4.9.18

arriscar tudo na vida e estupidez nas redes sociais


Esta imagem tornou-se viral ao longo das últimas horas. Para muitas pessoas não é mais do que um homem qualquer, uma frase motivacional tocante para todos e o símbolo e slogan da Nike. Esta imagem consegue ser um bom exemplo daquilo de bom que ainda existe no mundo e também da estupidez e falta de bom senso que existem nas redes sociais.

Vou começar pelo lado negativo, porque é mais curto e prefiro acabar com algo positivo. O homem desta imagem é Colin Kaepernick. Trata-se de um jogador de futebol americano que poderá ser desconhecido para a maioria dos portugueses, até porque não é um dos desportos mais populares em Portugal. Nas redes sociais do jogador, que partilhou esta imagem, li coisas completamente absurdas. Pessoas que dizem não conhecer aquilo em que acredita nem aquilo que sacrificou, mas que adoram coisas que faz (mas que na realidade nada têm a ver consigo).

Este lado estúpido e absurdo das redes sociais é cada vez mais frequente. Pessoas que escrevem algo mas que não se informam minimamente sobre aquilo que dizem. O que é muito triste. E que dá uma péssima imagem a quem o faz. Especialmente em casos tão importantes como este. Depois de ter arrumado o lado negativo desta imagem, vou focar-me na história inspiradora desta imagem que serve para assinalar o 30º aniversário das campanhas “Just Do It” da Nike.

Como referi, Colin Kaepernick é um jogador de futebol norte-americano. O ex-jogador dos 49ers já disputou seis épocas no campeonato norte-americano e destacou-se, em 2016, quando se ajoelhou durante o hino norte-americano. Aliás, foi mesmo um dos primeiros a tomar esta atitude, em protesto contra aquilo que entende ser errado nos Estados Unidos da América, nomeadamente o número de afro-americanos mortos pelas autoridades do país.

O gesto do atleta acabou por ter forte influência junto de outros jogadores (e pessoas em geral). Também motivou uma onda de críticas, especialmente de Donald Trump que desejou que os jogadores que “desrespeitaram” o hino fossem despedidos. Desde esse gesto que Colin Kaepernick não joga na NFL. Nenhuma das 32 equipas contratou o jogador que se tornou num símbolo da luta contra aquilo que está mal nos EUA. O jogador chegou a dizer que se levantaria quando as coisas estivessem bem.

Por isso é que esta publicidade é realmente forte. Porque Colin Kaepernick é um homem que acredita em algo, mesmo que tenha de sacrificar tudo para se manter fiel aquilo em que acredita. E é por isso que ainda custa mais ler coisas completamente absurdas em relação à imagem que está a provocar diversas reacções. Há quem esteja a queimar produtos da Nike, tal como muitos apoiam a decisão da marca em apostar em Kaepernick para esta publicidade específica.

Acrescento dois dados de relevo. Do ponto de vista legal, Kaepernick não cometeu nenhuma ilegadidade pois, segundo sei, a lei norte-americana não obriga a que as pessoas sejam obrigadas a participar em atos patrióticos. Por outro lado, existe a real possibilidade da luta entre o jogador (que não está sozinho) e a NFL chegar aos tribunais, depois da liga ter visto recusado o desejo de arquivar o processo.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Encontrei este blogue por acaso e gostei muito. Parabéns!

    Não conhecia o Sr. Kaepernick e muito menos a sua história. É bom ver pessoas com causas, fiéis a si mesmas na sua luta. Obrigada pela partilha.

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Margarida. Fico muito feliz com as tuas palavras.

      É uma pessoa muito importante pelo que fez, mas que muitas pessoas apenas associam à publicidade.

      Eliminar