes sociais. Por mais que isto seja estranho para muitas pessoas, acredito que todos criamos empatia com determinadas figuras de quem passamos a gostar por um qualquer motivo. E não vejo nada de errado nisto.

Aquilo que acho absurdo é quando figuras públicas começam a partilhar grandes dedicatórias. "Ensinaste-me isto", "nunca mais fui o mesmo depois de trabalhar contigo", "eras muito importante para mim", e mais outras frases. Até que chega o momento do velório. E do funeral. E ninguém lá mete os pés. Ninguém aparece. Ninguém tem palavras bonitas e frases fofinhas para partilhar.

Aceito que possam lidar mal com a morte. Que não consigam estar em velórios nem funerais. Mas é muita coincidência isto acontecer SEMPRE que morre uma figura pública. O que é triste. Porque ninguém obriga ninguém a fazer aquelas homenagens. Neste caso específico cheguei a ouvir homenagens de pessoas que nem sabiam que o actor estava doente.

Numa altura que se fala muito do aproveitamento desnecessário da dor dos outros... não sei o que chamar a este fenómeno. Muito triste!

2 comentários:

  1. Nas redes socias, fica bonito.
    Depois está tudo muito ocupado para prestar, realmente, a última homenagem.
    Não se compreende mesmo.

    Beijinhos, A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vidas nas redes sociais são realmente muito estranhas.

      Beijos

      Eliminar