29.8.16

sabes quais as coisas mais sujas que tens em casa? (a explicação)

Será que as pessoas têm noção de quais as coisas que têm em casa que são as mais sujas? Creio que não! Acho que poucas pessoas perdem tempo a pensar naquilo que faz com que um lar possa ser igualmente o local ideal para a transmissão de doenças. E pior do que perder tempo a pensar nisso, poucas pessoas dedicam a atenção (limpeza) necessária a algumas coisas que constam no top 10, divulgado pela Universidade de Barcelona, das coisas mais sujas que se encontram em casa. A saber:

Brinquedos
Quem tem filhos certamente terá brinquedos espalhados pela casa. Que são partilhados com adultos ou com outras crianças que acabam quase sempre por colocar os mesmos na boca, o que faz com que sejam um foco de germes e bactérias. Fica a questão: quem desinfecta brinquedos?

Maçanetas
Todos lhe metem as mãos. Mas poucos se lembram de as limpar. A sujidade acumula-se e são vistas como ideais para a transmissão de vírus como o da gripe.

Escova de dentes
Indo directo ao assunto, as escovas podem ter bactérias como estafilococos, bactérias coliformes, pseudomonas, leveduras, bactérias intestinais e germes fecais. (0% das escovas examinadas continham "apenas" milhões de microorganismos prejudiciais à saúde.

Casa-de-banho
Não é complicado perceber o motivo pelo qual tem muitos germes. Neste estudo (contou com mil famílias) apenas 56% das famílias assumiu fazer a higienização diária das casas-de-banho. E apenas 32% diz que os desinfecta.

Lava-louças
Pode parecer estranho mas concentra 100 mil vezes mais germes do que a casa-de-banho. 14% dos lava-louças continha mais de um milhão de bactérias por metro quadrado.

Tábuas de cozinha
Aproximadamente 20% das infecções alimentares ocorrem em casa e a culpa deste problema é da salmonela, a escherichia coli e o campylobacter. E estes microorganismos são encontrados com alguma facilidade em tábuas de madeira não desinfectadas. Devem ser lavadas na máquina a 60 graus Celsius.

Esponja e panos de cozinha
Costumam estar húmidos, o que faz com que os germes se concentrem em ambos e com que tenham facilidade na proliferação. Podem sobreviver até duas semanas numa esponja húmida.

Chão
A maioria das pessoas não se descalça quando chega a casa. Isto faz com que seja normal que se acumulem germes e outros microorganismos. De acordo com um estudo, as bactérias necessitam apenas de dez segundos para colonizar um pedaço de alimento que cai no chão.

Torneiras
Tal como acontece com o lava-louça, a humidade e o material orgânico acumulado criam o ambiente perfeito para as bactérias.

Computador, telemóvel e comando
Acumulam apenas qualquer coisa como 450 tipos de germes. Basicamente porque nunca são lavados. O teclado de um computador pode ter 30 vezes mais microorganismos do que uma casa-de-banho limpa.

Analisando a lista, acho que a surpresa é quase nula. As pessoas é que não pensam muito no assunto. E talvez seja mesmo melhor não o fazer.

4 comentários:

  1. Penso, sim, nas maçanetas, tábuas, esfregões e panos de cozinha.
    Na verdade, vivemos no meio de bactérias.


    ResponderEliminar
  2. Acabo de responder a esta pergunta na publicação anterior e deparo-me com as respostas! Afinal consegui acertar em algumas coisas!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar