20.4.16

hoje é o dia dela, da “rainha” da polémica

Nota prévia: Este texto foi escrito ao som de uma selecção das melhores canções de Bob Marley.

Hoje assinala-se o Dia da Marijuana. Começando pelo dia reza a lenda que o código 4:20 (atribui-se o 4 a Abril e o 20 ao dia) era utilizado pelas autoridades norte-americanas para se referirem a traficantes e consumidores de marijuana. Na versão oficial diz-se que 4:20 diz respeito ao momento em que, na década de setenta, um grupo de amigos se reunia num colégio, situado na Califórnia, para fumar.

Lendas e versões oficiais à parte, falar de marijuana é abordar um tema polémico. Apesar de literalmente a marijuana andar na boca de (quase) toda a gente quem assume que consome é mal visto pela sociedade. “Drogado” é logo aquilo que ouve. E um rótulo do qual não se consegue soltar. Sou do tempo (apesar de ter apenas 34 anos) em que os meus amigos se escondiam para fumar às escondidas e longe de todo o mundo. Recorrendo depois a diversos truques para disfarçar o efeito.

Hoje vejo pessoas a fumar droga como quem fuma um cigarro, sem qualquer problema. Até porque o cheiro, bastante característico, não deixa margem para dúvidas. E quem pensa que é uma coisa de “pobre” está muito enganado. Em locais associados à classe alta é fácil encontrar diversas pessoas a fumar marijuana de forma descontraída, sem se preocuparem com quem possa estar a ver.

Conheço pessoas que só fumam marijuana. Conheço quem diga que é um escape para o stress do dia de trabalho. Conheço quem fume muito. Conheço diversos tipos de consumidores e acredito que toda a gente conhece alguém que o faz. É algo mais normal do que muitas pessoas acreditam. Sendo o dia dela, não há melhor oportunidade para partilhar algumas curiosidades.

Por exemplo, hoje no Brasil muitos marcharam pelo impeachment. Outros marcharam pela maconha, pedindo a sua legalização. Para os adeptos de dietas, existe a dieta da canábis. Um dos efeitos do consumo da canábis é uma fome avassaladora, algo associado ao aumento de peso. Mas agora existe um estudo que defende que o consumo regular pode ajudar a ficar em forma. Um ex-jogador do Chicago Bulls disse publicamente que 80% dos jogadores da NBA consomem marijuana. A actriz Whoopi Goldberg, em conjunto com outra actriz, criou uma gama de produtos à base de marijuana que ajudam as mulheres com as dores que sentem durante o período. Existem Freiras que cultivam canábis para fins medicinais.

Depois de algumas curiosidades, partilho algumas frases famosas sobre marijuana.

"Não só acho que a marijuana deveria ser legalizada... Acho que deveria ser obrigatória”, Bill Hicks.

“Quando era criança inalava com frequência. Esse era o objectivo”, Barack Obama.

"Isto não é uma droga. É uma folha”, Arnold Schwarzenegger.

"Quando fumas erva, ela revela-te a ti mesmo”, Bob Marley.

“Fuma apenas uma vez e verás como muda a tua percepção sobre o que é importante na vida”, Katt Williams.

“A maior causa de morte no planeta é o stress e acho que o melhor remédio é e sempre foi canábis”, Willie Nelson.

“Quarenta milhões de americanos fumaram marijuana; os únicos que não gostavam era o juiz Ginsburg, Clarence Thomas e Bill Clinton”, Jay Leno.

“Intriga-me ver marijuana conectada com narcóticos, drogas e todo esse material. É mil vezes melhor do que o whisky. É um assistente e um amigo”, Louis Armstrong.

2 comentários: