26.4.16

sorrisos e lágrimas

Há quem desespere quando tem de estar à espera de alguém. Por norma também sou assim. Não fico muito feliz com atrasos. Excepto num local. A minha única excepção é o aeroporto, local onde os atrasos são quase regra da casa. É muito comum existirem atrasos sendo que isso tem um impacto maior nas chegadas, onde quase sempre está alguém à espera de outra pessoa. E que por ali acaba por ficar mais alguns minutos.

Não me importo de por ali ficar mais uns minutos do que o previsto inicialmente. E o motivo é simples. Gosto de ficar a observar aquele ambiente. É o acelerado bater do coração de alguém que está à espera de alguém especial. São os pais à espera dos filhos e os avós à espera dos netos. São os sorrisos daqueles que saem e rapidamente começam a procurar um rosto conhecido. São os cartazes feitos para alguém que está prestes a chegar. Entre tantas outras coisas.

Por outro lado, é a “desilusão” estampada no rosto daqueles que acabam de chegar e que observam tantos reencontros sem que tenham direito a um abraço ou beijo especial. Ou mesmo um simples olá. É o “frete” na cara daqueles que têm como missão profissional ir buscar alguém a um aeroporto sendo que esse alguém pode até nem ser das pessoas mais simpáticas do mundo. É a falta de “emoção” de tantas pessoas que por ali trabalham e que certamente já se habituaram à magia daquele local.

Gostava de passar horas, dias no aeroporto. Tanto nas partidas como nas chegadas e analisar com mais tempo e detalhe todas as emoções que andam por ali e que poucos conseguem controlar. As lágrimas e a tristeza do adeus e os sorrisos e a alegria do olá. É um caldeirão de sentimentos que terá pouca comparação com a maioria dos sítios que existem por aí.

6 comentários:

  1. Ou não puxasse eu a brasa à minha sardinha... há também a emoção de quem lá trabalha e mesmo ao fim de muitos anos continue a sentir a vocação, o empenho e o orgulho do primeiro dia. Não não se perde a magia, os passageiros não perdem o rosto, 25 anos depois cada caso é um caso, cada pessoa uma Pessoa...e ainda hoje sinto um nó na garganta quando vejo despedidas sofridas e ainda hoje me emociono com os abraços dos reencontros.

    jinhoooooosssss

    ResponderEliminar
  2. Muito verdade!... No aeroporto e nos hospitais existem um misto de emoções que só as "paredes" conhecem!...

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais contigo.
    Trabalhar num aeroporto é um objectivo meu e espero um dia poder alcançá-lo.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar