15.10.15

a moda do cinderfella (e é preciso ter cuidado)

Cinderfella pode soar a uma nova aposta da Disney. Mas não se trata disso. Os amantes da sétima arte podem lembrar-se de imediato do filme Cinderfella (O Cinderelo dos Pés Grandes) de 1960 que conta com Jerry Lewis no papel de protagonista. Mas também não é isso. De acordo com a famosa bloguer Michelle Martin é o termo para definir um novo tipo de homem e de relação amorosa.

Para a autora do termo, um Cinderfella é "um homem que se sente desesperado por uma relação emocional e física", escreve no Huffington Post. "Cinderfellas querem paixão! Querem fogo-de-artifício! Querem sentir-se vivos! Querem ser retirados de uma vida solitária", explica. "E querem isto tudo logo no segundo ou no terceiro encontro", prossegue. De acordo com Michelle, o Cinderfella é atraente, romântico e carinhoso, mas é também carente e obsessivo. Não gostam de conflitos, mas adoram situações dramáticas. Para a autora são, na sua maioria, homens que se divorciaram recentemente.

Michelle Martin decidiu atribuir este rótulo aos homens. Nada contra isso. Mas acho que este tipo de pessoa não é novidade para ninguém. E não são apenas os homens que se comportam desta forma. Este tipo de comportamento existe há muito e associo estas atitudes e este modo de agir às pessoas que estão desesperadas em encontrar o amor da sua vida. Pessoas que vivem obcecadas com essa ideia. E também associo este tipo de atitudes a pessoas que se atiram de cabeça para uma relação. Pessoas que ainda mal conhecem a outra mas que já fazem planos para os próximos vinte anos da relação quase que sufocando a outra pessoa.

No casos dos homens podem ser Cinderfellas. No caso delas podem ter outro nome qualquer mas desenganem-se aqueles que pensam que este tipo de comportamento é exclusivo do sexo masculino. Depois existem outros factores. Acredito que todas as pessoas vivem a fase cor-de-rosa de uma relação. Aquele momento em que, sem se aperceberem, quase só vivem para a outra pessoa. É aquela altura em que tudo é perfeito e em que não existem defeitos. E acredito que todos passam por esta fase. Outra coisa é ser obsessivo em relação à relação e à pessoa. E isto pode resultar numa relação perigosa.

Apesar de associar a homens e a mulheres acabo por concordar com as palavras de Michelle Martin. Só discordo num ponto. Quando diz que a maioria dos Cinderfellas são homens divorciados. Tendo em conta as pessoas que conheço e que terminam relacionamentos longos todos têm um ponto em comum. Não desejam no imediato uma relação intensa e "séria" porque acabaram de sair de uma. Querem algo completamente diferente. E é por isso que associo mais este modo de agir a quem anda louco para ter uma relação séria e não a quem acaba de sair de uma.

4 comentários:

  1. Estes americanos dão nome a tudo!!

    ResponderEliminar
  2. Não só não é exclusivo do sexo masculino, tal como não é novidade para ninguém. Sempre houve pessoas com esse tipo de comportamento e vão continuar a existir, faz parte de casa um tal como das experiências de vida que cada um teve.

    ResponderEliminar