1.7.12

missão cumprida na feira do artesanato

Há cerca de três anos, durante a minha visita à Feira Internacional do Artesanato, perdi-me de amores por uma estatueta de madeira. Na altura, escolhi um homem, que podem ver no lado esquerdo da fotografia. Assim que entrou em casa, foi baptizado de John Doe. Passado este tempo, entendi que o meu amigo estava a precisar de companhia feminina. Percebi que já não queria ser solteiro. Como tal, o meu grande objectivo da visita à FIA deste ano era encontrar a sua cara metade.

Felizmente, mas um pouco a custo, lá encontrei a mulher ideal para o John Doe, já baptizada de Jane Doe. Fazem um casal muito feliz e se ele tem perto de 1,90 metros, ela é ainda maior. Ou seja, além de felizes, dão nas vistas.

Quando digo que a encontrei um pouco a custo, é porque a oferta - este ano - não era tão vasta. Tive de ir buscar a Jane ao Senegal mas consegui compra-la por um bom preço. Para terem uma ideia, inicialmente pediram-me 600(!!!) euros por ela.

Antes da minha ida ao Senegal, apaixonei-me na Argentina. Não consegui sair de lá sem comprar uma boneca Maca. Diz a lenda que as Macas nasceram da imaginação de uma menina que vivia nas montanhas há muitos anos. Um dia ela decidiu transforma-las em realidade com os poucos recursos que tinha com o objectivo de levar um pouco da sua felicidade e alegria às pessoas. A menina queria que as suas bonecas durassem para sempre. A lenda diz que as Macas vivem eternamente nas casas onde são cuidadas e que não se estragam com o passar do tempo. Quem tem a sorte de ter uma Maca não se pode esquecer de cuidar dela.

Antes de abandonar a feira, e já com a Jane de quase dois metros debaixo do braço, ainda parei para comprar um amuleto da sorte. Adoro amuletos e este encheu-me as medidas,

O casal John e Jane Doe

A Maca

O amuleto da sorte


39 comentários:

  1. Gosto do casal! O senhor John Doe finalmente passou do estado só e abandonado, para acompanhado. Agora vejamos se serão só apenas amigos ou algo mais. ehhehe

    Adoro esses amuletos!! Tenho um de galinhas e outro de elefantes, mas esses são muito mais giros.

    Fiquei a pensar na a Maca. Agora quando encontrar uma feira de artesanato, procuro logo! A não ser que me querias oferecer uma. ;)

    Na última feira de artesanato que fui, a minha sobrinha obrigou comprar um anel artesanal "tipo prata" com dois bonecos, que representam ela e o irmão. Ela é um xuxuzinho queriduxo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Doe são realmente um casal simpático. Acho que o ambiente revela que vão ser mais do que simples amigos...

      Eu também gosto de amuletos e achei imensa piada a este. Se pudesse dava Macas a toda a gente :)

      Boa ideia da tua sobrinha :)

      Eliminar
  2. Estou a tentar imaginar-te a trazeres a Jane dentro do carro... Tens um descapotável ou veio deitada ao teu lado? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que num descapotável o impacto seria maior mas a Jane veio mesmo deitada ao meu lado :)

      Eliminar
    2. Espero que o John não tenha ficado com ciúmes... ;)

      Eliminar
    3. Assim que viu a sua futura mulher esqueceu logo o meu passeio com a Jane!

      Eliminar
  3. Gosto de homens que não se sentem diminuídos por uma mulher "mais grande"! :)

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde!
    Gostei da história da maca, não conhecia, aliás nem a história nem a boneca.
    Sei o que é negociar peças de artesanato, desespero mas normalmente lá chego a um entendimento.
    A minha perdição são mascaras.

    P.S. Gostei dos Doe. Será que após um ano de partilharem casa vão surgir rebentos? Fico na espectativa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia, só conheci na Feira, As negociações mais giras que tive foram vividas na Tunísia. Eles são demais nas negociações,

      Eu já penso em rebentos mas não os costumo ver à venda :)

      Eliminar
    2. Eu adoro fazer negociações com os arábes! No Egipto trazia tudo praticamente á borla e aindame davam prendas!! É um questão de fazer "jogar" com eles.

      Tenho uma qudro emoldurado de papiro original pintado à não com umas cores fantásticas! Um mapa do Egipto, com imeagens das principais cidades, com as repsrctivas atracções. O Azul do mar mediterâneo é fantástico!...

      Estive em Hurghada. Então à noite era sempre na rua a disputar preços. As minahs colegas chavam-me sempre... Ehehe. Muitos hermafroditas trouxe de lá, dados! Colares... Enfim!

      Faltava-me a palavra: regatear! :)

      Eliminar
    3. Só te digo isto, que me fartei de dizer na Tunisia: "cest cadeau?"

      Eliminar
    4. Sabes como os "encantava" na altura??? Isto em 2003. Com futebol!! Luís Figo, Luís Figo! ;)

      Eu fazia pior... Mostrava-me interessada, negociava e depois á ultima dizia que nºao... Els vinham atrás e baixavam mais.. ehehehehe.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Eu optei por uma versão mais pequena mas havia outras muito grandes!

      Eliminar
  6. Adorei a história do Casal e estou a imaginar a trabalheira que te deu para arranjares a mulher ideal para o John Doe.Com 2m ou vieste a pé ou alugaste autocarro,deixa, valeu o esforço, a partir de agora o Doe já têm companhia e serão felizes!!
    Agora estima-os bem e vê lá se não entra caruncho na madeira!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumo que na feira toda a gente olha para quem carrega consigo uma mulher de dois metros. Durante o percurso, até elogiaram as pernas da Jane. Também acredito que vão ser muito felizes e vou trata-los muito bem :)

      Eliminar
  7. Este não é o meu tipo de artesanato preferido, mas de certo que encontraria algo que gostaria de ter, pois taí algo que aprecio, artesanato.

    Mas gostei do seu intento, não deixar o John sozinho. Acho que ele aprovou a tua escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela feira, que ocupa três pavilhões enormes, toda a gente encontra algo que quer comprar.

      O John sorriu quando cheguei a casa :)

      Eliminar
  8. Estás ciente que os casamentos em que a mulher é mais alta que o homem não funcionam? :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. he he he O John não se importa com isso. Ele quer é amar :)

      Eliminar
  9. O amuleto é lindíssimo... já estou arrependida de não ter lá ido, mas a confusão é sempre tão grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Quem quer comprar, aconselhor sempre a ir no último dia pois os preços estão mais baixos e discute-se melhor os preços.

      Este ano fui no primeiro dia e não achei muito confuso.

      Eliminar
    2. Nem fazia ideia de que lá se regateava a sério, como nos verdadeiros bazares! :)

      Eliminar
  10. Os Doe são fantásticos mas tem cuidado que eles podem sentir-se sozinhos e quere ter filhos :) a maca é muito gira sabia como a lenda mas não sabia o seu aspecto. Naquela feira toda a gente encontra algo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu queria filhos para eles mas nunca os vi à venda. Eu não conhecia a lenda nem a Maca mas apaixonei-me logo.

      Eliminar
  11. Boas compras sim senhor!
    O casal Doe é super elegante e também ficaria muito bem na minha entrada, a dar as boas vindas às visitas. Mas fiquei mesmo fã foi da boneca Maca. Não conhecia e é linda, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado :)

      É a função deles na minha casa. A Maca é realmente um amor.

      Eliminar
  12. Gostei muito da boneca maca. No sábado, eu também estive num mercado de artesanato em Luanda. Aqui o preço tem de ser bem negociado. No final, trouxe dois quadros e um vestido em tons de azul. E ainda tive direito a uma peripécia: uma das comerciantes veio a correr da tenda dela na minha direcção, simplesmente para mexer nos meus caracóis e para confirmar que o meu cabelo era verdadeiro:)

    V

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava muito de ir a Luanda e conhecer essa realidade. Conheço quem lá tenha ido e falam muito bem. Também já tinha ouvido histórias dessas sobre o cabelo :)

      Eliminar
  13. Também estive na FIA ontem e vim de lá com um presépio da Babusqa. Mas namorei as bonecas Maca imenso tempo! Muito giras.

    Cisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa escolha! O stand da Argentina com as Macas era lindo de morrer!

      Eliminar
  14. Só agora li, conseguiste levar a Jane muito discretamente para casa, pensei que tinha sido mais cinematografico, tipo eu e as arvores de Natal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      Podia ter sido num descapotável. Isso seria realmente fantástico :)

      Eliminar
    2. Naa
      Fantastico fantastico é, perdoem-me os ambientalistas, juro que não as mato no final... vão todas para a terra em casa dos meus pais.
      Regressando ao que me recordaste imagina um dos mais pequenos carros do mercado, não não é smart, não exageres.
      Agora imagina alguém que todos os anos quer uma arvore de natal, mas de verdade...
      Conclusão: eu bem tento arranjar vitimas mas ninguém quer aquelas agulhinhas (poucas...) no carro então todos os anos em Dezembro e em Janeiro (duas viagens) existe uma louca com o teto aberto e com meia arvore de natal a sair cá para fora...
      Conseguiste imaginar?
      Não é fácil, Destes anos todos só a primeira morreu, as restantes ainda sobrevivem... isto deve acalmar os ambientalistas :)

      Eliminar
  15. Gostei imenso Jane Doe, de facto tb fazia o mesmo, arranjar um parzito para o John. Imagino ao chegar ao carro hum como vou colocar la?eh eh pareco eu quando vou com a minha mota(Vespa) Bolas e agora? Gostei da historia da Maca, nao conhecia. Custo mo ir todos os anos a FIA, e perco a cabeca completamente quero levar TUDO, trago sempre coisas. Existem stands que para mim e obrigacao, da parte portuguesa, Rita Matias adoro os presepios dela, sao expectaculares, no ano passado foi estreia deles na feira, Planeta Zorg, ADOREI, tem uns bonecos fantasticos e muito bem feitos e muitos mais...na parte internacional ha sempres uma surpresa todos os anos, alguma novidade, o stand da Noruega e obrigatorio, os Trolls sao uns feios fofinhos, que apetece levar TUDO ih ih
    Vou durante a semana e vamos la ver o que para casa...

    Sandra Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorava ter uma vespa :)

      A FIA é mesmo de perder a cabeça. Eu nunca compro nem um terço daquilo que quero. Eu acho que mudava a feira para a minha casa e depois arrumava as coisas :)

      Eliminar
  16. Ohhhhh... Adoro o amuleto!! São Ganeshas!! O meu deus hindu preferido, que dá sorte e remove os obstáculos da nossa vida :) Parabéns pela escolha, beijinho

    ResponderEliminar