23.9.14

quem disse que acabava aqui?

Neste texto dei conta da minha relação com os carrinhos de compras dos hipermercados. Basicamente expliquei que é um desastre pois fico sempre com os piores carros. Por mais que escolha, tenho os piores e aqueles que ninguém quer. Os que andam mal e os que viram sozinhos. Expliquei também que quando me calha um destes e mudo, fico com um ainda pior.

Nos comentários fiquei a saber que não estou sozinho neste mundo dos carrinhos com vontade própria. Até que, num comentário, o(a) H falou de algo que merece mais do que um comentário. Falou no momento em que se escolhe a fila para pagar. E isto merece também um texto. Até porque a minha relação com as caixas nem sempre é melhor do que com os carrinhos.

Se tiver poucas compras escolho aquelas caixas rápidas onde o cliente faz o trabalho todo. É certo que existem dias mais demorados, sobretudo porque algumas pessoas não sabem funcionar com as respectivas caixas. Tirando isso, corre tudo bem e é relativamente rápido. O que é óptimo. O pior é nos dias em que tenho um dos tais carrinhos de compras.

Nesses dias é impossível não me sentir tentado a optar pelas caixas que não têm ninguém – num cenário ideal – ou para aquelas que têm menos gente. Porém, tenho azar nas escolhas. Nas filas onde fico acontece sempre algo. É a fruta que ficou por pesar. É um código que não passa. É um cliente que discute o preço com a funcionária da caixa, dizendo que o que estava marcado era mais barato, entre outras coisas que atrasam tudo.

Neste caso, há muito que adoptei uma postura zen. Antes de qualquer problema mentalizo-me de que a fila irá parar a qualquer momento. E que irá surgir um contratempo. Se nada acontecer, perfeito. Se demorar mais tempo, espero sem stress. Isto porque, tal como fazia com os carrinhos, quando a fila tinha problemas escolhia outra. Que ainda era mais lenta. Por isso, deixei de o fazer.

12 comentários:

  1. Sim, também me identifico com a questão da (má) escolha de caixas... mas isso agora pode ter os dias contados. Acredito que em breve, quase todos os supermercados vão fazer uma gestão de filas de caixa como já faz o continente (é igual à que sucede na primark: basicamente uma fila única e nas caixas vão chamando à vez para se ir para a caixa "17" e depois para a "9").
    portanto... eu tenho fé que este flagelo terá os dias contados...
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já ainda não sou fã dessas caixas mas se for como dizes lá terei que ir lá parar :)

      Eliminar
  2. Bom dia Bruninho:)

    A minha postura na fila para o tapete é a mesma das filas no transito:) encosto-me para trás (neste caso para a frente apoiada no carrinho) ligo o rádio ( a mais velhinha começa a cantar qualquer coisa) e eu distraio-me com a paisagem (rostos, posturas e comportamentos dos seres humanos vizinhos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo truque. Tenho de ir às compras com vocês :)

      Bom dia!!!

      Eliminar
  3. Bom dia,
    Significado, estamos em evolução constantemente. É como um reflexo de mim este teu texto.
    "há muito que adoptei uma postura zen" e mais nada.
    Às vezes até me faz bem serve para desacelerar um pouco!

    ResponderEliminar
  4. Acho que uma ida ao hipermercado é sempre uma boa altura para praticarmos o nosso momento zen...isso ou colocarmos à prova a nossa paciência :) :) :)

    ResponderEliminar
  5. É mesmo isso!! Postura Zen, e tudo flui muito mais naturalmente :)

    Não há em todo o país, mas eu costumava ir a um continente, em S. Domingos de Rana, que tinha umas 'pistolas', tudo o que tinhas de fazer era disparar nos codigos de barra para acumulares o valor que tinhas de pagar no fim. Também há isso no CascaisShoping.

    Era 'tiro' e queda, só tinha de associar o teu cartão, e depois passava por umas caixas de pagamento em que só tinha de pousar a dita pistola no suporte e pagar.. era super rápido, para além de dar um jeitão no controlo das contas..

    Mas não há em todo o lado.. agora que voltei a viver no Porto, já não há disso por estas bandas... :(

    Por isso, faço como tu, fico na fila que me parece mais curta, e opto pelo Zen Garden na minha cabeça, ou fico na palhaçada com a minha pequena, até chegar a minha vez de pagar...

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a postura zen começa a ser importante em tudo na vida. Mas convém que existam momentos de explosão, como por exemplo num ginásio, para não se acumular muita energia.

      beijos

      Eliminar
    2. Concordo. É preciso ter um escape para equilibrar as energias.
      Mas Zen também é isso, não é só o lado tranquilo. Ser Zen também passa por saber retirar o excesso, e preencher o que falta.

      :)

      Beijinhos
      Z.

      Eliminar