24.8.16

o que os filtros dizem sobre ti

Ao que parece - e de acordo com um estudo desenvolvido pelas Universidades de Harvard e Vermont - é possível detectar doenças mentais dos utilizadores da famosa rede social Instagram. Como? Através dos filtros que as pessoas escolhem no momento de tratar uma imagem. É através destes que é possível descortinar casos de depressão ou de doenças mentais.

O estudo desenvolve uma relação entre as cores e as emoções. Os utilizadores deprimidos costumam escolher filtros onde se destacam tons escuros, como é o caso de Inkwell. No lado oposto estão os utilizadores mais felizes que gostam, por exemplo, do filtro Valencia, que dá ainda mais luz às imagens. Existiram ainda outros factores de análise mas o destaque vai para a relação entre as cores e as emoções.

Depois de ler as notícias sobre o estudo pensei na minha relação com os filtros. Em relação ao Inkwell, só o uso em imagens de frases com fundo branco e letra preta. Raramente tiro a cor a uma imagem colorida. Por outro lado, gosto do Valencia precisamente por dar cor às imagens. É certo que as opções dependem sempre da foto em si e do objectivo da mesma mas fico satisfeito por perceber que não me enquadro com este estudo.

1 comentário: