19.8.14

nudismo

Nada tenho contra quem faz nudismo. É uma opção tão normal como não fazer. Acredito até que uma boa parte das pessoas se sente tentada a fazer se estiverem reunidas duas condições: conforto e privacidade, algo que existe, por exemplo, numa piscina privada.

Aquilo que condeno é quem opta por fazer nudismo em praias que não são próprias, porque elas existem, para esse efeito. Pessoas que se despem a poucos metros de famílias com crianças e que não se dão, pelo menos, ao trabalho de se afastarem para uma zona mais resguardada onde a probabilidade de existirem episódios constrangedores com outros banhistas é quase nula.

É certo que este tipo de nudistas pode ter a opinião de que quem está mal que se mude. Mas isso também se podia aplicar a qualquer outra pessoa que fosse para perto destes nudistas fazer o que quer que fosse e que os pudesse incomodar. E se todas as pessoas seguissem este caminho seria a chamada lei da selva onde todos (e ao mesmo tempo ninguém) tinham razão.

Como referi, nada tenho contra quem faz nudismo. Acho apenas que estas situações, que podem levar a momentos menos simpáticos em casos extremos, são desnecessárias.

Enviado do meu iPhone

18 comentários:

  1. É uma sensação extraordinária nadar completamente nua. Mas para isso preciso de uma única condição: que a probabilidade de ver uma alminha, seja completamente nula.

    ResponderEliminar
  2. Nos dias que correm, infelizmente, vale quase tudo...há cada vez menos respeito pelo outro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem vier depois que feche a porta, como se costuma dizer.

      Eliminar
  3. Lá se diz que a minha liberdade acaba onde a do outro começa. O respeito mútuo nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário. Infelizmente nem toda a gente foi brindada com bom senso e um bocadinho de visão para olhar à volta agir com tacto.
    Fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito mútuo, o que é isso? Infelizmente estamos assim.

      Eliminar
  4. No fundo mais uma faceta de falta de civismo...!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Digo o mesmo das pessoas que insistem em ter crianças completamente nuas a brincar pela praia e, às vezes, até a fazer o belo do xixi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o problema de uma criança andar nua pela praia?

      Eliminar
    2. Excelente e pertinente observação, Mustache.
      Desde pequenas, as crianças devem ser ensinadas a fazer xixi nos locais adequados. Por outro lado, nos nossos dias, conhecidos que são o número de predadores sexuais, a nudez dos inocentes é um estímulo ao olhar de muitos. É curioso que tendo eu 40 anos (não acredito! nem os sinto!) sempre tive os meus calções de banho. Face à atual conjetura, se os pais dinheiro não tiverem para o calção de banho, porque em muitos casos não têm, não vejo qualquer mal em trazerem os filhos com uma cueca.
      Relativamente ao nudismo nas praias...
      Pessoalmente não entendo qual é o problema das pessoas nuas estarem no meio de pessoas vestidas e vice-versa. A maldade está nas nossas cabeças! Quem me dera sentir-me bem com o meu corpo para fazer nudismo. Em Mira e Tocha, nos anos 80 e 90 era trivial encontrar uma ou outra pessoa completamente nua, principalmente estrangeira, no meio dos "vestidos". Talvez por assim ter crescido e minha mãe também nada me esconder, pense assim :/

      Eliminar
    3. Apesar de não gostar (quando era miúdo não gostava que a minha mãe me despisse) não me choca tanto ver uma criança de poucos anos nua na praia. Incomoda-me mais, quando não é uma praia de nudismo, ver um casal adulto nu junto de famílias. Quanto ao fazerem xixi em tudo o lado, isso já condeno.

      Eliminar
  6. Concordo plenamente consigo e, tal como refere a mesma linha de pensamento se aplica na situação inversa. Como diz existem praias reconhecidas para a prática de nudismo, das que conheço pessoalmente, o Meco e na Costa de Caparica quem quer fazer nudismo tem que andar uns belos metros para ir para a dita zona, ora o que eu não percebo é a quantidade de pessoas que não faz nudismo e se planta na zona de nudismo (falo de famílias com crianças), tal como é desconfortável a situação que referiu, esta também o é, fica sempre uma sensação estranha de invasão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Aplica-se o inverso. E acho ridículo aquelas pessoas que vão para as praias de nudismo na esperança de ver alguém nu e ficam a olhar como quem olha para um palácio.

      Eliminar
  7. Tenho uma praia bem pertinho de mim, que é utilizada para esse fim! E, mesmo em pleno verão são raros os utilizadores! (às vezes são mais os mirones do que as pessoas na praia, mas enfim...)

    ResponderEliminar