10.8.16

madeira a arder. e agora?

Mais triste do que o cenário dantesco em que o Funchal se transformou é saber que tudo aquilo é obra de uma pessoa. De um homem, de 24 anos, que já tinha ateado fogos em mais duas ocasiões. Do acto tresloucado desta pessoa resultaram, até agora, três mortos e muitos danos.

Para trás vão ficar vidas perdidas, casas que eram o sonho de uma vida, negócios que talvez fechem, sonhos que arderam à velocidade alucinante do fogo. E tudo por causa de um homem. Obra de uma pessoa que decidiu pegar fogo ao Funchal. A pergunta que surge e que talvez fique sem resposta é: e agora?

Por exemplo, o que fazer aquele homem? Colocá-lo numa cela é suficiente? (Se é que chega a ser preso). Isso dá paz aos familiares dos que morreram? Isso devolve o dinheiro perdido por tantas pessoas. Certamente que não! Qual o castigo? Pegar-lhe fogo? Há quem considere que colocar alguém numa cela é castigo suficiente. Não sei se será. Mas acredito que penas mais severas metam medo a quem gosta de, neste caso, atear fogos.

Por outro lado, entristece-me que se assista a mais de trinta minutos de telejornais em que aquilo que se mostra é incêndios e desespero de pessoas. Chega-se a entrevistar pessoas que estão a apagar fogos e/ou a tentar salvar bens e animais. Algo que não compreendo...

Coloco os incêndios no mesmo patamar do terrorismo. Informar, sim! Mostrar, não! Não são necessárias imagens ao longo de trinta minutos para que se saiba que o País está a arder. E isto não é uma homenagem a ninguém. Não ajuda ninguém. A notícia deve ser dada sem recurso a imagens em directo do meio do incêndio. Mostra-se um gráfico. Fala-se com as autoridades. Mas não se mostra o incêndio nem se explora a dor de tantas pessoas que nem têm noção de que estão a ser "usadas" para benefício de alguém.

Por outro lado, se as televisões mostram é porque as pessoas gostam de ver. Se mostram durante meia hora é porque ninguém muda de canal. E isto mostra que o mal não está apenas nas televisões mas também em quem gosta de ver o "inferno" dos outros. É a tal curiosidade mórbida que também deveria acabar.

6 comentários:

  1. vejo um minuto e basta, prefiro ouvir na rádio (exactamente pelo que escreves-te no dois primeiros parágrafos) e reparo que a SicNoticias distingue-se das demais, no zapping que fiz o CMTV diz alerta CMTV e mostra um barracão a arder (para criar um sentimento nas pessoas), tvi 24 ligeiramente menos grave mas com o fim igual, a rtp3 melhor e a sic a entrevistar pessoas e a tentar saber...
    fez lembrar o atropelamento em França a TVI e o CM só mostravam os corpos a Sic recusou-se a fazer isso...
    em relação a essa gente nem sei como comentar, para uma outra altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um abuso a quantidade de imagens que continuam a passar. É mesmo triste que assim seja.

      Eliminar
  2. Nunca tinha pensado dessa forma, mas acabas por ter razão!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto... Não mudava nem uma virgula!

    ResponderEliminar