2.7.18

ambiente de trabalho

Habituei-me a trabalhar desde novo. Não por obrigação mas por gosto. Desde os meus 14 anos que trabalho. Numa fase inicial dava uma ajuda no trabalho dos meus pais e, mais tarde, num registo mais sério que teve início em empregos de Verão.

E ao longo dos anos tenho passado por muitos sítios. Já fui carteiro interno no aeroporto, já trabalhei em lojas de roupa, desporto e materiais de construção. Já fiz de tudo um pouco. E cada trabalho, por mais diferente que fosse, preparou-me para o seguinte.

E cedo percebi que o ambiente de trabalho faz toda a diferença. Ajuda a que tudo pareça estar bem quando tudo está mal e transforma algo meio tremido num verdadeiro inferno. Cedo aprendi que não tenho de ser amigo de todos os meus colegas, que nos dias que correm são imediatamente amigos.

Cedo aprendi que é obrigatório separar a vida pessoal da profissional porque a mistura dá sempre confusão. E cedo aprendi a ficar calado no meu lugar. E nós trabalhos onde isto era mais evidente, melhor era o ambiente de trabalho.

E, mais cedo ou mais tarde, todos vão perceber que um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença. Por mais que se possa achar que não.

2 comentários:

  1. Concordo contigo. Acho que um bom ambiente de trabalho é essencial, e tem imensas consequências na produtividade e disposição dos funcionários para aquele esforço extra.

    ResponderEliminar