5.6.18

horas extra em portugal

Nesta semana voltou a falar-se da forma organizada como alguns países fazem a gestão do horário de trabalho. Países nos quais é uma ofensa sair depois da hora de trabalho pois isso é sinal de que o trabalhador é incompetente.

Já por cá... isto é um raro exemplo, que normalmente chega através de empresas estrangeiras. E não é muito difícil de perceber porquê. Pois é isto que, por norma, acontece por cá.

O trabalhador chega ao local de trabalho e a primeira coisa que faz é ir beber café. Ou mesmo tomar o pequeno-almoço. Depois disto, sabe sempre bem ir fumar um cigarro. Agora, que o estômago já está aconchegado, chegou o momento de meter conversa em dia com 30 colegas diferentes, de tantos outros departamentos. Mesmo que se vejam todos os dias.

Eis que chega o momento de actualizar as redes sociais e dedicar algum tempo ao Facebook. Com isto tudo está na hora de fumar mais um cigarro. E de beber mais um café. E não tarda nada é hora de almoço.

Como é óbvio, sobra pouco tempo para essa coisa chata chamada trabalho. Que se vai acumulando e que obriga a umas desnecessárias horas extra. Algo que resulta num cenário curioso.

É que em Portugal olha-se de lado para aqueles que cumprem horários e que não deixam nada por fazer. Bom trabalhador é aquele que sai sempre tarde. Mesmo que passe as manhãs sem fazer nada.

12 comentários:

  1. Eu vejo isso no dia a dia desde que comecei a trabalhar.. sou eficaz e pontual.. mas como saio a horas não sou aumentada nem vista como muito trabalhadora .. enfim

    ResponderEliminar
  2. Há locais em que parece mal sair a horas! Não percebo essa mentalidade...se há um horário de trabalho porque não trabalhar nesse horário estipulado? Compreendo ficar mais tempo quando surge algo urgente e tem de ser resolvido e é possível ser. Se não é urgente amanhã há mais.
    Mas contra mim falo, infelizmente já dei mais horas do que a casa merecia num trabalho anterior, não porque não trabalhasse contudo queria manter o trabalho, tal como disse parecia mal sair a horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te fosse dizer a horas que tenho acumuladas... ias cair para o lado :)

      Eliminar
  3. É a mediocridade da mentalidade que impera neste país lololololol

    ResponderEliminar
  4. Muito bem visto. Se o trabalhador sai no horário estipulado, é sinal de que é eficiente :) Acho que ainda existe muito essa ideia de que só quem dá horas extra é que é bom trabalhador, o que na minha opinião é errado.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existe uma necessidade de fazer horas a mais constantemente, é porque algo está mal.

      Eliminar
  5. Para quem trabalha por turnos, como eu, horas extras significam sempre falta de pessoal... ou seja, as minhas horas extra não se devem à minha incompetencia, mas sim à incompetencia de quem gere (mal) os Recursos Humanos.

    ResponderEliminar
  6. Isso dá tanto pano para mangas...
    Já desisti de mostrar que há trabalho que se faz durante o horário de trabalho .. E que o resto são horas extra... Aquelas que devem existir em situações de excepção e não de regra... Mas pronto... A alien sou eu...
    Beijinhos

    ResponderEliminar